Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
DIAGNÓSTICO
O veículo veio de outra oficina, especializada em GM, onde foi detectada a falha P0354, referente ao Circuito de Controle da Bobina 4 de ignição, e por isso o cliente foi informado que deveria substituir a bobina do 4º cilindro, realizar uma limpeza de bicos e substituição das velas de ignição, além de uma atualização de software, o cliente aprovou o orçamento, mas o defeito persistiu e acusou o código de falha P0014, referente ao atuador do comando de válvulas de admissão.
Como o cliente já havia gasto uma alta quantia em um diagnóstico errado, o reparador resolveu acessar o Fórum Oficina Brasil para compartilhar este caso com os colegas, e com sua ajuda solucionar este defeito de forma assertiva e ganhar a confiança do cliente.
O primeiro colega a contribuir salientou a importância de verificar o torque das velas e pressão da linha de combustível, ao qual o reparador informou que já havia feito e estava funcionando normalmente.
Outro profissional sugeriu verificar a pressão e qualidade do óleo, pois o atuador do comando podia não estar funcionando por deficiência na lubrificação.
Um terceiro colega informou que já pegou um caso parecido, e o problema era baixa pressão na linha de combustível, ainda recomendou testar o acionamento eletrônico dos atuadores dos comandos, utilizando um multímetro em escala hz, ou pelos parâmetros no scanner.
Mais um profissional contribuiu com sua experiência, informando que é muito comum veículos equipados com injeção direta apresentar falha na bomba de alta pressão, e que no Cruze especificamente este defeito tem sido corriqueiro.
SOLUÇÃO
Seguindo estudando o caso enquanto trabalhava em outros veículos em sua oficina, o reparador deparou-se com uma Ranger turbodiesel eletrônica que apresentava exatamente as mesmas características de defeito do Cruze, e ao desmontar a bomba de combustível do tanque, constatou que a peneira do pescador estava suja, prejudicando a vazão da linha.
Com esta descoberta, resolveu desmontar a bomba de baixa pressão do Cruze também, confirmando que este também estava com pescador obstruído, e por isso perdia potência, realizou a limpeza do componente e o defeito foi sanado.