Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Consultor OB
  4. /
  5. Hyundai Veracruz dava partida sem que o motorista acionasse a chave de ignição

Hyundai Veracruz dava partida sem que o motorista acionasse a chave de ignição

Com o veículo parado ou em movimento, o motor de partida acionava e batia contra o volante do motor, gerando barulhos e danos à peça. Acompanhe conosco nesta matéria o que estava gerando essa falha

Da Redação
10 de setembro de 2013

O Hyundai Veracruz ano 2008, motor 3.8 V6 a gasolina, com 112 mil quilômetros rodados, chegou à oficina Chaguri Car, em São Bernardo do Campo (SP), de guincho, com a bateria descarregada. O proprietário descreveu ao reparador Leandro Chaguri que um barulho, semelhante ao da partida no motor, acontecia com frequência, mesmo quando o motor do veículo já estava ligado, estivesse o Veracruz parado ou em movimento. Então para poder realizar um diagnóstico preciso, Leandro teve de colocar o Hyundai para funcionar.

CANSOU
A primeira providência do reparador Leandro foi verificar a condição da bateria 12V, para então diagnosticar a razão e origem do barulho no Hyundai, conforme a queixa do cliente. Sem nenhuma carga nem condições de receber uma recarga, a bateria (ainda original do veículo, com cinco anos de uso) cansou e Leandro realizou a troca por uma nova. Agora com a energia revigorada, o Hyundai Veracruz teve força para ligar seu motor V6 e o reparador Leandro pode ligar o carro para entender o que estava acontecendo.

Foto 1PARTIU
Após girar a chave e o motor V6 já estar ligado, o reparador percebeu que, mesmo com a chave voltada à posição intermediária na ignição, o motor de partida continuava a ser acionado, de forma ‘involuntária’ e intermitente, estivesse o Veracruz andando ou estacionado.

Para avaliar a condição do motor de partida, Leandro removeu-o e constatou que os dentes da roda livre (também conhecida como Bendix) acabaram desgastados (foto 1).

O motor de partida ou de arranque (foto 2) transforma energia elétrica (da bateria) em mecânica (faz o movimento inicial do motor do carro) e por isso, consome muita energia. É alimentado por um cabo vindo do polo positivo da bateria e um negativo ligado à carroceria e foi desenvolvido para permanecer em funcionamento por um curto período de tempo, somente durante o momento em que o motorista gira a chave de ignição, até que o motor do carro esteja ligado. Com o intenso e constante acionamento, a roda livre do motor de partida sofreu desgaste e Leandro também teve de substituir o conjunto. Para ter acesso e realizar a troca deste componente, o reparador teve de remover a proteção plástica fixada à capa envolvente do para-choque dianteiro do Veracruz (foto 3).

Foto 2 e 3

Com a peça nova, Leandro ligou o motor do Hyundai Veracruz, que ainda acionava o motor de arranque por conta própria, motivo que esgotou a energia da bateria 12V.

O próximo passo do diagnóstico de Leandro foi percorrer a fiação elétrica, iniciando do motor de partida em direção à parte interna do veículo, para verificar itens relacionados ao momento da ignição.

Ao dar a partida no motor, o reparador fez movimentos na chave de ignição (foto 4), para verificar se havia folgas que pudessem, com a vibração do veículo, provocar um mau contato na chave e enviar sinal de partida de forma involuntária, mas não havia falhas.

Ele descobriu então que a chave comutadora apresentava sensibilidade, ao menor movimento do componente, emitia um sinal para o motor de partida.

DESMONTOU
Para ter certeza de que o defeito estava no comutador de partida, era necessário abri-lo. O reparador desmontou a parte inferior do painel do Veracruz para melhor acesso e visão do conjunto eletromecânico da ignição. Acompanhe o procedimento realizado por Leandro:

1) Remover a tampa que dá acesso à central de fusíveis, sob os comandos dos faróis;

2) Remover a borracha (guarnição) da porta (foto 6);

3) Remover a tampa que cobre a lateral do painel (foto 7);

Foto 6 e 7

4) Soltar os parafusos que fixam a máscara frontal inferior à lateral do painel (foto 8);

5) Remover a máscara inferior puxando pelo lado da caixa de fusíveis e da ignição (foto 9);

Foto 8 e 9

6) Desencaixar todos os terminais do chicote elétrico... 6A) ...conectados à máscara inferior do painel. Remover esta máscara (foto 10 e 10A);

Foto 10 e 10A

7) Desencaixar o acabamento (imitação em madeira) (foto 11);

8) Retirar o acabamento plástico em volta da ignição (miolo) (foto 12);

9) Remover o duto de ar (foto 13).

