Notícias
Vídeos

Troca de óleo do Fiat Punto T-Jet é trabalhosa, trazendo grande mão de obra ao reparador


Processo que é o de maior recorrência na vida útil de um veículo, faz com que o reparador precise desmontar mangueiras  do radiador para que seja possível acessar o filtro de óleo

Por: Fernando Naccari e Paulo Handa - 09 de janeiro de 2014

Alguns procedimentos necessários para a manutenção de um automóvel nem sempre são como os descritos nos manuais técnicos. Após alguns contatos de reparadores questionando qual o método correto de se efetuar a troca do óleo e filtro do motor do Fiat Punto T-Jet, fomos pesquisar o porquê de tantas perguntas. Foi então que fomos à busca de um exemplar nas oficinas e ver qual era ‘a real’ deste carro.

Foto 1Assim, encontramos um Fiat Punto T-Jet 2010 com 28582km rodados na oficina Gigio’s Bosch Car Service, situada no bairro do Ipiranga em São Paulo-SP, onde o reparador André Kenji Kumagai, há dez anos reparador na empresa, nos mostrou os detalhes do procedimento.

“O grande problema para a troca do óleo deste carro é a remoção do filtro de óleo. Antes de tudo deve-se esperar o motor esfriar bem, pois do contrário, é queimadura na certa”, disse André. (Foto 1)

“Este filtro fica localizado entre a turbina e o tubo superior do líquido de arrefecimento do radiador (Fotos 2 e 2A). Posso garantir que é mais fácil trocar a embreagem dele do que este filtro, pois para tal precisamos desmontar algumas mangueiras até acessá-lo. A Fiat diz que isso não é necessário, porém não vemos outra forma de fazê-lo com segurança”, afirmou André.

Foto 2 e 2A

PROCEDIMENTO
O processo de troca deste filtro, segundo André, segue o descrito abaixo:

1) Caso o veículo possuir protetor de cárter, remova-o. Em seguida, retire as braçadeiras da mangueira do tubo de entrada de ar da turbina; (Foto 3)

2) Em seguida, remova a braçadeira superior desta mesma mangueira, mas sem retirar o tubo; (Foto 4)

Foto 3 e 4

3) Solte o parafuso de 8mm que fixa o tubo de entrada de ar da turbina; (Foto 5)

4) Após removê-lo, retire as mangueiras e também o tubo correspondente; (Foto 6)

Foto 5 e 6

5) Agora, faça o mesmo com as braçadeiras inferiores do radiador (Fotos 7 e 7A). Neste momento, deve-se tomar muito cuidado para evitar queimaduras, pois ao retirarmos esta, o líquido de arrefecimento vazará;

Foto 7 e 7A

6) Remova a capa de fibra térmica protetora (Fotos 8 e 8A) que é fixada por três parafusos Torx 30. Também se deve tomar cuidado com esta peça, pois esta costuma soltar fibras na pele, e quando isso ocorre, geralmente traz irritações, gerando incômodas coceiras;

Foto 8 e 8A

7) Agora, remova a proteção térmica (Foto 9) da carcaça do filtro de óleo que contém o mesmo parafuso de fixação (Foto 9A);

Foto 9 e 9A

8) Retire o parafuso de fixação do tubo de arrefecimento do óleo do motor (Fotos 10 e 10A), para que possa deslocá-lo. Evitando interferência deste com a carcaça do filtro de óleo;

Foto 10 e 10A

Depois de todo esse processo, finalmente é possível acessar o filtro de óleo com a chave, onde é possível soltá-lo. (Foto 11)

Foto 11

9) Remova o filtro (Foto 12) e o anel de vedação deste (Foto 12A). Retire também o bujão de óleo do cárter a fim de se esgotar o óleo do sistema;

Foto 12 e 12A

10) Insira o novo elemento filtrante (Foto 13) e substitua também o anel de vedação correspondente. Lembre-se que o torque da tampa deste é de 25Nm;

11) Aperte o bujão de óleo (Foto 14) com torque de 20Nm e substitua este utilizando o de especificação 15W40SM semissintético ou sintético, na quantidade de 4 litros incluindo o filtro de óleo.

Foto 13 e 14

Para o processo de montagem dos componentes, basta seguir a sequência inversa a de desmontagem.

VEREDICTO
Embora essa versão apimentada do Punto tenha sido concebida a partir de um modelo tido como simples, o emprego deste motor turbinado trará grande trabalho ao reparador nas rotinas de manutenções.

Se para a troca de óleo há todo esse procedimento, imagina um reparo com troca de componente no cofre do motor? Dessa maneira o reparador deve se preparar bem quando receber um T-Jet, pois nele, o reparo demorará mais.

BOX FINAL
“Consultor OB” é uma editoria em que as matérias são realizadas na oficina independente, sendo que os procedimentos técnicos efetuados na manutenção são de responsabilidade do profissional fonte da matéria.

Nossa intenção com esta editoria é reproduzir o dia a dia destes “guerreiros” profissionais e as dificuldades que enfrentam por conta da pouca  informação técnica disponível.

Caso queira participar desta matéria, entre em contato conosco.

Mais informações: leitor@oficinabrasil.com.br