Notícias
Vídeos

Air Cross com a luz de freio de mão e stop acesas


Quando aparece uma luz indicadora de defeitos no painel, o cliente procura uma oficina para que seja identificada a causa e também a solução do problema e para isso precisamos de conhecimento e relacionamento

Por: Da Redação - 03 de junho de 2017

Defeito: Citroën Aircross 1.6 16v ano 2013 chegou na oficina com algumas luzes do painel acesas indicando freio de mão e Stop e isso já é motivo suficiente para o cliente entre na oficina para que o problema seja resolvido.

Diagnóstico: de imediato foram verificados o nível do fluido de freio, o interruptor de freio de mão mas nada foi encontrado que pudesse indicar o problema. Após a realização de verificações básicas, foi necessário o uso do equipamento de diagnóstico para tentar identificar a causa das luzes acesas no painel de instrumentos.

O equipamento registrou um defeito presente com código de falha P11BA que não foi possível apagar pois, acusava uma mensagem – memória não apagada.

Pesquisando na internet e também contando com o apoio técnico do fabricante do equipamento de teste, chegou-se a conclusão que poderia ser a bomba de vácuo do sistema de freio. Neste modelo de veículo há um sistema adicional que auxilia na frenagem em situações que se exige mais dos freios.

EBD - “Eletronic Brake Force Distribuition” - distribuição eletrônica da força de frenagem.

BAS - Brake Assist System - sistema de auxílio de frenagem em urgência, que joga carga máxima no freio quando o motorista pisa no pedal bruscamente. Atua junto com o ABS e o EBD.

Continuando os testes dos componentes e como não foi encontrado nenhum defeito aparente, então o Fórum foi acionado para ajudar resolver comunitariamente este defeito.

Solução: com o retorno da fonte de soluções que é o nosso Fórum, um participante havia encontrado um comentário que sugeria a atualização do software ou tele carregamento como é conhecido, só que esta atualização só é feita na própria rede de concessionários da Citroën.

O cliente levou o carro até a concessionária Citroën onde foi feita a atualização e o carro voltou a funcionar e as luzes do painel apagaram.