Notícias
Vídeos

C3 flex: este carro não tem reservatório de gasolina para partida a frio


Quando abastecido com etanol este carro tem dificuldade na partida pela manhã e para quem estava acostumado com o sistema de partida a frio com o tanque de gasolina, vem aí mais um desafio para resolver

Por: Da Redação - 07 de junho de 2017

Defeito: Citroën C3 modelo flex start, com motor 1.6 flex, quando abastecido com etanol não funcionava pela manhã. Detalhe: este carro não tem reservatório de gasolina.

Diagnóstico: como não faltou apoio dos participantes do Fórum, logo apareceu a sugestão de se verificar a mistura ar/combustível com o uso do equipamento de diagnóstico, que também foi uma das orientações vinda de um ex-funcionário da Peugeot que já praticava esta estratégia de aprendizado forçado para que o sistema reconhecesse o combustível que estava no tanque.

Novas tecnologias são bem-vindas, mas é importante saber que o etanol não tem combustão com temperatura abaixo de 17º graus centigrados e quando o veículo estiver abastecido com etanol na proporção entre 85% e 100%, o sistema de partida a frio chamado Flex Start desenvolvido pela Bosch, que utiliza um controle eletrônico, permite o aquecimento do combustível na galeria antes de ser injetado na câmara de combustão. Este sistema de aquecimento reduz as emissões de gases na fase fria em até 40% e as partidas são rápidas e sem falhas.

Solução: feito o reconhecimento do combustível e da mistura de ar e combustível que também é chamada de razão estequiométrica ou apenas estequiometria, o problema do carro de não funcionar pela manhã foi resolvido. Com isso os colegas do Fórum, que ajudaram, receberam os devidos e merecidos agradecimentos.