Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Crossfox 2007 com falha de alimentação elétrica

Crossfox 2007 com falha de alimentação elétrica


O Hatchback da Volkswagen, equipado com o motor EA111 1.6 8v Flex, chegou à oficina sem funcionar, após ter realizado um reparo no motor de partida em outra oficina

Da Redação
04 de outubro de 2022

DIAGNÓSTICO: O reparador sabia que este tipo de problema iria lhe exigir tanto competências técnicas como de gestão do diagnóstico, pois teria que ter antes de mais nada um plano de ação a fim de identificar a causa da falha do veículo.

Assim, partiu para elaboração de seu plano de ação com a sequência dos testes que deveria realizar a fim de descobrir de forma mais rápida e assertiva o motivo pelo qual o veículo apresenta falha no sistema de alimentação elétrica.

Finalizada essa importante etapa, iniciou imediatamente os testes dos sistemas de alimentação e ignição do veículo, além dos componentes do sistema elétrico, constatando que estava tudo em ordem, porém não chegava sinal positivo em bicos, bomba de combustível, sonda lambda e eletroválvula do canister, além de constatar que as luzes de EPC e Injeção piscavam no momento da partida, e o relê principal batia. 

Seguindo seus testes, o profissional substituiu o relê principal, conferiu chicote, conectores, sensor de rotação, e mesmo estando tudo em ordem, não chegava sinal positivo na linha 86 do relé.

Resolveu então acessar o Fórum Oficina Brasil. Em pouco tempo as primeiras dicas e sugestões começaram a surgir.

O primeiro colega a deixar sua contribuição perguntou se o reparador já havia tentado alimentar por fora a válvula injetora e afirmou que de acordo com o relato, parecia problema de relé, afirmou ainda que havia pego um veículo com os mesmos sintomas, não funcionava por nada, e era mau contato no conector da base do relé.

Informou ainda que realizou testes até a central e estava tudo certo, inclusive ficava em um lugar de difícil acesso.

Sugeriu que o reparador verificasse a alimentação e aterramento da central e relé. Salientou também que fizesse uma ligação direta para confirmar se o veículo entrava em funcionamento, já que a luz do sistema imobilizador apaga e teria grande chance de funcionar. 

Entretanto, se mesmo assim não entrasse em funcionamento poderia ser o módulo de controle do motor. Afirmou ainda que havia pego um veículo de outra montadora com os mesmos sintomas e o problema era a unidade de controle do motor.

Após ler atentamente as dicas e sugestões do colega do fórum, o reparador explicou que já havia realizado uma ligação direta (jumper) no relé principal, mas o veículo não entrou em funcionamento. Informou também que havia substituído o relé, sensor de rotação, fiação, alimentação da unidade de controle do motor, conector da base do relé e confirmando a continuidade do chicote, ou seja, garantiu que todos os componentes estivessem em perfeito funcionamento.

Após o esclarecimento, o colega do fórum sugeriu que a unidade de controle do motor fosse enviada para testes.  Assim, o reparador enviou a unidade de comando do motor para o especialista realizar uma análise de seu funcionamento.

SOLUÇÃO

Ao receber o laudo do técnico que inspecionou a unidade de controle do motor viu que o mesmo estava com problema, consequente de uma inversão de polaridade resultante de um procedimento realizado de forma errada.  Desta forma, foi substituída a unidade de controle do motor e o carro voltou a funcionar normalmente.  

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Chevrolet Onix falha na partida após retífica do motor
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Problema de partida na Ford Ranger 3.2 Diesel
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Fiat Strada com Código de Falha P1225