Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Chevrolet Onix 2017 com a luz de óleo acesa

Chevrolet Onix 2017 com a luz de óleo acesa

O hatchback da Chevrolet chegou à oficina com a reclamação de estar com a luz de pressão de óleo constantemente acesa

Da Redação
05 de setembro de 2021

DIAGNÓSTICO

O primeiro procedimento realizado pelo reparador foi a confirmação da reclamação do cliente, para tanto, ligou a chave no contato, a luz de óleo acendeu e apagou assim que foi dada a partida do motor, entretanto após alguns segundos com o motor em funcionamento a luz volta a acender e não apaga mais.  

Feita a constatação do problema relatado pelo cliente, o reparador realizou o seu plano de ação com a sequência dos testes que deveria realizar a fim de sanar de forma definitiva o problema do veículo. 

O primeiro teste efetuado foi a verificação da pressão do óleo com o motor ainda frio, 35 a 60 graus, aproximadamente, a pressão do sistema de lubrificação estava com 4 bar.  

Após essa verificação o reparador partiu para o próximo item de seu plano de ação que seria a conferência do sinal do interruptor de pressão do óleo até a unidade de controle do motor, utilizando para tanto a literatura técnica, para ter acesso ao esquema elétrico do veículo, assim o fez, e confirmou que até o módulo de controle estava tudo funcionando normalmente. 

Ao apresentar o problema no Fórum com detalhes sobre os sintomas, bem como os testes e serviços que já havia realizado, não demorou muito para as primeiras contribuições aparecerem com o intuito de auxiliar o colega a chegar à solução do problema. 

O primeiro reparador a se pronunciar chamou atenção para passar o scanner em outros módulos. Salientou ainda que não havia pego nada neste modelo assim.  

E destacou que poucos scanners estão fazendo este carro de modo correto, e sugeriu por fim que o reparador fosse em uma concessionária GM para verificar se havia alguma atualização a fazer. 

Um outro colega informou que um modelo de outra montadora havia aparecido em sua oficina com a luz de óleo acesa direto, o veículo tinha passado em outra oficina e colocaram o interruptor de pressão de óleo errado, pois nesse modelo em particular existem 2 modelos de interruptores de pressão, após contar sua experiência com esse tipo de problema,  levantou a possibilidade de o interruptor presente no veículo ser de aplicação errada, e caso esteja com aplicação correta o problema pode estar sendo ocasionado por uma falha na fiação, painel de instrumentos ou chicote elétrico. 

Um terceiro integrante sugeriu a troca do interruptor de pressão do óleo. 

O reparador, após ler as primeiras dicas e sugestões, informou aos colegas do fórum que fez teste de continuidade do chicote do sensor, substituiu o sensor e o módulo da carroceria, E mesmo assim o veículo insistia com a falha, informou ainda que o sinal do interruptor vai direto para o módulo do motor. 

Por último estava tentando um auxílio com o scanner da GM na concessionária para ver se apresentava algum código de falhas. 

Após a verificação da memória de avarias da central de comando do motor com o scanner original, o reparador constatou que não havia a presença de nenhum código de falhas, bem como não tinha recall para esse modelo de veículo. 

O reparador decidiu substituir o painel de instrumentos do veículo com o intuito de sanar de forma definitiva a reclamação do cliente, entretanto o veículo continuou apresentando a falha.  

SOLUÇÃO

Após vários dias tentando solucionar esse problema, sem sucesso, o reparador conseguiu um veículo igual e substituiu o módulo de controle do motor e assim, resolveu o problema de forma definitiva, por fim, agradeceu a todos colegas do Fórum que lhe ajudaram a solucionar este caso. 

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Estouros no coletor do Polo 1.6: mistura rica, problema escondido
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Renegade diesel ferve na estrada: até sem válvula termostática
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Corsa Classic pós-retífica: motor montado, mas sem força