Defeito: Este veículo equipado com o motor 2.2 deu entrada à oficina apresentando falhamento no motor a partir de 2.000 RPM. Mesmo pressionando totalmente o pedal do acelerador o carro não corresponde à aceleração desejada.
Diagnóstico: Alguns itens como velas, cabos e bobinas foram substituídos, mas o defeito continuou. A grande suspeita era do sensor de rotação estar danificado. Porém, mesmo substituído por um novo e original, o defeito permaneceu.
Foram realizados alguns testes na linha de pressão do combustível, teste de compressão dos cilindros com o manômetro, revisão de todos os aterramentos e checagem na alimentação do módulo. Mas nada incomum foi detectado.
Em marcha lenta o veículo funciona normalmente, somente em testes de rua que o defeito ocorre. Lembrando que este veículo não possui kit GNV (gás).
Alguns colaboradores do Fórum informaram para checar também a válvula canister e a válvula EGR. O reparador informou que a EGR já foi isolada e o canister desligado, mas não deu diferença no funcionamento do veículo.
Solução: Após a realização dos testes, ficou pendente apenas a análise na ECU. O componente foi encaminhado para a assistência e detectaram que realmente estava com falhas graves. Foi necessária a substituição.
Depois da instalação e reprogramação por meio do scanner, o veículo não apresentou mais problemas. Caso resolvido.