O pequeno notável passou no teste de oficina e apresentou problemas fáceis de reparar, relacionados principalmente à manutenção preventiva
O Audi 50 lançado na Europa em 1974 pode ser considerado como o precursor do Volkswagen Polo, pois a essência de projeto era semelhante à atual, a valorizar as dimensões externas compactas, conforto e praticidade. O primeiro motor a equipá-lo foi o de 1.1 litro de 50 cv na versão LS e 60 cv na luxuosa GL (dotada de maior taxa de compressão).
A versão avaliada na Vicam Centro Automotivo é a de 1.6 litro 8 válvulas a gasolina ano 2002 modelo 2003 com 95.946 km rodados
Na época para a categoria de carros compactos ele estava à frente e ofereceu status superior devido à alta qualidade dos equipamentos internos, como os mostradores do painel, o acabamento das portas, luzes de segurança, entre outros. Logo no ano seguinte (1975) a Volkswagen lançou no mercado o Polo, que nada mais era que o mesmo Audi 50, porém menos equipado e de custo mais acessível. Em 1978 a Audi tirou o 50 de linha e a partir de então as vendas do Polo dispararam. Na Europa o Polo seria o veículo equivalente ao nosso Gol.
No Brasil, o primeiro Polo a ser comercializado foi o Classic, em 1997. Era a derivação sedan do modelo Europeu, porém o nosso vinha da Argentina. Em 2002, saiu de linha para dar lugar a então 2ª e nova geração nacional (6ª européia), dos faróis duplos redondos, idem a avaliada que fora produzida em 2002 como modelo 2003.
Motor simples de trabalhar
Em 2007 o veículo recebeu um face-lift (leves mudanças estéticas), tais como os novos faróis, parachoques, lanternas e detalhes internos de acabamento.
As motorizações disponíveis no Brasil foram a 1.0 16v gasolina, 1.6 8v gasolina (idem a avaliada), 1.6 8v Total Flex (bi-combustível), 2.0 8v gasolina e 2.0 8v Total Flex (versão esportiva GT).
Impressões
O Polo pode ser considerado esteticamente como um veículo de design “arroz e feijão”, ou seja, a sobriedade e o básico predominam nos contornos das linhas, assim como no acabamento, com exceção da linha GT, de apelo esportivo. Esta “falta de graça” acaba logo após a primeira volta no quarteirão, pois o veículo surpreende pela ergonomia, conforto, agilidade e prazer ao dirigir. Não tem como ficar indiferente ao comportamento dinâmico do carro. É uma delícia de dirigi-lo e ponto final! Esta é uma enorme razão para o adquirí-lo, pois se nos prendermos somente pelo design é o mesmo “que ver cara, e não ver coração”.
O motor 1.6 8v a gasolina em união a transmissão manual de cinco velocidades a frente mais a marcha a ré entregam enorme agilidade em utilização urbana, com alto torque disponível a pouco mais de 2.000 rpm’s. Como a unidade avaliada havia recebido pouco tempo atrás manutenção preventiva no sistema de alimentação e injeção, o comportamento foi perfeito, isento de falhas, tanto na aceleração, como em retomadas.
Ao frear foi possível sentir que havia na parte dianteira um deslocamento anormal do conjunto suspensão, como se as buchas de bandeja estivessem com elasticidade acima do tolerável.
Alguns ruídos no acabamento da porta do motorista também foram ouvidos ao transpassar pisos irregulares.
Check List
Ao aplicá-lo no Polo 1.6 gasolina ano 2002 modelo 2003 com 95.946 km rodados, pudemos verificar que o extintor de incêndio ainda era o original do veículo, vencido há seis anos; o freio de estacionamento além de apresentar funcionamento áspero, estava desregulado; o motor apresentara um inicial vazamento de óleo na parte inferior proveniente da junta do anti-chama; o ar condicionado estava inoperante (sem potência para gelar); o líquido de arrefecimento estava com o nível baixo e com vazamento. Por último constatamos folgas nos pivôs inferiores.
