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Troca da correia dentada da Santa Fé e demais veículos leves Hyundai com motorização V6 2.7


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Por: Alex Haverbeck - 10 de agosto de 2012

O Jornal Oficina Brasil recebeu, através Da Redação e do Fórum no site, solicitações sobre conteúdo técnico de modelos Hyundai. Os reparadores estão atendendo veículos em garantia e se queixam de que o material não é disponibilizado pela montadora

Para tentar amenizar esta carência, fomos até a Auto Mecânica Scopino, onde encontramos um Hyundai Santa Fé automática, com 135.000 km, ano 2008, ou seja, em garantia de fábrica, que estava passando por procedimentos de manutenção preventiva: limpeza de bicos injetores, troca de filtros e substituição da correia dentada. Destes, os dois primeiros procedimentos são rotineiros e não exigem tanta informação técnica específica. Acompanhamos a reparadora Evelin F. Pachi Gefali na terceira etapa, onde a troca de correia dentada requer atenção aos detalhes.
Como a primeira parte desta revisão foi o procedimento de limpeza dos bicos injetores e o motor já estava parcialmente desmontado, mostraremos a substituição da correia dentada e seus segredos.

DESMONTAGEM

1) Erga o carro com um macaco hidráulico e coloque um cavalete de cada lado. Em seguida, levante o macaco até apoiar o motor. Retire a roda do lado direito (passageiro).
2) Retire os parafusos da capa plástica da caixa de roda. 2A) Remova a capa.
3 e 3A) Remova os parafusos das capas superiores da correia dentada (fixada aos cabeçotes 1 e 2). 3B) Retire-as.
4) Utilizando uma chave fixa ou soquete 22, gire a polia da árvore de manivelas até sua marcação do ponto coincidir com o ponto da capa plástica. 4A) No detalhe, as marcações alinhadas.
5 e 5A) Verifique se os pontos das polias dos comandos de válvulas estão alinhados às marcações no bloco do motor.
6) Verifique se o motor está bem apoiado sobre o macaco hidráulico. Solte os parafusos do suporte do coxim do motor. 6A) Retire-o.
7) Retire o parafuso do cabo terra. 7A) Solte também o parafuso do suporte metálico (preto) dos dois terminais de sensores, que está fixado no suporte do motor.
8) Retire o parafuso e a polia de apoio da correia (pelo cofre do motor).
DICA 1: estes dois parafusos, assim como os do coxim do motor (que serão retirados em etapas mais adiante) são muito compridos, então eles demoram a soltar completamente.

9) Desça um pouco o motor (através do macaco) para ter mais espaço para trabalhar. Solte o parafuso e retire o esticador da correia Poli-V (pela caixa de rodas - leia DICA 2).
DICA 2: os acessos e espaços para reparação no cofre do motor do Hyundai Santa Fé são restritos. Então, pode ser necessário, em algumas etapas ou procedimentos, levantar ou baixar um pouco o motor através do macaco hidráulico, para propiciar ou melhorar o acesso com as ferramentas. Pode-se notar na foto que não foi possível retirar o esticador da correia pelo cofre do motor porque a ferramenta não encaixa, então baixou-se um pouco o motor para executar o procedimento pela caixa de rodas.
10) No detalhe, o esticador da correia e a polia auxiliar, ambos da correia Poli-V.
11) Utilizando uma catraca e soquete 14, retire os parafusos da capa plástica inferior da correia dentada que se tem acesso pelo cofre do motor. Os demais serão retirados pela caixa de rodas, na etapa 13.
12) Solte o parafuso da polia da árvore de manivelas. Retire a polia. Reaperte o parafuso na árvore, pois ele será necessário para regular os pontos, caso eles saiam de posição.
13) Retire os parafusos restantes da capa plástica inferior da correia dentada, que tem acesso pela caixa de rodas.
14) Remova a capa plástica.
15) Na engrenagem da árvore de manivelas, há um pequeno rebaixo que deve permanecer alinhado com a marcação no motor.
16) Solte os dois parafusos do tensionador da correia. Atenção: estes parafusos são bem compridos. 16A) Esta é a posição correta que ele deve ser recolocado na montagem, com o pino voltado para fora.
17) Retire o sensor de pressão do óleo, pois ele facilitará o acesso para retirar o suporte do motor (em alumínio) na etapa a seguir.
18) A correia dentada passa por dentro do suporte do motor, por isso é necessário retirá-lo antes da mesma. Procedimento importante para retirar este suporte com maior facilidade, pois o acesso nesta região é apertado: utilize a catraca grande apenas para afrouxar os 3 parafusos. 18A) Por serem muito compridos e o espaço para trabalhar é pequeno, siga a retirada deles utilizando uma catraca pequena.
19) Retire o suporte. 19A) Detalhe do suporte fora do veículo.
20) A correia dentada está livre. 20A) Remova-a.
21) Remova o rolamento guia (fixo) da correia dentada utilizando chave 14.
22) Em seguida, retire o rolamento tensor (ou tensionador), com chave 14.


INFORME SEU CLIENTE


É extremamente importante recomendar ao seu cliente para também substituir, em toda troca de correia dentada, os rolamentos guia e tensor (conforme já publicamos no Consultor OB da edição de Junho/2012). O argumento necessário para a substituição é de que estes dois rolamentos trabalham e sofrem desgaste juntamente com a correia, e que para garantir um serviço confiável e garantido, é preciso efetuar a troca dos três componentes. Sempre. Tranquilidade para o cliente e principalmente para o reparador.
A correia dentada do Hyundai Santa Fé possui 219 dentes (também está indicado na própria correia). Para outros veículos da Hyundai, verificar o número de dentes e Part Number do item, pois são diferentes.

ROLAMENTOS

23) Monte o novo rolamento guia.
24) Coloque o rolamento tensor novo.
25) Para evitar possíveis problemas futuros e garantir seu trabalho, aplique tinta lacre nos parafusos destes dois rolamentos.

NOVA CORREIA

26) É recomendado instalar a correia dentada em duas pessoas, pois além de requerer força, é necessário ficar atento aos três pontos de referência: os dois nos cabeçotes e um na árvore de manivelas.
27) Inicie a montagem a partir da engrenagem da árvore de manivelas, certificando-se de que os pontos de referência estão alinhados (veja etapa 15). Uma sugestão é usar uma chave fixa para que o ponto não saia de sua marcação (foto 27A).
28) Já no cofre do motor, execute a instalação da correia no sentido anti-horário, ou seja, tomando a árvore de manivelas como início, passe-a pelo rolamento guia, continue sentido do cabeçote 2, em seguida no cabeçote 1, até encaixá-la completamente. Confira os pontos de regulagem (veja etapas 5 e 5A).
29) Pressione as duas extremidades do tensionador da correia em uma morsa. Transpasse uma cupilha ou prego através do furo da carcaça e do furo do êmbolo. O prego deve ter mesmo diâmetro do furo, para que o êmbolo permaneça o mais comprimido possível.
30) Posicione o tensionador e aperte seus dois parafusos. Atenção: lembrando a posição correta deste componente (veja foto 16A).
31) Aplique tinta lacre nos parafusos.
32) Retire a cupilha (ou prego).

FINALIZAÇÃO

Confira novamente os 3 pontos: etapas 5 e 5A (cabeçotes) e 15 (árvore de manivelas). Se todos estiverem perfeitamente alinhados, prossiga com a montagem do restante dos componentes do motor. Se qualquer um deles não estiver perfeitamente alinhado, retire a correia e repita o procedimento a partir da etapa 27.