Oficialmente no mercado nacional desde 2005, a RAM já tinha se destacado como um veículo com características próprias e conquistou o seu espaço pelo porte e potência.
Na sua 5ª geração, está bem representada pelo modelo Rebel 1500, que vem equipado com o lendário motor HEMI V8 de 5,7 litros que produz 400 cv de potência e consegue atingir 56,7 kgfm de torque.
Essa usina de força faz a Rebel acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,4 segundos, considerando que é uma picape com quase 6 metros de comprimento e que passa das 2,5 toneladas de peso.
A qualidade do sistema de áudio combina perfeitamente com a picape, que está equipada com uma marca também lendária, Harman Kardon de 900 watts de potência, com 19 alto-falantes, um subwoofer e sistema ativo de cancelamento de ruídos. Também é primazia na categoria o head-up display, que projeta informações como velocidade, chamadas recebidas e coordenadas da rota no para-brisa à escolha do motorista, mantendo-o com os olhos no caminho por mais tempo.
Outro ineditismo é o retrovisor interno digital com uma tela de LCD que, ao ser acionada, apresenta a imagem em tempo real de uma câmera voltada para trás. Esses três itens fazem parte do único pacote opcional Level II, que inclui ainda a inovadora tampa da caçamba multifuncional.
Nenhuma outra picape no mercado (além da RAM 2500) tem uma central multimídia tão capaz como a Uconnect 4C 12 NAV. Colocada verticalmente no painel, a tela é a maior da categoria, com 12 polegadas, podendo ser dividida para mostrar ao mesmo tempo duas das muitas funções disponíveis, como navegação GPS embutida, câmera 360°, comandos do ar-condicionado digital dualzone, música em execução, entre outras.
A lista de itens que acompanham a picape RAM Rebel 1500 é longa e para facilitar, fizemos um resumo:
Rambox – os compartimentos são exclusivos das picapes da marca. Localizados nas laterais da caçamba, eles têm 107 litros de capacidade cada, além de iluminação interna e tomada de 115 voltas em uma delas, que podem ser abertas com a chave presencial.
Porta-objetos – dentro da RAM 1500 tem compartimentos para guardar objetos, que totalizam 151 litros de capacidade volumétrica, distribuídos entre vários porta-objetos espalhados pela cabine.
Assoalho traseiro – o assoalho é plano, mas oferece conforto e muito espaço para quem estiver sentado no banco.
Console central – tem várias opções de configurações, com duas tomadas de 115 volts e saídas usb, sendo 4 de carregamento rápido. O console oferece 39 litros de capacidade, com espaço até para colocar um notebook.
Grade ativa – as grades dianteiras fecham automaticamente para controlar o fluxo de ar para o motor, reduzindo o arrasto aerodinâmico e o consumo de combustível.
Mais economia – para reduzir o consumo de combustível, a RAM 1500 conta com tecnologia como a desativação de 4 dos 8 cilindros, corte de injeção de combustível em desacelerações e variador do comando de válvulas.
Proteção assoalho – as proteções são importantes para superar qualquer obstáculo sem danificar a suspensão dianteira, o sistema de direção, o tanque de combustível e a caixa de transferência.
E-Locker e Hill descent – mais duas características para superar obstáculos, o bloqueio eletrônico de diferencial traseiro (E-Locker), que equilibra a força do motor entre as rodas e o Hill Descent Control, que aplica automaticamente os freios exigidos para realizar uma descida segura.
Central multimídia – com 12 polegadas, é a quinta geração desta tecnologia com Apple carplay e Android auto, com conexão sem fio e é a maior tela do segmento com navegação embarcada.
Câmera 360 graus – A câmera transmite uma imagem completa dos arredores do carro, facilitando as manobras de estacionamento.
Carregamento wireless – na picape RAM 1500 é possível carregar o celular por indução, sem a necessidade de utilizar cabos.
Head-up display – com este display, o motorista não tira os olhos da estrada. Ele projeta as informações no para-brisa, com possibilidade de personalização.
Espelho traseiro digital – com este espelho é possível enxergar o caminho atrás do carro, mesmo com passageiros ou objetos bloqueando a visão traseira.
Keyless enter in go – a partida remota permite você ligar a picape RAM 1500 à distância e resfriar ou aquecer o interior do carro, antes de entrar, além de permitir entrar no carro sem usar a chave, basta estar com ela no bolso.
Estacionamento semiautomático - este sistema auxilia em manobras paralelas e perpendiculares, basta ativar, procurar uma vaga e controlar apenas o freio e o acelerador. O resto a picape RAM 1500 faz sozinha.
Controle de cruzeiro adaptativo – este controle detecta veículos à frente e o sistema de frenagem automática de emergência identifica pedestres, acionando automaticamente o freio para impedir colisão ou manter uma distância segura.
Assistente de faixa – esta tecnologia impede uma mudança de faixa sem intenção ao emitir um alerta visual ou sonoro e aplicar uma leve força no volante, caso a picape esteja saindo da rota.
Monitoramento de ponto sego – este sistema, junto com o detector de tráfego traseiro, emite alertas visuais e sonoros para ajudar durante um tráfego intenso ou na saída de vagas perpendiculares.