O Check List acusou deficiências facilmente reparáveis
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O Check List está disponível gratuitamente para download no site www.oficinabrasil.com.br/Agenda-do-Carro/Agenda-do-Carro/agenda-do-carro.html
Motor
Existem muitas unidades do Polo equipadas com o motor 1.6 8v a gasolina que freqüentam as oficinas independentes. Há também algumas poucas unidades com o 1.0 16v a gasolina, derivado do Gol. No mercado este modelo é o menos procurado. Quanto ao 1.6, os 101 cv a 5.500 rpm’s e 14,3 kgfm de torque a 3.250 rpm’s o deixa incrivelmente prazeroso de conduzir.
Motor “lavado” de óleo por baixo: Vazamento vinha da região entre o bloco e anti-chama
A bobina do Polo queima com facilidade e uma limpeza preventiva nos olhais de contato/aterramento, aliada a conferencia do aperto pode ajudar na longevidade da peça
CO (Máximo de 1%) Diluição (Ideal 13 a 15%) HC (Máximo de 700 PPM)
Marcha lenta 0,04 14,4% 28 PPM
2.500 rpm 0,01 14,7% 18 PPM
Para a manutenção os conselheiros do jornal comentam que a bobina de ignição queima com facilidade, sendo que é possível adquiri-la de marcas importadas, porém de qualidade duvidosa. Uma das possíveis causas da baixa vida útil é a de que o próprio olhal de aperto da bobina, aonde o parafuso é inserido, serve de aterramento, e caso haja isolamento entre ambos (por sujeira ou falta de aperto), haverá mal contato, a prejudicar o funcionamento e consequentemente diminuir a vida útil. Portanto, dê preferência à bobina original Volkswagen.
Outro item que ocasiona confusão e “saia justa” junto ao cliente é a carcaça da válvula termostática. Segundo o Conselho Editorial, esta peça é dividida em dois blocos e geralmente apenas o de cima apresenta vazamentos. Mesmo ele sendo comercializado separadamente, adquira os dois, pois o novo nem sempre permite o perfeito assentamento junto do antigo, que está ressecado e propenso a vazamentos e rachaduras, principalmente quando for torquear o novo bloco. Reserve atenção especial ao aditivo do sistema de arrefecimento, que necessita a utilização de base orgânica.
O veículo apresentou vazamento de líquido de arrefecimento. Após uma minuciosa procura, identificamos que a união entre as mangueiras e as tubulações estavam deficientes e mal posicionadas. O líquido de arrefecimento deverá ser composto de aditivação orgânica na proporção 40% aditivo e 60% água desmineralizada. Atenção aos altos preços dos aditivos praticados por concessionárias neste caso.
Ao erguer o veículo no elevador pudemos constatar o principal problema apresentado: um considerável vazamento de óleo de motor. Este fora fácil de resolver, sendo que a união entre o anti-chama e o bloco estava a precisar de nova junta. O item foi encontrado apenas na rede de concessionárias da marca.
Os freios apresentaram perfeito funcionamento
Análise de gases
No teste de emissão de gases poluentes, com 100% de gasolina no tanque o Volkswagen Polo foi aprovado. Os valores apresentados estão abaixo do exigido pela legislação atual, que é de 700 PPM (partes por milhão) de HC (Hidrocarbonetos/combustível não queimado) e 1% de CO (monóxido de carbono).
Obs: A diluição indica se há vazamentos pelo sistema de escapamento. Quanto mais próximo de zero, significa que há pouca estanqueidade do sistema de escape, ou seja, há fuga de gases. O ideal é que a porcentagem fique entre 13 a 15 pontos.
Transmissão
O modelo avaliado é equipado com transmissão manual de cinco velocidades à frente, mais a marcha à ré. Os engates mostraram-se precisos, superando o Gol neste quesito. Chega a ser divertido a troca de marchas, principalmente quando feita rapidamente.
Nenhuma avaria fora detectada, assim como a existência de vazamentos. No mercado existem rumores de que as transmissões utilizadas nos Polos produzidos entre 2002 e 2003 são sensivelmente mais curtas. No teste o acerto estava de bom agrado.
