Notícias
Vídeos

Como solucionar o problema na coluna de direção elétrica que equipa modelos Kia e Hyundai


Conheça a causa e a solução para eliminar o barulho na coluna de direção de modelos como Soul, i30, Veloster, Elantra e ix35 que utilizam sistema de direção elétrica

Por: Alexsandro Rodrigo Mercadante - 20 de agosto de 2020

Hoje vamos falar sobre um barulho e uma folga na direção de veículos que utilizam direção elétrica, temos alguns modelos no mercado em que este problema de barulho é mais frequente, são os modelos das montadoras  Kia e Hyundai (Kia Soul, i30, Veloster, Elantra e ix35);

Existe um componente de borracha que trabalha entre o motor elétrico e o conjunto de redução da coluna de direção, que tem por função evitar o atrito entre as partes metálicas e reduzir barulho, trazendo conforto para o motorista.

Este componente de borracha (foto 1), que tem o nome de ‘ACOPLAMENTO FLEXÍVEL ENGRENAGEM’, exerce a função de separar as engrenagens metálicas, evitando desgaste prematuro do conjunto. 

OS SINTOMAS DO PROBLEMA

Quando o motorista pega trânsito frequente e com alta intensidade de manobras, este componente sofre bastante desgaste pelo constate atrito a que é submetido.

Com este uso agressivo no transito caótico que enfrentamos hoje em dia, os veículos citados acima começam a apresentar este problema por volta de 30.000 a 80.000 km rodados, quando começam a surgir barulhos ao esterçar o volante da direção e junto com o barulho começa também a folga, que chega a incomodar e dificultar a dirigibilidade para conduzir o veículo.

Ao sentir barulho e folga na direção, deve-se procurar uma oficina capacitada para resolver o quanto antes este problema.

PROCEDIMENTO DE REPARO

Passo 1: para este reparo vamos precisar de algumas ferramentas (foto 2).

1 – catraca de ½; 2 -  catraca de ¼; 3 – soquete 22mm; 4 – soquete 12mm longo; 5 – soquete tork T25; 6 – soquete tork T20; 7 – soquete tork T50; 8 – soquete ¼ de 13mm; 9 – chave 10mm combinada; 10 – chave 12mm combinada; 11 – chave de fenda; 12 – chave Philips; 13 – clave L tork T40; 14 – chave L de 10mm; 15 – alicate de trava 

Passo 2: desligue a bateria (foto 3 e 4) e espere por 15 minutos para começar a desmontagem .

Passo 3: solte os parafusos laterais do volante (foto 5) com o auxílio da chave L tork T40 e depois de solto introduza o imã para facilitar a retirada dos parafusos (foto 6).

    

Passo 4: afaste a bolsa do air bag (foto 7) e desconecte os fios (foto 8), após retirar a bolsa do air bag solte o parafuso que fixa o volante à coluna de direção (foto 9).

 Passo 5: ao remover o volante retire o acabamento da coluna (fotos 10 e 11) e em seguida retire a cinta do air bag, tomando cuidado para não girá-la, pois pode vir a danificar a mesma. Prenda com uma fita para que ela fique fixa (foto 12), evitando com que ela vire (foto 13) e estrague a fita.

Passo 6: retire o acabamento inferior do painel (fotos 14, 15, 16 e 17).

Passo 7: agora retire o difusor de ar inferior da coluna de direção utilizando uma chave 10mm combinada (fotos 18 e 19).

Passo 8: remova os conectores elétricos acoplados à coluna de direção (foto 20), retirando com auxílio da chave de fenda as duas alavancas de seta (foto 21) e de limpador do para-brisa (foto 22), e em seguida solte a junção que une a coluna à caixa de direção com a chave de 12mm combinada (fotos 23 e 24).

 Passo 9: retire os dois parafusos e as duas porcas de 12mm que fixam a coluna na estrutura do painel (fotos 25 e 26) com o soquete de 12mm longo , ao soltar retire a coluna do carro e leve para a bancada (foto 27) para o desmonte da coluna elétrica .

Passo 10: solte a chapa de regulagem da altura e distância do volante (fotos 28 e 29).

Passo 11: retire o módulo de controle de ângulo da coluna (fotos 30 e 31).

Passo 12: solte a capa da coluna (foto 32) e remova ela totalmente (foto 33), em seguida solte o terminal elétrico ligado ao sensor de ângulo (foto 34).

Passo 13: solte o motor elétrico e o remova para ter acesso à bucha danificada (foto 35).

Passo 14: retire os resíduos da bucha velha, limpando completamente o local para aplicar a bucha nova (fotos 36, 37 e 38).

Passo 15: após limpar as partes introduza a bucha nova (foto 39) e remonte novamente, seguindo o sentido inverso da desmontagem (fotos 40 e 41).

Passo 16: após a montagem da coluna (foto 42) instale no veículo novamente.

Passo 17: com a ajuda de um scanner verifique se o alinhamento das rodas confere com o alinhamento do volante (foto 43), e se houver necessidade faça a readaptação da coluna de direção.

 

PEÇA DE REPOSIÇÂO

Esta pequena bucha pode ser encontrada em lojas especializadas KIA e HYUNDAI, na internet (loja virtual de peças) ou ainda na Miki Motors Imports.

CONCLUSÃO

Todos os procedimentos de desmontagem e montagem exigem bastante cuidado e atenção, pois existem muitas peças sensíveis envolvidas nos procedimentos que podem ser danificadas.

E ATENÇÃO: este serviço deve ser executado por um profissional capacitado e experiente, que tenha pleno conhecimento do procedimento, pois uma simples bucha pode se tornar um grande problema, sem contar que há risco de acidentes no manuseio de itens como a bolsa de air bag.

 Fica aqui mais uma dica e orientação da oficina Miki Motors Imports (www.mikimotors.com.br) para os leitores e amigos reparadores.