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  5. Tank 300 surpreende: o SUV chinês que vai dar trabalho bom na oficina

Tank 300 surpreende: o SUV chinês que vai dar trabalho bom na oficina

Motorização 2.0 turbo híbrida: desempenho elevado com novos desafios na manutenção veja como encarar o GWM Tank 300 na prática

Victor Pedrão
21 de agosto de 2025

O GWM Tank 300 representa uma revolução no segmento de SUVs premium no mercado brasileiro. Desde o primeiro contato visual, este veículo impressiona por suas linhas retas marcantes, proporções robustas e um design que evoca os ícones clássicos do segmento off-road, mas com uma interpretação moderna e sofisticada.

Ao adentrar a cabine, a surpresa continua, contrariando a expectativa de um interior rústico típico de veículos focados no fora de estrada, o Tank 300 apresenta acabamentos refinados, um painel digital moderno e intuitivo, além de um completo pacote tecnológico que supera as expectativas do segmento. Esta dualidade entre robustez externa e sofisticação interna define bem a proposta do modelo.



DESEMPENHO E MOTORIZAÇÃO: TECNOLOGIA HÍBRIDA AVANÇADA

SISTEMA PROPULSOR HÍBRIDO PLUG-IN

O coração do GWM Tank 300 é seu avançado sistema híbrido plug-in, que combina um motor 2.0 turbo de injeção direta a gasolina com um motor elétrico, resultando em uma potência combinada de 394 cavalos. Este conjunto propulsor é complementado por uma bateria de íons de lítio de 37,1 kWh com tecnologia NMC (Níquel, Manganês e Cobalto), proporcionando uma autonomia de até 75 km no modo 100% elétrico segundo o INMETRO, ou 106 km conforme o ciclo WLTP.




O torque combinado de 750 Nm (76,4 kgfm) garante boa capacidade de resposta em retomadas, tanto em ambiente urbano quanto em situações off-road mais desafiadoras. Durante os testes realizados, o SUV demonstrou um desempenho equilibrado e eficiente, alcançando médias de consumo urbano de até 18,4 km/l no modo híbrido, sem comprometer o uso da potência quando necessário.

TRANSMISSÃO E TRAÇÃO

A transmissão híbrida de 9 velocidades trabalha em sintonia com o sistema de tração integral 4x4, que oferece opções configuráveis entre 2H (tração traseira), 4H (tração nas quatro rodas) e 4L (tração reduzida). O sistema conta ainda com diferencial traseiro blocante e três bloqueios eletrônicos (central, traseiro e dianteiro), características necessárias para um bom desempenho em terrenos acidentados.



TECNOLOGIA E SISTEMAS DE ASSISTÊNCIA

SISTEMAS ADAS E CONDUÇÃO SEMIAUTÔNOMA

O GWM Tank 300 conta com um sistema de condução semiautônoma de nível 2+, suportada por um vasto conjunto de sensores e câmeras. O sistema integra 12 sensores de estacionamento, 5 câmeras e 4 radares, proporcionando uma cobertura completa do perímetro do veículo.

Entre os sistemas de assistência ao condutor, destacam-se o Controle de Cruzeiro Adaptativo com função "Stop & GO" (ACC), o Assistente de Cruzeiro Inteligente (ICA), e o assistente ativo de centralização e permanência em faixa de rodagem (LKA). O sistema de alerta e frenagem de emergência autônoma (AEB) é capaz de reconhecer pedestres, motocicletas, bicicletas e outros veículos, funcionando também em cruzamentos (AEBI).



INOVAÇÕES PARA OFF-ROAD

Para o fora de estrada, o Tank 300 oferece alguns recursos. O Sistema Todo-Terreno (ATS) disponibiliza 9 modos de condução específicos para diferentes tipos de terreno, incluindo configurações para neve, montanha, rocha, lama, areia e estrada acidentada.

O Assistente de Cruzeiro Inteligente Off-road (CCO) mantém velocidade constante em trilhas, enquanto o Assistente de Manobra em Curva Fechada (Tank Turn) permite manobras em espaços extremamente reduzidos. O Tank 300 também conta a função "Chassis Transparente" utiliza câmeras para exibir a imagem da estrada diretamente abaixo do veículo, facilitando a navegação em obstáculos.



CENTRAL MULTIMÍDIA E CONECTIVIDADE

A central multimídia apresenta comandos intuitivos e interface moderna, integrando funcionalidades como câmera com visão inteligente 360° com 8 diferentes visualizações, incluindo o recurso "capô invisível". O sistema ativo de estacionamento "Full Parking Assist" e a função "Auto Reverse Assistance" adaptativa, que refaz os últimos 50 metros percorridos reconhecendo novos obstáculos, elevam significativamente o nível de conveniência e segurança.

SEGURANÇA: PROTEÇÃO ABRANGENTE

O Tank 300 conta com 6 airbags (2 frontais, 2 laterais nos bancos dianteiros e 2 de cortina cobrindo janelas dianteiras e traseiras). Também conta com sistema de fixação ISOFIX com 2 pontos de ancoragem e o pré-tensionamento dos cintos de segurança em caso de colisão.

Os sistemas eletrônicos de segurança incluem ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), controle de tração (TCS), controle eletrônico de estabilidade (ESC) e o inovador Second Collision Mitigation (SCM), que aciona automaticamente os freios em caso de colisão traseira para evitar engavetamentos.