Suspensão e direção
Aqui está o ponto fraco do Polo. Todos os integrantes do Conselho Editorial foram unânimes quando tocado o assunto. O grande problema fica por conta da baixa resistência das buchas da suspensão dianteira, que permitem um excessivo deslocamento longitudinal do veículo quando freado. A durabilidade acaba por ser comprometida.
Dica: É possível adquirir as buchas da suspensão separadamente da bandeja na rede de concessionárias Volkswagen, porém este veículo apresenta restrições para este tipo de reparo, pois o olhal aonde as buchas ficam alojadas deforma-se no momento da retirada da antiga. Desta maneira cria-se folga em entre a bandeja e a nova bucha, comprometendo o funcionamento e segurança da suspensão.
Os pivôs inferiores das bandejas apresentaram folga excessiva.
Ao contrário do conjunto dianteiro, a suspensão traseira, equipada com rodas semi-independentes mostrou-se em perfeitas condições de conservação.
Ao rodar por ruas e avenidas, o Polo apesar de ser um pouco “durinho”, possui conforto acima da média dos veículos mais acessíveis da marca.
O sistema de direção não apresentou nenhuma avaria.
Freios e undercar
Os freios mostraram-se eficientes, porém um par de discos na traseira seria bem vidos. Nenhuma avaria fora encontrada, assim como o sistema de escapamento e assoalho.
Habitáculo
Ao adentrar ao Polo percebemos que a essência da marca está presente, porém com um toque maior de conforto e design dos componentes. Por se tratar de um projeto originalmente Europeu, o visual não poderia fugir deste princípio.
Avaliação de Mercado
Nas revendas paulistas é um veaículo com muita oferta. A procura é razoável e em sua maioria por pessoas que procuram uma alternativa ao Gol. Ele apresenta uma venda fácil e não demora muito na loja, mas também não sai tão rápido quanto o Gol. Em relação ao último mês, desvalorizou -0,75%. Nos últimos 12 meses desvalorizou -16,01%.
Fonte: SINDIAUTO/ASSOVESP
Direto do Paredão, a opinião de outros reparadores
Do novo Polo eu só tenho que elogiar. Tem um excelente motor, mas não gosto muito do sistema de acelerador que apresenta uma pequena perda de tempo nas retomadas. Em termos de conforto e conveniência é tudo de bom.
Wagner Augusto da Silva
Integrante do fórum na internet do jornal Oficina Brasil
Dicas do conselho
André: Muito cuidado ao trocar a bateria, pois este procedimento poderá ocasionar a queima da ECU caso haja o contato entre o pólo positivo da bateria a sua respectiva carcaça (através da chave “L” ou outra parecida).
André e Edurado: Em algumas situações o Polo Total Flex poderá perder os parâmetros da injeção eletrônica “A/F”, ou seja, não consegue identificar qual a proporção da mistura contida no tanque de combustível. Este problema poderá ocorrer caso o proprietário do veículo o abasteça e em menos de cinco minutos após sair do posto, chegue em casa ou simplesmente tenha que desligar o motor. Assim o módulo que acabara de reconhecer uma nova entrada de combustível no tanque devido à subida do ponteiro, não terá tempo suficiente para identificar “o que está sendo queimado”.
Aleksandro: Mantenha o Polo sempre com a direção alinhada, para evitar esforço excessivo em cima dos articuladores do sistema de direção. A minha sugestão é que a cada 5.000km seja feita uma conferência dos valores da geometria da direção e suspensão.
Amauri: Tive em minha oficina a incidência de dois Polos que apresentaram a quebra do “focinho” do motor de partida. Ao procurar a peça na rede autorizada, constatei que era possível comprá-la separada do restante do motor, porém ninguém a tinha em estoque. Fui obrigado a adquirir o motor de partida completo, pois o cliente não podia esperar.
O filtro de ar é terrível para a substituição. Para acessá-lo é preciso além de remover a tampa plástica que cobre o motor, os diversos parafusos que fixam a tampa plástica “oculta”.
Claudio Cobeio: Tenho vários clientes com este tipo de veículo, sendo que um chegou a ultrapassar a barreira dos 290 mil km rodados, com o GNV (gás natural veicular). Desde que efetuada a manutenção preventiva, não há o que reclamar do carro.
