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Reparador soluciona um “barulho misterioso” no Kia Cerato que nem a concessionária encontrou


Uma falha constante nos veículos da linha coreana vem incomodando os reparadores. Nesta matéria, você vai saber qual é o defeito e também sua solução!  

Por: Por Fernando Naccari – Paulo Handa – Paulo Munhoz - 11 de junho de 2014

Kia Cerato, desde sua chegada ao Brasil, em meados do ano 2000, despertou o interesse do público consumidor por oferecer uma boa lista de equipamentos de série e tecnologias que o comparavam a outros veículos de gama superior, como diversas versões do GM Vectra. Apesar de suas vantagens, o carro apresenta um barulho incômodo que muitos acreditam ser da suspensão, mas na verdade o ruído vem da caixa de direção. Quem descobriu a real causa da falha foi o reparador Marcos Roberto Tello, com mais de 20 anos de experiência e formado em Engenharia Mecânica pela USP, proprietário da oficina Marco Automotivo, localizada na zona leste de São Paulo, no bairro da Penha de França.

Nossa equipe visitou a oficina do Marcos, onde ele demonstrou o veículo Kia Cerato 1.6 Flex 2013, com apenas 7495km rodados, que já apresentava a falha mesmo sendo um carro novo. Segundo o reparador, o defeito ocorria sempre que motorista realizava qualquer tipo de manobra.

“O dono do carro já tinha levado seu veículo numa concessionária para resolver o problema, onde lá indicaram a troca da caixa de direção. Porém, o proprietário insatisfeito com as informações passadas pela concessionária, que alegou mau uso não incluindo como item garantia, buscou uma oficina de confiança. Assim, quando o carro chegou em minha oficina, realizei um procedimento simples de regulagem da caixa de direção que resolveu o problema”, diz Marcos.

Marcos acrescentou que desta maneira o cliente economizou um bom dinheiro, sendo que não foi necessária a compra de nenhuma peça para fazer a manutenção.

Diagnóstico
Marcos comentou que este tipo de barulho é bastante comum no Cerato. O reparador disse ainda que encontrou a mesma falha em um Hyundai Elantra 2013. Vale lembrar que estes veículos dividem a mesma plataforma, sendo ambos com a caixa de direção eletrônica. “No caso deste KIA Cerato, há três opções de modo de direção, sendo elas a normal, comfort ou sport. Em qualquer uma dessas situações irá ocorrer o barulho”. 

Para identificar o defeito na caixa, Marcos orientou os seguintes passos: 

1° Teste – Inspeção de folga do volante de direção
 1° Passo – Gire o volante de forma que as rodas fiquem voltadas para frente em linha reta (Imagem 1); 
2° Passo – Meça a distância em que o volante pode ser girado sem mover as rodas dianteiras. Marcos utiliza um valor de referência de 20 mm ou menos. Caso a folga for maior, o reparador nos aconselha a verificar a coluna de direção, a árvore e as articulações.

Foto 1 e Foto 2

2° Teste – Esforço de direção com o veículo parado
1º Passo – Posicione o veículo em uma superfície plana e coloque o volante diretamente para frente;
2º Passo – Ligue o motor;
3º Passo – Prenda uma balança de mola ao volante (Imagen 2). Com o motor a uma rotação entre 900rpm e 1.100rpm, puxe a balança e faça a leitura, assim que os pneus começarem a girar. O valor padrão, segundo o reparador, deve ser de 3,0 Kgf ou menos.
Se o valor medido exceder o valor padrão, Marcos nos orienta a inspecionar as engrenagens da direção elétrica e a bomba.

3º Teste – Verificação dos Torques de Aperto do sistema de direção (caso encontre folgas visualizar 1° teste)
Para realizarmos este passo, Marcos utilizou como referência os dados de aperto do Hyundai Elantra 2013 (MD), veículo que compartilha a mesma plataforma e diversos componentes mecânicos e que, segundo o reparador, compartilha da mesma caixa de direção (VER TABELA). 

Tabela

Foto 3

Marcos ressaltou que antes de realizar os testes com o Cerato, deve ser descartado qualquer defeito na suspensão. “Assim, restando somente o sistema de direção, fizemos os testes e tudo parecia estar em ordem. Porém, aí que vem o “pulo do gato”, neste modelo de caixa de direção há um conjunto de forquilha na parte traseira da caixa, que deve manter a cremalheira pré-tensionada e, em diversos veículos, este componente acaba ficando frouxo”.

O reparador informou ainda que o bujão da forquilha que armazena a mola que gera a tensão da cremalheira estava praticamente solto (FOTO 3) deixando a mesma livre dentro da carcaça. “O atrito entre as peças acabava causando o tal barulho misterioso. Se caso for aplicado um torque excessivo no aperto, podemos no ato da manutenção travar o deslocamento da cremalheira. Isso pode gerar aumento na amperagem do motor elétrico da caixa e queima do componente”, explicou Marcos.                                                                        

                        

Para não ocorrer nenhum prejuízo o reparador deve seguir os passos apresentados a seguir:

Foto 4 e Foto 5

1º Passo – Remova o defletor de calor (FOTOS 4 e 4A) que cobre o escapamento para poder acessar com facilidade a caixa de direção;
2° Passo – Agora com acesso facilitado, localize o bujão da forquilha (FOTOS 5 e 5A);

Foto 5 e Foto 5A

3° Passo – Para realizar este procedimento, devemos remover o bujão da forquilha (FOTO 6) juntamente com a mola contando o número de voltas. Após isso, devemos introduzir uma carga de graxa juntamente à cremalheira. Ao recolocar o bujão, devemos utilizar um torquímetro, pois o torque padrão para este modelo de caixa é 2,5 N.m;4º Passo – Após fazermos o reaperto do bujão (FOTO 7), refazemos todos os diagnósticos de falha da caixa, e assim confirmarmos que o componente não está trabalhando de maneira irregular. 

Foto 6 e Foto 7

Opinião do reparador
Marcos abordou que este tipo de defeito requer do reparador muita atenção e conhecimento, para que seja feito o diagnóstico correto. “Temos que estar sempre muito bem informados sobre as novidades tecnológicas que estão chegando nestes novos veículos. Por exemplo, sistemas de direção, que antes eram apenas mecânica e hidráulica, em seguida chegaram à elétrica, e agora já possuímos sistemas eletrônicos. Quem não se atualizar, ficará sem serviço ou danificará algum destes componentes”, completa Marcos.

 

 CONCLUSÃO

A equipe do Jornal Oficina Brasil entrou em contato com diversas concessionárias da Kia para saber qual a posição delas sobre este tipo de problema, pois como citamos no início da matéria, o veículo possuía apenas 7.000km e ainda estava no prazo de garantia. Em todas as unidades consultadas, fora transmitido que há uma verificação do aperto desta caixa e de todos os componentes durante as revisões.  Para Marcos, se não fosse a colaboração dos reparadores capacitados, este tipo defeito jamais teria sido solucionado. 

“Consultor OB” é uma editoria em que as matérias são realizadas na oficina independente, sendo que os procedimentos técnicos efetuados na manutenção são de responsabilidade do profissional fonte da matéria.  Nossa intenção com esta editoria é reproduzir o dia a dia destes “guerreiros” profissionais e as dificuldades que enfrentam por conta da pouca  informação técnica disponível. Caso queira participar desta matéria, entre em contato conosco

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