Notícias
Vídeos

C3 Picasso 2013 Flex Start com a luz da injeção acesa


Saiba como resolver o problema do C3 Picasso

Por: Da Redação - 24 de outubro de 2017

Defeito: Quando este carro chegou na oficina o motor estava falhando e após medir a compressão de cilindros, foi constatado que o cilindro número 2 estava com a metade da compressão dos demais. Quando a o cabeçote foi desmontado foi possível confirmar que os pistões número 2 e 3 estavam quebrados.

Com a manutenção feita o motor funcionou bem até que a luz da injeção acendeu. Fazendo a leitura com o scanner, acusou falha no sensor de posição do comando- ajuste lento, em seguida acusou corpo de borboleta motorizado e por fim apareceu mais um código de falhas P0012 – temporização do comando de válvulas.

Diagnóstico: Com todos estes códigos de falhas aparecendo, o carro funciona como se não houvesse defeito.
Foi verificada a pressão de óleo e o acionamento da válvula do comando variável e não havia nada de errado, e o sincronismo da correia também foi conferido e estava perfeito. Figura 1.

Figura 1

Solução: restando apenas a polia do comando de válvulas variável, podendo ser uma suspeita de estar gerando os códigos de falhas, ao desmontar, ela parecia estar travada, o que não permitia adiantar ou atrasar o comando de válvulas conforme o sinal enviado pelo modulo da injeção.

Com a peça nova para substituir instalada, o cliente rodou mais de 100Km e o código de falhas P0012 – temporizador do comando de admissão foi resolvido.