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Mesmo após a substituição da válvula termostática completa com sensor, o defeito persistia, agora com um novo sintoma: o motor pegava, mas não acelerava. Além disso, ao dar a partida com o motor frio, o indicador de temperatura imediatamente mostrava alta e a ventoinha era acionada.
Diagnóstico:
Os membros do fórum se engajaram em uma discussão colaborativa para identificar a origem do problema. Leonardo o primeiro a contribuir, sugerindo a verificação do chicote elétrico e da eficiência da alimentação do módulo, além da importância de usar um sensor de qualidade. Scopino levantou a possibilidade de problemas de aterramento na ECU ou falhas na própria unidade de controle eletrônico. Fernando Neves trouxe à tona a hipótese de inversão do chicote ou defeitos no sensor e na central, especialmente quando adquiridos como unidades completas.
Solução:
A solução finalmente surgiu quando Ayrton compartilhou suas descobertas. Identificou-se uma quebra no terminal dentro do conector. Embora a medição de continuidade do fio até a ECU aparentasse estar perfeita, ao dobrar o fio para medição, o terminal fraturado se fechava, indicando falsamente continuidade. Entretanto, ao conectar o plug e utilizar uma agulha, a fratura do terminal se abria, resultando em erros na leitura da temperatura. A correção desse problema foi fundamental para restaurar o correto funcionamento do sistema de temperatura do veículo.
Esta matéria de manutenção foram obtidas no Fórum Oficina Brasil. Para acessar o material completo e conferir outras dicas e orientações, visite o link diretamente:
https://oficinabrasil.com.br/forum/casos-de-estudo/falha-p0115-uno-evo-bosch-me17-3-0