Notícias
Vídeos
Comunidades Oficiais
Controil logo
Fras-le logo
Fremax logo
Nakata logo
Renault logo
Shell logo
Ultracar logo
Volkswagem logo

Diagnóstico e Manutenção do Sistema de Arrefecimento Automotivo - Parte 1


Os sistemas de arrefecimento são componentes críticos de qualquer veículo motorizado, bem como de muitas máquinas e equipamentos industriais

Por: Jordan Jovino - 15 de julho de 2024


O sistema de arrefecimento é projetado para controlar a temperatura do motor, impedindo que este superaqueça e garantindo que opere dentro de uma faixa de temperatura ideal. Este artigo oferece uma visão abrangente do sistema de arrefecimento, incluindo sua importância, componentes, problemas comuns e suas soluções, e práticas de manutenção preventiva. 


1. Motor a combustão Interna MCI – Máquina Térmica

O motor a combustão interna é uma máquina térmica. Máquinas térmicas são dispositivos que convertem energia térmica (calor) em energia mecânica (trabalho). No contexto de um motor a combustão interna, esse processo envolve a queima de um combustível (como gasolina, diesel ou etanol) em uma câmara de combustão fechada. A combustão do combustível produz gases quentes em expansão, que exercem pressão sobre os pistões do motor, movendo-os para cima e para baixo dentro dos cilindros.


A temperatura atingida dentro da câmara de combustão de um motor a combustão interna pode variar significativamente dependendo do tipo de motor (por exemplo, gasolina, diesel), da sua configuração, e das condições operacionais. No entanto, de modo geral, as temperaturas podem ser bastante altas. O processo de combustão produz uma grande diferença de temperatura entre os gases as paredes do cilindro bem como os demais componentes como cabeçote.



Uma imagem contendo no interior, objeto, garrafa, xícara

Descrição gerada automaticamente 


Em motores a gasolina, a temperatura na câmara de combustão durante a fase de combustão pode atingir aproximadamente 2.000 a 2.500 graus Celsius (3.632 a 4.532 graus Fahrenheit). Motores diesel, que operam com uma taxa de compressão mais alta e, portanto, geram mais calor, podem alcançar temperaturas ainda maiores na câmara de combustão, frequentemente chegando a cerca de 2.500 a 3.000 graus Celsius (4.532 a 5.432 graus Fahrenheit) em condições específicas de operação.


Gráfico, Gráfico de linhas

Descrição gerada automaticamente

 

É importante notar que essas temperaturas são instantâneas e ocorrem no ponto de combustão máxima, não sendo mantidas durante todo o ciclo operacional do motor. O sistema de arrefecimento do veículo desempenha um papel crucial na manutenção da temperatura do motor dentro de um intervalo seguro para operação, evitando o superaquecimento e permitindo que o motor funcione de forma eficiente e segura.


2. Introdução ao Sistema de Arrefecimento 

O sistema de arrefecimento tem a função primordial de remover o excesso de calor do motor. Isso é vital porque, durante a operação, o motor gera uma grande quantidade de calor devido à combustão interna. Sem um sistema de arrefecimento eficaz, o motor pode superaquecer, levando a falhas mecânicas graves, redução do desempenho e até danos irreparáveis. 

Se não houver uma troca entre a combustão do motor com o sistema de arrefecimento, os componentes mecânicos do motor podem atingir temperaturas iguais à temperatura média de ciclo do motor, entre 600°C a 800°C. 

Portanto o sistema de arrefecimento do motor é constituído de elementos eletromecânicos e hidráulicos que têm o objetivo de controlar a temperatura do motor.



Diagrama

Descrição gerada automaticamente 

 


2.1 Importância do Sistema de Arrefecimento 

A importância do sistema de arrefecimento reside em sua capacidade de manter o motor funcionando de forma eficiente e segura. Um motor que opera em uma temperatura ideal tem melhor desempenho, consome combustível de maneira mais eficiente e tem uma vida útil mais longa. Além disso, ajuda a evitar problemas como a pré-ignição e a detonação, que podem causar danos sérios ao motor.


public/img/noticias/Slide4.PNG-d686 

2.2 Perda de Energia Térmica devido a troca de calor 

Os motores de combustão interna (MCI) não são perfeitamente eficientes na conversão de energia térmica proveniente da combustão do combustível em energia mecânica útil. Uma parte significativa da energia é perdida durante o processo, e a troca de calor (ou dissipação de calor) é uma das principais vias de perda de energia. As perdas de energia em um motor de combustão interna podem ser classificadas em várias categorias, e a troca de calor com o ambiente externo é uma delas. 

A eficiência térmica de um motor de combustão interna é tipicamente medida pela eficiência de ciclo térmico, que é baseada no ciclo de Carnot. No entanto, na prática, a eficiência real dos motores MCI é bem menor. De maneira geral, as perdas de energia em um motor a combustão interna podem ser distribuídas aproximadamente da seguinte forma: 


  • 30-40% da energia é convertida em trabalho útil (ou seja, energia mecânica que impulsiona o veículo). 

  • 30-40% da energia é perdida para o sistema de arrefecimento e para o ar ao redor do motor através da dissipação de calor. 

  • 20-25% da energia é perdida com os gases de escape. 

  • 5-10% da energia é perdida devido ao atrito interno do motor e a outros fatores, como bombeamento e acessórios do motor.

  •  


    Esses valores podem variar dependendo do tipo específico do motor (por exemplo, gasolina, diesel), do seu design, da condição de operação (como carga e velocidade do motor), e da tecnologia de emissões utilizada. 

