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Veja como realizar o sincronismo do motor V6 da GM, que equipa vários modelos da marca


Mostraremos nesta matéria como realizar este procedimento no propulsor dos veículos Captiva, Omega e Camaro da linha GM que rodam em nosso país

Por: Fernando Naccari e Paulo Handa - 11 de fevereiro de 2014

Foto 1Foto 2Foto 3Este mês mostraremos como realizar o procedimento de sincronismo do motor V6 que estava em um GM Camaro de apenas 36.000km rodados. Para nos explicar como fazê-lo, conversamos com o reparador Sebastião Gentil Jr, que possui 20 anos de profissão, dos quais 18 deles são dedicados a Retífica Removel, localizada em Santo André-SP. 

Sobre o motivo do reparo, o reparador comentou: “Não sei a causa da primeira retífica, mas este cliente fez uma anteriormente em outra empresa, não rodou nem 100km e o motor travou. Quando fomos verificar a causa, notamos que o 3° cilindro estava com a bronzina de biela fundida (FOTO 1). Acredito que isso se deu devido a essa biela ser do tipo fraturada e acabou sendo montada incorretamente. Sempre quando montarmos este tipo de bielas, devemos nos atentar ao perfeito encaixe da mesma (FOTO 2). Além disso, se montarmos errado e também errar o torque, já era, só outra biela nova”.

Sebastião ainda acrescentou: “As folgas (FOTO 3) para este motor variam entre 0,03mm e 0,05mm e é recomendada a substituição dos parafusos sempre, pois estes sofrem torque angular”.

Ao contrário do que muitos podem acreditar, Sebastião não acha trabalhoso realizar reparos neste motor: “Se engana os reparadores que acham este motor muito complexo. É claro que possui as suas particularidades, mas nada que não consigamos resolver”.

PASSO-A-PASSO
O procedimento de sincronismo descrito abaixo é o indicado pelo reparador Sebastião e é aplicável a somente este motor V6 da GM. Acompanhe:

1) A primeira etapa é verificar a posição de montagem das engrenagens do cabeçote. Elas possuem lado, sendo identificadas por R (Right/Direito) e L (Left/Esquerdo), e ainda pelas inscrições IN (Interno) e EX (Externo) (FOTO 4);

Foto 4

2) Observada esta condição, coloca-se a engrenagem inferior (FOTO 5);

3) Pelo lado direito do motor (L das engrenagens), instale a engrenagem interna do comando em coincidência à marca correspondente. Note que esta engrenagem possui dois pontos de coincidência (FOTO 6);

Foto 5 e 6

4) Estique a corrente até coincidir o ponto da engrenagem externa do comando;

5) Coloque os guias (FOTO 8) do esticador da corrente da bancada direita;

6) Monte a engrenagem da polia rotativa (FOTO 9). Esta gira livre e não possui posicionamento específico;

Foto 8 e 9

7) Instale o esticador hidráulico que é fixado através de dois parafusos. Este possui funcionamento parecido com o esticador da linha Ford CHT (FOTOS 10 E 10A);

Foto 10 e 10A

8) Efetue o mesmo procedimento nas engrenagens do comando lado esquerdo (R das engrenagens), observando que a corrente possui alguns dentes com uma marca que deverá coincidir com os pontos das engrenagens (FOTO 11);

9) Após encaixar a corrente na engrenagem inferior, o procedimento é idêntico ao anterior, sendo a única diferença é que temos que colocar a corrente sincronizadora antes, pois neste lado a corrente do comando fica na frente da sincronizadora (FOTO 12);

Foto 11 e 12

NOTA: Neste momento é recomendado possuir a ferramenta de sincronismo dos comandos (FOTO 13) que são introduzidos na parte traseira destes, porém se o reparador não as tiver, o procedimento pode ser feito sem elas, mas de maneira segura sem grandes problemas.

Foto 13

10) Marque os pontos das engrenagens com um giz ou tinta branca, de tal forma que estas fiquem evidentes e assegure contra quaisquer erros de montagem (FOTOS 14, 14A E 14B);

Foto 14, 14A e 14B

11) Em seguida coloque o guia da corrente sincronizadora das duas bancadas (FOTO 15);

Foto 15

12) Sincronize a corrente conforme as suas marcações nas respectivas engrenagens (FOTOS 16, 16A E 16B);

Foto 16, 16A e 16B

13) Em seguida, coloque o esticador da corrente sincronizadora (FOTO 17);

Foto 17

14) Confira se todos os pontos estão sincronizados com as marcas da corrente e verifique se os comandos do primeiro cilindro estão em PMS (FOTO 18).

Foto 18

“Seguindo este procedimento, nos asseguramos de que este magnífico motor e seus diversos componentes permaneçam com funcionamento adequado e assegurado. Os demais itens agregados a ele, como os acessórios, não demandam grande trabalho para sua instalação. É importante também se informar quanto ao torque que deverá ser aplicado, pois como o bloco é de alumínio, se exceder o recomendado, você será obrigado a ter que refazer a rosca”, finalizou Sebastião.