Danilo: Já reparei a borboleta motorizada de diversos Polos. Não é difícil ela apresentar perda de eficiência no funcionamento.
Julio: Caso o interruptor do freio esteja com problemas (mau contato ou com o funcionamento deficiente), a lâmpada do “EPC” localizada no painel poderá acender.
Paulo: A sonda lambda insiste em apresentar defeitos, ocasionando o acendimento da luz de anomalia no painel e a perda de potência do veículo.
Torigoe: Alguns Polos que passaram pela minha oficina apresentaram o funcionamento contínuo da ventoinha do radiador. Mas fique tranqüilo, pois este problema vem do módulo de controle localizado abaixo do farol dianteiro esquerdo.
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“Eita” filtrinho difícil de ser acessado!
Borboleta motorizada limpa e isenta de avarias
Outro problema elétrico que ocorreu mais de uma vez foi a entrada de água no circuito e chicote da bomba de direção, ocasionando mau contato. Desta maneira, o veículo fica com a assistência da direção comprometida (volante pesado). A secagem e posterior isolação dos conectores acaba com o problema.
Atenção extra também com a base de fusíveis feita de plástico, localizada acima da bateria, que após receber o aquecimento contínuo do motor poderá apresenta derretimento e posterior isolamento do fusível.
Índice de Durabilidade e Recomendação
Apesar de o VW Polo ter sido aprovado com unanimidade pelo Conselho Editorial, alguns pontos fracos foram identificados pelo Check List, que agregou serviços extras a oficina.
Fique atento, pois o carro que agradou a todos também apresenta problemas como outro qualquer.
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Nota 7,1
Aleksandro Viana - Grupo Sahara
(11) 2731-2000 - [email protected]
Recomendo, pois é um veículo de durabilidade boa, desde que o proprietário siga corretamente as revisões preventivas. Para ficar melhor a Volkswagen poderia liberar maiores informações técnicas.
Nota 6,6
Amauri Cebrian Domingues Gimenes - Vicam Centro Técnico Automotivo
(11) 2601-9501 - [email protected]
Recomendo o veículo. É um carro ágil para o dia a dia, de ótimo desempenho e consumo. Manutenção relativamente fácil de custo médio.
Nota 7,8
André Luis Bernardo - Design Mecânica
(19) 3284-4831 - [email protected] - www.designmecanica.com.br
Recomendo o veículo pelo desempenho e pela baixa manutenção o qual apresenta.
Nota 8
José Cláudio Cobeio - CobeioCar
(11) 5181-8447 - [email protected] - www.cobeiocar.com
Recomendo. Confesso que tinha um “pé atrás”, mas com o passar do tempo e quilometragem fiquei surpreso com a sua durabilidade. Apenas as partes plásticas são muito frágeis.
Nota 6,7
Danilo José Tinelli - Auto Mecânica Danilo
(11) 5068-1486 - [email protected]
Recomendo, pois o Polo é simples para trabalhar, não oferecendo grandes dificuldades para o reparador. Fique atento a limpeza interna do motor (para não haver falta de lubrificação) e borboleta motorizada.
Nota 6,5
Eduardo Topedo - Ingelauto Serviços Automotivos
(11) 3892-8838 - [email protected]
Recomendo, no entanto acredito que o Polo poderia ser reestilizado no seu visual para concorrer melhor com os veículos deste segmento.
Nota 6,8
Júlio Cesar de Souza - Souza Car
(11) 2295-7662 - [email protected]
Recomendo, pois o design é bonito e mecanicamente falando é um bom carro.
Nota 6,8
Paulo Pedro Bueno Aguiar Júnior - Engin Engenharia Automotiva
(11) 5181-0559 - [email protected]
Apesar de recomendar, saiba que a suspensão é frágil.parar, sem segredos.
Nota 6,8
Sergio Sehiti Torigoe - Auto Elétrico Torigoe
(11) 7729-2667 - [email protected]
Recomendo o veículo. Mecânica simples, bom nível de conforto e equipamentos, mas com manutenção de custo elevado.
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