Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
  1. Home
  2. /
  3. Consultor OB
  4. /
  5. A saga do C4 Pallas: Substituição das correias não é tarefa das mais simples - Parte 2

A saga do C4 Pallas: Substituição das correias não é tarefa das mais simples - Parte 2


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
15 de maio de 2013

Relembrando: na edição de abril, você leu que o veículo C4 Pallas 2.0 16V  Flex modelo 2010/2011, chegou à oficina com 57657 quilômetros rodados e o aviso de anomalia antipoluição aceso no painel (confira o passo a passo da manutenção na edição 266, no site www.oficinabrasil.com.br). 

Com a falha resolvida, o reparador William sugeriu ao cliente que fosse feita a troca da correia dentada de forma preventiva, pois segundo recomendação da montadora Citroën, a troca da correia dentada deve ser efetuada aos 70.000km. O técnico também recomendou que correia de acessórios, bomba d’água e polia do virabrequim fossem substituídos. 

Sabiamente, William convenceu o cliente que concordou com a reparação. “A manutenção preventiva é a forma mais segura e econômica de cuidar do carro. Uma correia dentada desgastada pode causar sérios danos ao motor”, comentou o reparador. William provou que sua intuição estava certa, veja adiante o que ele encontrou.

O reparador também ressaltou que realizar a substituição da correia dentada não é uma tarefa simples, pois o espaço para trabalhar é reduzido, tanto no cofre do motor, quanto nos demais itens. Acompanhe o passo a passo do reparo:

PROCEDIMENTO

  1. Remova as travas e os parafusos que fixam o protetor de cárter ao veículo; (Fotos 1, 1A e 1B)
  2. Desparafuse a roda direita do veículo para facilitar o acesso aos componentes nessa região, como por exemplo, o parafuso do virabrequim; (Foto 2)
  3. Retire todas as travas que fixam o protetor plástico que protege o motor de detritos provenientes da roda do veículo; (Fotos 3, 3A, 3B e 3C)
  4. Remova o protetor plástico; (Fotos 4 e 4A)
  5. Neste tensionador existe uma cavidade quadrada para encaixar uma ferramenta especial que pode ser um parafuso sextavado torneado em forma quadrada. Com a  chave correspondente (neste caso uma combinada), mova o conjunto até travá-lo. Caso haja dificuldade em acertar a furação para travar o comando e o virabrequim, vire o motor até que estes pontos possam coincidir; (Fotos 5 e 5A)
  6. Remova a correia de acessórios; (Foto 6)
  7. Posicione um macaco hidráulico logo abaixo do motor do veículo, para segurá-lo na posição desejada, a fim de procedermos com a retirada do coxim direito; 
  8. Retire os parafusos do coxim direito do motor e remova-o; (Fotos 7, 7A e 7B)
  9. Remova o reservatório de partida a frio; (Fotos 8 e 8A)
  10. Com uma chave Allen, remova os parafusos que fixam a capa protetora superior da correia dentada; (Fotos 9 e 9A)
  11. Agora com a correia à mostra, devemos utilizar duas ferramentas para travar o comando de válvulas e uma para travar o virabrequim (Foto 10). O acesso para travamento do comando é relativamente simples (Fotos 10A e 10B). Porém, a utilizada para travar o virabrequim é acessada através de uma janela existente atrás do motor (lado do bloco voltado para a parede corta-fogo da carroceria), onde até o acesso para as mãos é dificultado (Foto 10C);
  12. Agora, com o auxílio de uma parafusadeira/desparafusadeira pneumática, solte o parafuso que fixa a polia do virabrequim; (Foto 11)
  13. Remova os parafusos que fixam a proteção plástica inferior da correia dentada; (Foto 12)
  14. Com a correia agora livre, utilize a chave correspondente para afrouxar o parafuso do esticador da correia dentada; (Foto 13)
  15. Remova o esticador (Foto 14), para deixar a correia dentada livre e remova-a.

DETALHE: Neste ponto, verificamos que a correia dentada, mesmo tendo sido trocada com aproximadamente 3.000km antecipados à recomendação do fabricante, veio em uma boa hora. Os dentes da correia e sua estrutura apresentavam ressecamento do material e relativo arredondamento dos dentes. (Foto 15)

 BOMBA D’ÁGUA

Agora, na sequência das manutenções realizadas no veículo, procederemos com a remoção da bomba d’água deste motor. Para tal, prossiga:

  1. Posicione um recipiente embaixo do veículo para coletar o líquido de arrefecimento que vazará assim que afrouxados os parafusos da bomba d’água;
  2. Remova os parafusos (Foto 16) e prisioneiros (Foto 16A) que fixam a bomba d’água;
  3. Aguarde terminar de escorrer o líquido de arrefecimento. (Fotos 17 e 17A)
  4. Remova a bomba d’água. (Fotos 18 e 18A)

Agora, substitua a bomba d’água antiga pela nova (Foto 19), e para a montagem (Foto 20), prossiga com os passos acima de 4) a 1).

MONTAGEM DAS CORREIAS

  1. Instale o novo esticador (Foto 20) e posicione a nova correia dentada, conforme imagem (Foto 21);
  2. Monte a polia (pode ser a antiga mesmo) (Foto 22) e retire as travas do comando (Foto 23) e do virabrequim (Foto 24). Depois de feito, dê duas voltas no motor e reinstale as travas. Se elas coincidirem normalmente com o furo (Foto 25), significa que o ponto está correto;
  3. Retire a polia (Foto 26) novamente e fixe a capa protetora inferior da correia dentada (Foto 27);
  4. Instale a nova polia (Foto 28);
  5. Agora, pegue a correia de acessórios e posicione-a com o sentido de leitura voltado para você e instale-a (Fotos 29 e 29A);
  6. Instale o novo esticador da correia de acessórios e, em seguida, solte a trava, dessa maneira, a correia será tensionada (Foto 30);
  7. Proceda agora com a montagem da capa protetora superior da correia dentada (Foto 31);
  8. Fixe o reservatório de partida a frio em sua sede novamente (Fotos 32, 32A e 32B)
  9. Posicione o coxim do motor novamente em sua sede e parafuse-o (Fotos 33, 33A e 33B).

BOMBA D’ÁGUA

Prosseguindo com as manutenções realizadas no veículo, agora seguiremos com o procedimento de substituição da válvula termostática.

  1. Solte a presilha que fixa a mangueira à entrada da válvula termostática; (Foto 34)
  2. Desparafuse a válvula termostática antiga e fixe a nova; (Fotos 35, 35A e 35B)
  3. Na saída da válvula termostática há uma mangueira que segue até a parede corta fogo do motor, ao lado do servofreio, e nesta há um pino rosqueado (Fotos 36 e 36A), semelhante àqueles utilizados na válvula dos pneus. Remova-o;
  4. Na lateral do bloco, logo atrás da válvula termostática, há outro pino igual, porém de coloração azul. Remova-o também; (Foto 37 e 37A)
  5. Agora, comece a abastecer o reservatório do líquido de arrefecimento com aditivo concentrado diluído na proporção uma parte de aditivo para três de água. Abasteça o reservatório até que saia o líquido azulado pelos parafusos de dreno que permaneceram abertos, indicando que todo o resíduo do líquido anterior já tenha saído do sistema do veículo e em seguida, tampe-os; (Foto 38)

FILTRO ANTIPÓLEN

Finalizando esta etapa da manutenção, o reparador Willian ainda efetuou a troca do filtro antipólen do ar condicionado do veículo. Para substituí-lo:

  1. Solte os grampos que fixam o revestimento corta fogo abaixo da “grelha” dos limpadores, no lado esquerdo do cofre; (Foto 39)
  2. Retire o filtro antigo e coloque o novo em seu lugar. (Foto 40)
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Consultor OB
Consultor OB
Detalhes técnicos do motor FPT 2.0 turbodiesel 16V Multijet II que equipam os modelos Renegade e Toro
Consultor OB
Consultor OB
Competência e equipamentos são aliados necessários para executar um serviço eficaz
Consultor OB
Consultor OB
Motores aspirados, turbo e híbridos: Um guia técnico para mecânicos