Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Caso de estudo
Veículo Gol 1.0 12V MPI TotalFlex 3 Cil. 82cv GVII de 2016 a 2018 - ME 17.5.24 – CSEA apresenta o código e falhas P001000 referente ao circuito aberto do atuador de posição do eixo comando de admissão, conforme exibe a figura abaixo:
O reparador Gabriel que entrou em contato com o suporte informou que fez a captura do sincronismo virtual para ver se o veículo estava fora de sincronismo.
Ao comparar com as ondas de referência desse veículo com o manual OSCI do SIMPLO, constatou que o veículo estava em perfeito funcionamento.
O próximo teste realizado pelo reparador foi verificar o sinal de comando do VVT, realizando a captura com 2 canais, o verde direto no atuador e o amarelo conector da central.
Ao receber a imagem, a equipe do suporte técnico comparou com a onda de referência presente no manual OSCI e identificou rapidamente que havia um problema no sinal de controle do atuador, pois no veículo o valor de tensão apresentado no osciloscópio era de aproximadamente 2 volts, o correto seria o valor de tensão da bateria que no caso da onda de referência era de 14 volts.
Após identificar esse defeito solicitamos ao reparador a verificação da alimentação do atuador do VVT. Utilizando esquema elétrico o técnico fez o teste e enviou o resultado da medição, conforme mostra a figura abaixo: