Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Chevrolet Tracker 2009 com mau funcionamento do sistema ABS

Chevrolet Tracker 2009 com mau funcionamento do sistema ABS


O veículo Chevrolet Tracker 2009 2.0 16v Gasolina e tração 4x4 chegou na oficina apresentando mau funcionamento do sistema de Freios ABS, que estava atuando de forma intermitente

Da Redação
16 de julho de 2021

DIAGNÓSTICO

Diante da situação o reparador decidiu iniciar o processo de diagnóstico utilizando o scanner automotivo para verificar a presença de algum código de falhas que pudesse ajudá-lo a identificar a causa da falha do veículo, mesmo não acendendo a luz do ABS no painel. 

Dessa forma, constatou os códigos de falhas C1022 e C1026, tentou apagar os códigos, mas não conseguiu, ou seja, eram falhas que estavam presentes.

Seu próximo passo foi a realização do teste de rodagem com o scanner conectado a fim de verificar o funcionamento dos sensores de velocidade das rodas. 

A partir do teste confirmou que os mesmos marcavam a mesma velocidade, o que lhe deixou bastante intrigado.

Na dúvida de como solucionar o inconveniente, o reparador entrou no Fórum Oficina Brasil, para pedir ajuda aos colegas de profissão.

O reparador fez questão de informar todos os detalhes, tomando cuidado para não omitir nenhuma informação que poderia ajudá-los a compreender a situação e auxiliá-lo da melhor forma possível.

O primeiro reparador a deixar sua contribuição disse que poderia ser erro de programação e sugeriu que o técnico entrasse com outro scanner.

Já o segundo reparador participante do Fórum a tentar ajudar o técnico, a fim de saber detalhes, perguntou se travam as duas rodas traseiras ou apenas uma. 

Por fim, o último colega do fórum a dar sua contribuição, utilizando se de sua experiência, destacou que provavelmente a causa seria um problema mecânico nos freios, ou seja, a eficiência de frenagem entre as rodas está diferente.

SOLUÇÃO

Ao ler todas as dicas e sugestões dos colegas reparadores partiu para uma análise visual do sistema de freios em especial as tubulações de freios nas rodas e na unidade do ABS.

Ao olhar as tubulações do freio traseiro identificou que uma das rodas estava isolada, e ao observar as tubulações montadas no ABS detectou que não estavam alinhadas então desconfiou que estavam com a montagem errada. Assim, comparou com uma imagem de outro veículo de mesmo modelo e concluiu que as tubulações estavam invertidas. Sem perda de tempo, realizou a montagem na posição correta e o problema foi solucionado. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Chevrolet Onix falha na partida após retífica do motor
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Problema de partida na Ford Ranger 3.2 Diesel
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Fiat Strada com Código de Falha P1225