CAPACIDADE DE CARGA E REBOQUE

O porta-malas oferece 863 litros de capacidade útil, expandindo para 1.520 litros com os bancos traseiros rebatidos. A capacidade de reboque é de até 750 kg.

SUSPENSÃO E DIRIGIBILIDADE

A engenharia da suspensão segue padrões já encontrados em veículos do segmento. Na dianteira, o sistema duplo A com molas helicoidais e barra estabilizadora garante precisão e conforto. Na traseira, a opção por eixo rígido com molas helicoidais, barra estabilizadora e barra Panhard retrata uma opção mais conservadora, demonstrando à robustez e capacidade off-road do projeto, sem comprometer significativamente o conforto on-road.

Os freios a disco nas quatro rodas e a direção elétrica completam um conjunto que equilibra performance esportiva com praticidade urbana. O diâmetro dos amortecedores traseiros evidencia a qualidade  e capacidade de enfrentar condições adversas.



MANUTENÇÃO E PEÇAS DE REPOSIÇÃO

Apesar de ser um modelo relativamente novo no mercado brasileiro, a disponibilidade de peças de reposição tem se mostrado satisfatória. As concessionárias GWM mantêm estoque adequado dos componentes mais solicitados, e algumas autopeças especializadas já começam a trabalhar com peças do modelo. No geral o Tank 300 é um SUV que entrega o que promete: robustez, desempenho e tecnologia, Porém a estrutura eletrônica densa e a integração entre os sistemas tornam o carro tão desafiador quanto instigante. É um veículo que separa as oficinas atualizadas das que ficaram no passado, para quem ainda depende do "achômetro" e ferramentas antigas, o modelo pode se tornar um pesadelo financeiro e de reputação. Já para oficinas bem estruturadas, o Tank 300  é uma excelente oportunidade, o cliente desse SUV está disposto a investir no cuidado do carro, desde que veja domínio técnico e profissionalismo.

RECOMENDAÇÕES DE MANUTENÇÃO

A complexidade dos sistemas eletrônicos demanda atenção especial na escolha de equipamentos qualificados, é fundamental que os estabelecimentos disponham de scanners atualizados e técnicos capacitados para lidar com a tecnologia híbrida e os múltiplos sistemas de assistência. O cumprimento rigoroso do plano de manutenção é essencial para preservar a confiabilidade e o desempenho do veículo.

A utilização de peças originais ou de procedência confiável é crucial para manter a integridade dos sistemas, especialmente considerando a integração entre componentes mecânicos, elétricos e eletrônicos. Com os cuidados adequados, o Tank 300 promete oferecer longa vida útil e baixos custos operacionais.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O GWM Tank 300 representa uma evolução dos SUVs premium no Brasil, combinando capacidade off-road com tecnologia e níveis de conforto e refinamento. Seu design remete a modelos consagrados, mas incorpora uma série de sistemas eletrônicos e assistências de condução que o afastam do conceito de um utilitário simples. A motorização híbrida plug-in aliada à tração 4x4 com diversos modos de condução transforma qualquer reparo ou diagnóstico em um desafio considerável para profissionais que não estejam atualizados com a nova geração de veículos eletrificados. A proposta de eficiência energética e versatilidade é válida, mas a complexidade do projeto impõe obstáculos até mesmo em serviços rotineiros.

O Tank 300 é um veículo que, claramente, não foi concebido para manutenções improvisadas ou diagnósticos baseados apenas na experiência empírica. Ele exige scanners, manuais e domínio sobre arquitetura veicular híbrida, algo que ainda está longe da realidade de muitas oficinas no Brasil.

Para quem busca um veículo capaz de transitar com competência entre o ambiente urbano e um fora de estrada mais desafiador, o Tank 300 surge como uma alternativa eficiente, comparado a modelos já consagrados no mercado. A combinação de robustez, tecnologia e refinamento, aliada ao crescente suporte da rede de concessionárias, posiciona este SUV como uma escolha atrativa.



O sucesso da marca no mercado brasileiro, é evidenciado pela crescente confiança dos consumidores, sugere que modelos como o Tank 300, Haval H9 e a picape Poer P30 continuarão a estabelecer novos padrões no segmento, oferecendo aos proprietários não apenas um meio de transporte, mas uma verdadeira experiência.

Em resumo, o GWM Tank 300 oferece uma condução diferenciada ao condutor, mas impõe à oficina o desafio de se reinventar tecnologicamente. Para quem já investe em estrutura, capacitação e equipamentos, é uma excelente oportunidade. Para quem ainda depende de práticas antigas, é um alerta claro de que o mercado está mudando e rápido.

Especificações Técnicas Resumidas

  • Motorização: Híbrido Plug-in (Motor 2.0 turbo + motor elétrico)

  • Potência Combinada: 394 cv

  • Torque: 750 Nm (76,4 kgfm)

  • Bateria: 37,1 kWh (NMC)

  • Autonomia Elétrica: 75 km (INMETRO) / 106 km (WLTP)

  • Transmissão: Híbrida de 9 velocidades

  • Tração: 4x4 (2H/4H/4L)

  • Capacidade do Porta-malas: 863L (1.520L com bancos rebatidos)

  • Capacidade de Reboque: 750 kg

  • Modos de Condução: 9 configurações para todos os terrenos

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