Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veiculo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.
E-mail de contato: [email protected]
InstagramFacebookTikTok
Atalhos
NoticiasComunidade
Outros Assuntos
RotaMarcas na OficinaImagem das Montadora
Fórum Oficina Brasil
Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil
Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos Reservados
Política de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Direto do Fórum
  4. /
  5. Chevrolet Cobalt 1.4 2013 apresenta falha após pequena colisão

Chevrolet Cobalt 1.4 2013 apresenta falha após pequena colisão


Veículo sofreu uma pequena colisão frontal, ficou 7 dias parado, sem funcionar o motor na oficina de funilaria (lanternagem), até trocar apenas o para-choque dianteiro.

Da Redação
13 de abril de 2016

Defeito: Veículo sofreu uma pequena colisão frontal, ficou 7 dias parado, sem funcionar o motor na oficina de funilaria (lanternagem), até trocar apenas o para-choque dianteiro. Após esse período, o motor pegou, mas passou a apresentar uma falha intermitente e registrar o código de falha P0102-000, mas a troca do sensor MAF não resolveu o problema. 

 

Diagnóstico: Com o auxílio de um esquema elétrico do sistema e o apoio de participantes do fórum, reparador notou que o sensor de fluxo do ar funcionava corretamente no osciloscópio, mas a quantidade de ar no coletor estava abaixo do requerido, e a luz de diagnóstico no painel permanecia acesa. Pelo histórico do acidente, ainda que leve, foi sugerido localizar um provável rompimento no chicote que eventualmente poderia estar causando um curto circuito. Após minucioso exame, o problema persistiu, mas com maiores intervalos de intermitência. ECU, ar condicionado, temperatura do motor passaram a ser monitorados exaustivamente, mas anda conclusivo foi apurado.

Solução: Com poucas alternativas restantes, reparador resolveu repassar todos os passos anteriores, e ao conferir novamente o chicote de ligação do MAF, descobriu que de fato não havia rompimento nos fios conforme já havia avaliado, mas um dos contatos internos do conector apresentava uma pequena folga, quase imperceptível, mas suficiente para provocar falhas no contato. Substituído o conector, o funcionamento do motor se estabilizou e tudo voltou ao normal.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Fiat Strada com Código de Falha P1225
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Problema de partida na Ford Ranger 3.2 Diesel
Direto do Fórum
Direto do Fórum
Chevrolet Onix falha na partida após retífica do motor