Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veiculo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.
E-mail de contato: [email protected]
InstagramFacebookTikTok
Atalhos
NoticiasComunidade
Outros Assuntos
RotaMarcas na OficinaImagem das Montadora
Fórum Oficina Brasil
Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil
Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos Reservados
Política de Privacidade
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Chevrolet Onix 2017 com a luz de óleo acesa

Chevrolet Onix 2017 com a luz de óleo acesa


O hatchback da Chevrolet chegou à oficina com a reclamação de estar com a luz de pressão de óleo constantemente acesa

Da Redação
05 de setembro de 2021

DIAGNÓSTICO

O primeiro procedimento realizado pelo reparador foi a confirmação da reclamação do cliente, para tanto, ligou a chave no contato, a luz de óleo acendeu e apagou assim que foi dada a partida do motor, entretanto após alguns segundos com o motor em funcionamento a luz volta a acender e não apaga mais.  

Feita a constatação do problema relatado pelo cliente, o reparador realizou o seu plano de ação com a sequência dos testes que deveria realizar a fim de sanar de forma definitiva o problema do veículo. 

O primeiro teste efetuado foi a verificação da pressão do óleo com o motor ainda frio, 35 a 60 graus, aproximadamente, a pressão do sistema de lubrificação estava com 4 bar.  

Após essa verificação o reparador partiu para o próximo item de seu plano de ação que seria a conferência do sinal do interruptor de pressão do óleo até a unidade de controle do motor, utilizando para tanto a literatura técnica, para ter acesso ao esquema elétrico do veículo, assim o fez, e confirmou que até o módulo de controle estava tudo funcionando normalmente. 

Ao apresentar o problema no Fórum com detalhes sobre os sintomas, bem como os testes e serviços que já havia realizado, não demorou muito para as primeiras contribuições aparecerem com o intuito de auxiliar o colega a chegar à solução do problema. 

O primeiro reparador a se pronunciar chamou atenção para passar o scanner em outros módulos. Salientou ainda que não havia pego nada neste modelo assim.  

E destacou que poucos scanners estão fazendo este carro de modo correto, e sugeriu por fim que o reparador fosse em uma concessionária GM para verificar se havia alguma atualização a fazer. 

Um outro colega informou que um modelo de outra montadora havia aparecido em sua oficina com a luz de óleo acesa direto, o veículo tinha passado em outra oficina e colocaram o interruptor de pressão de óleo errado, pois nesse modelo em particular existem 2 modelos de interruptores de pressão, após contar sua experiência com esse tipo de problema,  levantou a possibilidade de o interruptor presente no veículo ser de aplicação errada, e caso esteja com aplicação correta o problema pode estar sendo ocasionado por uma falha na fiação, painel de instrumentos ou chicote elétrico. 

Um terceiro integrante sugeriu a troca do interruptor de pressão do óleo. 

O reparador, após ler as primeiras dicas e sugestões, informou aos colegas do fórum que fez teste de continuidade do chicote do sensor, substituiu o sensor e o módulo da carroceria, E mesmo assim o veículo insistia com a falha, informou ainda que o sinal do interruptor vai direto para o módulo do motor. 

Por último estava tentando um auxílio com o scanner da GM na concessionária para ver se apresentava algum código de falhas. 

Após a verificação da memória de avarias da central de comando do motor com o scanner original, o reparador constatou que não havia a presença de nenhum código de falhas, bem como não tinha recall para esse modelo de veículo. 

O reparador decidiu substituir o painel de instrumentos do veículo com o intuito de sanar de forma definitiva a reclamação do cliente, entretanto o veículo continuou apresentando a falha.  

SOLUÇÃO

Após vários dias tentando solucionar esse problema, sem sucesso, o reparador conseguiu um veículo igual e substituiu o módulo de controle do motor e assim, resolveu o problema de forma definitiva, por fim, agradeceu a todos colegas do Fórum que lhe ajudaram a solucionar este caso. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Fiat Strada com Código de Falha P1225
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Problema de partida na Ford Ranger 3.2 Diesel
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Chevrolet Onix falha na partida após retífica do motor