    Portanto, pode-se estimar que aproximadamente 30-40% da energia total no combustível é perdida através da troca de calor com o ambiente e pelo sistema de arrefecimento em um motor de combustão interna típico. Esta é uma área significativa de perda de eficiência e é por isso que o desenvolvimento de motores mais eficientes continua a ser um campo de pesquisa e desenvolvimento ativo, buscando formas de reduzir essas perdas de calor e aumentar a eficiência global do motor.


    public/img/noticias/Slide5.PNG-b1c9 

    2.3 Melhor temperatura de funcionamento do motor 

    A melhor temperatura de funcionamento de um motor de combustão interna varia dependendo do design do motor e das especificações do fabricante, mas, de modo geral, situa-se na faixa de 90°C a 105°C (194°F a 221°F). Esta faixa de temperatura é considerada ideal por várias razões:


    • Eficiência da Combustão: A essa temperatura, a mistura ar-combustível queima de maneira mais eficiente, maximizando a potência e minimizando o consumo de combustível. 


    • Lubrificação Adequada: O óleo do motor funciona de maneira ótima nessa faixa de temperatura, proporcionando lubrificação eficaz às partes móveis do motor. Se o motor estiver muito frio, o óleo pode se tornar muito viscoso, dificultando a circulação. Se estiver muito quente, o óleo pode se tornar muito fino, perdendo sua capacidade de lubrificar adequadamente. 


    • Redução de Emissões: Motores que operam dentro desta faixa de temperatura tendem a produzir menos emissões nocivas. Isso ocorre porque a eficiência da combustão reduz a quantidade de combustível não queimado e minimiza a formação de certos poluentes. 


    • Prevenção da Condensação: Operar o motor nesta temperatura ajuda a prevenir a formação de condensação e ácido dentro do sistema de escape e do motor, que pode causar corrosão. 


    • Evaporação de Contaminantes: A temperatura de operação permite que a água e outros contaminantes sejam evaporados do óleo do motor, impedindo a formação de lama e ácido que podem danificar o motor.


    public/img/noticias/Slide6.PNG-7d11 

    3. Componentes do Sistema de Arrefecimento 

    O sistema de arrefecimento é composto por vários componentes-chave, incluindo: 

        3.1 Radiador: Dissipa o calor do líquido de arrefecimento para o ar exterior. 


    public/img/noticias/Slide7.PNG-6d1c 

    A função principal do radiador em um sistema de arrefecimento de um motor de combustão interna é dissipar o calor para o ambiente externo, ajudando a manter a temperatura do motor dentro de uma faixa operacional segura. O radiador é uma peça-chave na gestão da temperatura do motor, garantindo que ele não superaqueça enquanto opera.


    Quando o motor está funcionando, ele gera uma grande quantidade de calor devido à combustão do combustível. Esse calor precisa ser controlado e removido eficientemente para evitar danos ao motor, perda de desempenho, ou falhas. Aqui está como o radiador desempenha sua função:


    • Transferência de Calor: O líquido de arrefecimento absorve o calor do motor e o transporta até o radiador.


    • Dissipação de Calor: No radiador, o líquido de arrefecimento circula através de tubos finos, maximizando a área de superfície para a troca de calor. Aletas metálicas conectadas a esses tubos ajudam a aumentar a área de superfície ainda mais, promovendo a transferência de calor para o ar.


    • Refrigeração do Líquido: À medida que o ar passa através do radiador (auxiliado pela ventoinha de arrefecimento, especialmente em baixas velocidades ou quando o veículo está parado), ele absorve o calor do líquido de arrefecimento, reduzindo a temperatura deste líquido.


    • Ciclo Contínuo: O líquido de arrefecimento resfriado então retorna ao motor para absorver mais calor, reiniciando o ciclo. 


  • Portanto, o radiador é essencial para a manutenção da temperatura operacional do motor, protegendo-o contra o superaquecimento e garantindo sua longevidade e eficiência. 

     

    3.2 Bomba d'água: Circula o líquido de arrefecimento através do motor e do radiador.


    public/img/noticias/Slide8.PNG-1687 

    A bomba d'água, ou bomba de água, desempenha um papel crucial no sistema de arrefecimento de um motor de combustão interna. Sua função principal é circular o líquido de arrefecimento através do motor, do radiador e dos demais componentes do sistema de arrefecimento. Aqui está uma descrição detalhada de como a bomba d'água funciona e por que é tão importante:


    • Circulação do Líquido de Arrefecimento: Quando o motor está operando, a bomba d'água impulsiona o líquido de arrefecimento para fluir através das passagens internas do motor, onde ele absorve o calor gerado pela combustão. Este líquido de arrefecimento aquecido é então forçado a sair do motor em direção ao radiador.


    • Transferência de Calor no Radiador: No radiador, o líquido de arrefecimento libera o calor para o ambiente externo. Depois de resfriado, o líquido é recirculado de volta ao motor pela bomba d'água, permitindo que o ciclo de arrefecimento continue.


    • Manutenção da Temperatura Operacional: Ao circular o líquido de arrefecimento, a bomba d'água ajuda a manter a temperatura do motor dentro de uma faixa operacional ideal. Isso é crucial para evitar o superaquecimento do motor, garantindo um desempenho eficiente e protegendo contra danos relacionados ao calor.


    • Eficiência e Longevidade do Motor: Um sistema de arrefecimento eficaz, auxiliado pela bomba d'água, prolonga a vida útil do motor ao evitar condições extremas de temperatura que podem levar a falhas mecânicas, desgaste acelerado e outros problemas sérios.


    • Termostato: Regula o fluxo do líquido de arrefecimento, mantendo a temperatura ideal do motor. 



     Continua na próxima edição, não perca!