Foto 11, 12 e 13
ENCONTROU
Foto 14Depois de ligar e desligar por várias vezes a chave do Veracruz, Leandro descobriu que o comutador de partida enviava sinal para o motor de arranque, mesmo com o motor do veículo já em funcionamento, e decidiu retirá-lo para avaliar seu funcionamento. “No Hyundai Veracruz é necessário deixar a chave de ignição na posição intermediária 2 (Foto 14), para remover o comutador. Este procedimento também é necessário para a recolocação deste componente”, explica Leandro.

Abriu o comutador e identificou que as placas internas estavam gastas (Foto 15), provavelmente por falta de lubrificação das partes. As placas do comutador não permaneciam em suas posições fixas, provocando mau contato e enviando sinal de partida para o motor de arranque. O reparador também encontrou os apoios das placas (espécie de degraus) gastos, dentro da carcaça do comutador, causado pelo atrito (foto 16). Provavelmente por lubrificação insuficiente.

Foto 15 e 16

ATRASOU
Leandro ligou para a concessionária Hyundai CAOA SBC para comprar um novo comutador de partida, mas veio a surpresa do reparador: seria necessário encomendar a peça, que poderia chegar em até 10 dias. “Como explicar essa demora ao proprietário do carro? Ele não quer saber quanto tempo leva para eu receber a peça. Ele quer e precisa do veículo funcionando o quanto antes. Ele pode até pensar que eu, reparador, estou mentindo (pensando que eu não sou competente para encontrar o problema) e levar o carro em outra oficina, e eu perder o serviço. Tive a impressão de que a Hyundai não quer contribuir com o trabalho do reparador independente, indisponibilizando peças à pronta entrega”, lamenta Leandro. O carro ficou parado na oficina. Quatro dias e R$ 77,70 depois, o comutador (Foto 17) de partida chegou da concessionária e o reparador pode finalizar o trabalho.

TROCOU
O procedimento de instalação do comutador de partida no veículo é praticamente o mesmo ao da desmontagem.

1) Com uma mão, girar a chave na ignição no sentido horário e anti-horário... 18A) ...e com a outra, posicionar o comutador, até que a ponta da haste da ignição se encaixe corretamente na carcaça da chave comutadora. Deixar a chave na ignição ainda na posição intermediária 2;

2) Fixar o conector... 19A) ...e parafusar o comutador. Girar a chave da ignição e certificar de que o motor dará a partida. Desligue o veículo;

3) Parafusar o duto de ar, embaixo do painel;

4) Recolocar o acabamento plástico no entorno da ignição (miolo) (foto 21);

5) Encaixar o acabamento (imitação em madeira) (foto 22);

Foto 21 e 22

6) Conectar todos os terminais do chicote elétrico... 23A) ...à máscara inferior do painel;

7) Reposicionar e alinhar esta máscara pelo lado da caixa de fusíveis e da ignição (Foto 24);

8) Apertar os parafusos que fixam a máscara frontal inferior à lateral do painel (foto 25);

Foto 24 e 25

9) Recolocar a tampa que cobre a lateral do painel (foto 26);

10) Encaixar a borracha (guarnição) da porta (Foto 27);

Foto 26 e 27

11) Posicionar a tampa que cobre a central de fusíveis, sob os comandos dos faróis

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Consultor OB
Consultor OB
Motores Aspirados, Turbo e Híbridos: diferenças técnicas que todo mecânico precisa dominar
Consultor OB
Consultor OB
Sistema de recuperação dos vapores de combustível: funcionamento, diagnóstico e aplicações avançadas
Consultor OB
Consultor OB
Diagnóstico com esquema elétrico e osciloscópio: Como resolver falhas com precisão e aumentar a eficiência da oficina