Notícias
Vídeos

A saga do C4 Pallas chega ao fim. Mostraremos o que mais foi feito de manutenção no modelo


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Por: Da Redação - 15 de junho de 2013

No mês de abril, edição 266, os leitores puderam conferir a primeira parte da manutenção de um C4 Pallas 2.0 16V Flex modelo 2010/2011 com 57.657km. O carro havia chegado à oficina Flafersa com o aviso de anomalia antipoluição aceso no painel e o passo a passo realizado pelo reparador William nascimento para resolver a falha pode ser conferido em www.oficinabrasil.com.br.

Já na edição de maio, mostramos que após resolver o caso, o reparador sugeriu ao proprietário do veículo que, preventivamente, trocasse a correia dentada, de acessórios, bomba d’agua e polia do virabrequim. Isto porque já estava se aproximando o prazo indicado pela montadora para substituí-las com 70.000km. Passo a passo da troca da correia dentada pode ser visto no site do Jornal Oficina Brasil.

O proprietário que concordou com a troca, teve uma surpresa: a correia dentada que mesmo sendo trocada com 3.000km antecipados, apresentava ressecamento do material e considerável arredondamento dos dentes. Willian provou que reparadores devem sempre indicar aos seus clientes que façam manutenção preventiva, afinal é uma forma inteligente, segura e econômica de cuidar do carro.

Agora na última parte da manutenção do C4 Pallas, acompanhe o reparador William Nascimento na substituição das buchas da barra estabilizadora, além das bieletas e pastilhas.

Passo a passo

BIELETAS: DESMONTAGEM

 Para prosseguirmos com o procedimento de desmontagem das bieletas do referido veículo, siga este passo a passo:

  1. Remova a calota (Foto 1) protetora dos parafusos de fixação da roda
  2. Desparafuse as rodas e remova-as; (Foto 2) 
  3. Afrouxe a porca de fixação superior da bieleta; (Foto 3)
  4. Repita o procedimento na porca inferior; (Foto 4)
  5. Agora com duas chaves, segure o chanfro interno com a chave menor e com a maior, remova a porca de fixação da bieleta; (Foto 5)
  6. Repita o procedimento na parte inferior da bieleta; (Foto 6, 6A e 6B – detalhe da bieleta removida) - IMPORTANTE: Repita o procedimento de remoção na outra extremidade da suspensão, a fim de remover a bieleta do lado direito.
  7. Posicione a bieleta no ponto de fixação superior e fixe a porca de fixação. Não fixe a parte inferior desta devido a posterior remoção das buchas da barra de torção; (Foto 7 e 7A) -IMPORTANTE: Repita o procedimento de fixação na bieleta do lado direito.

BUCHAS DA BARRA

- Agora, na sequência desta montagem, realizaremos a substituição das buchas da barra de torção. Para tal, siga:

  1. Solte os dois mancais que fixam a barra à carroceria do veículo; (Foto 8, 8A, 8B, 8C e 8D)
  2. Agora com os mancais soltos, desloque lateralmente a barra juntamente com as buchas; (Fotos 9 e 9A)
  3. Retire a barra juntamente com as buchas; (Foto 10) - DETALHE: Na imagem abaixo (Foto 11) vemos o detalhe da marca causada na barra devido a esta ter corrido lateralmente e estar esbarrando no quadro da suspensão (devido a perda de eficiência das buchas).
  4. Posicione as novas buchas em suas sedes na barra; (Foto 12)
  5. Instale a barra de torção atentando para posicionar as buchas em suas respectivas posições dentro dos mancais; (Foto 13)
  6. Posicionem as pontas da barra próxima as pontas das bieletas e parafuse os mancais; (Fotos 14, 14A e 14B)
  7. Fixe a extremidade inferior das bieletas às pontas das barras; (Fotos 15 e 15A)

PASTILHAS

- Como última etapa do processo de manutenção deste veículo, mostraremos o passo a passo de substituição das pastilhas de freio. Vamos a eles:
  1. Desparafuse o parafuso de fixação da pinça de freio; (Foto 16)
  2. Abra o conjunto para liberar o acesso às pastilhas; (Foto 17)
  3. Com o auxílio de ferramentas, comprima o pistão de acionamento das pastilhas para posteriormente, no ato da montagem, seja possível a montagem das pastilhas; (Foto 18)
  4. Remova as pastilhas antigas e suas respectivas travas e, em seguida, coloque as travas novas que acompanham o jogo de pastilhas a ser colocado; (Fotos 19, 19A, 19B e 19C)
  5. Monte as novas pastilhas nas travas correspondentes; (Foto 20)
  6. Feche o conjunto e aperte o parafuso que trava o êmbolo que aciona as pastilhas; (Fotos 21, 21A e 21B)
  7. Recoloque a proteção plástica interna ao para-lama do veículo e fixe-a; (Fotos 22 e 22A)
  8. Parafuse as rodas em seus respectivos eixos. (Foto 23)