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Ford Courier com marcha lenta irregular

Veja como foi resolvido o problema do modelo da Ford

Por Da redação

Defeito: O cliente levou seu veículo para a oficina e explicou ao reparador que ao sair o carro pega normalmente, mas após um breve período de funcionamento a marcha lenta começa a ficar irregular e a luz de injeção se acende.

O proprietário disse que a falha se iniciou aproximadamente 300m de um posto onde parou para abastecer, e que havia andado apenas 200m até o posto do local onde partiu.

Diagnóstico: Iniciando os testes, o reparador constatou um código de falha P0106(Sensor MAP – Fora de Faixa) e foi direto verificar o MAP, trocou o sensor, o atuador de marcha lenta, e até o sensor de posição da borboleta, e mesmo assim o problema ainda permanecia.

Sem muitas ideias o reparador se dirigiu ao fórum, onde um companheiro de profissão levantou a possibilidade de ser entrada falsa de ar ou o chicote do sensor MAP em curto, após algumas inspeções constatou-se que a compressão dos cilindros estava de acordo com o especificado e ao tampar o TBI o motor se apagava, negando a possibilidade de entrada falsa de ar.

Ainda no Fórum, outro colega também sugeriu verificar o sincronismo da correia, a vazão dos bicos e fazer um teste de estanqueidade, e mais uma vez encontrava-se tudo dentro da normalidade.

Após várias tentativas, o reparador decidiu trocar o combustível do tanque, esgotando e enchendo-o com combustível novo, novamente não foi bem sucedido.

Solução: Após vários dias com o veículo parado em sua oficina, o problema foi solucionado. Mesmo com todos os testes dando resultados dentro do especificado, o problema de fato era entrada falsa de ar.

O problema ocorria devido a um pequeno trinco no cabeçote, que passava entre o comando e o coletor, dessa forma não atingia o cilindro, que por sua vez justificava a boa compressão, porém ocasionava falsa entrada de ar pelo coletor que era identificado pelo módulo como falha no sensor MAP.

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