Airbags – A RAM 1500 tem proteção por todos os lados, além dos airbags dianteiros de múltiplos estágios, ela vem equipada com airbags laterais e cortina frontal e traseira.
Chassi – 98% do aço usado no chassi da RAM 1500 é de alta resistência, combinado com alumínio no capô e na tampa traseira, com estrutura leve e resistente, além da capacidade de reboque de 4,9 toneladas.
Teto solar panorâmico – Além de ampliar o espaço interno, o teto solar panorâmico permite mais visibilidade, praticamente traz o céu para dentro do carro.
Rotary Shifter – o seletor de marchas é um botão e basta um leve movimento giratório para mudar para as funções P, R, N e D, permitindo desligar o carro em D, que ela coloca em P automaticamente.
Bancos e pedais com ajustes elétricos de posições – os bancos dianteiros são controlados por motores elétricos com 10 posições para o motorista guardar na memória do banco. Os pedais também permitem 3 ajustes de altura.
Depois dessa robusta apresentação da RAM 1500 Rebel, vamos apresentar as oficinas que tiveram a oportunidade de conhecer a picape de cor vermelho flame.
Auto Kaneko Moema está com endereço novo e o Marco ficou muito feliz quando viu uma picape tomando toda a frente da oficina e aproveitou para fazer fotos e divulgar nas redes sociais.
O Marcos está há algumas décadas na atividade da reparação automotiva e agora instalado em um novo endereço, ele percebeu a oportunidade de ampliar os serviços, investindo em equipamentos dedicados para ar-condicionado, troca de óleo de transmissão automática, sem deixar de dar atenção aos carros híbridos e elétricos.
A região da sua oficina, que é próxima ao aeroporto da cidade de São Paulo, já tem uma frota de veículos eletrificados e em algum momento será preciso atender este novo tipo de cliente.
O Marcos disse o que ainda mantém o faturamento da oficina são os serviços frequentes de revisões e manutenção mecânica em suspensão, freio e a eletrônica que também ajuda a fechar a conta no final de cada mês.
Como a maioria dos carros estão saindo com transmissão automática, foi importante o investimento em equipamentos e treinamentos, mas quando o serviço na transmissão exige a abertura para trocas de componentes, é melhor terceirizar, enviando para um especialista em câmbios automáticos.
Uma condição que o Marcos valoriza muito é o apoio de outras oficinas que sempre estão dispostas a colaborar com informações e até algum equipamento específico para veículos que aparecem pouco na oficina e a RAM 1500 Rebel é um desses veículos.
Há alguns quarteirões fomos recebidos pelo Raul da Mecânica Kyodai, que também soma algumas décadas de atividades e a imagem abaixo representa a sua história no setor da reparação automotiva.
O Raul tem muita experiência que vem acumulando desde os carros carburados, passando pelos injetados monopontos, multipontos, agora com os motores equipados com injeção direta e ele já se prepara para enfrentar os desafios dos carros híbridos e elétricos.
A sua tranquilidade e disciplina oriental tem ajudado muito nas tomadas de decisões para manter a oficina sempre funcionando com todo empenho por tanto tempo e ele também está em um novo endereço, onde o espaço e a disposição do prédio facilitam a entrada e saída dos veículos, que acelera as manobras dos carros com os serviços concluídos.
A região da oficina literalmente obriga o Raul a investir em equipamentos e treinamentos específicos para ter plena condição de atender o perfil de carros de alto nível. Estes carros estão cada vez mais complexos com a quantidade de controles eletrônicos e muitos já estão classificados como nível 2 de automação, praticamente andando sozinho pelas estradas, lendo as faixas, identificando o trânsito à frente, freando ou acelerando conforme o trânsito permite.
Para atender um carro como a picape RAM 1500 Rebel é preciso estar preparado, pois a eletrônica praticamente domina o funcionamento e controles do carro, que tem recursos que permitem estacionar sozinho, usa retrovisor digital onde a visão no retrovisor não é refletida diretamente, mas usa uma câmera instalada na parte traseira do veículo, permitindo uma visão clara mesmo durante a noite.
Para quem acredita no setor da reparação automotiva, não pode parar de investir em treinamentos e equipamentos pois só assim será possível continuar atendendo e executando serviços com competência nos carros atuais e nos elétricos e autônomos.
Primeiras impressões
É muita emoção ter uma picape RAM 1500 Rebel na frente da oficina esperando para ser pilotada, essa foi a reação do Marco ao ver um carro que ocupa duas vagas na oficina, mesmo assim o carro tem o poder de encantar quem dirige ou quem vai fazer a manutenção.
Tudo no carro foge do padrão tradicional quando comparado com os demais modelos que frequentam a oficina, começando para entrar é preciso tomar cuidado pela altura da cabine e descer colocando direto o pé no chão, não será possível.
Detalhes que são exclusivos da RAM, como as duas caixas montadas nas laterais da caçamba para colocar gelo e bebidas, fazem as pessoas já pensarem em diversão, pois o carro oferece todas as condições, inclusive este local dedicado às bebidas, sem deixar ninguém com sede.
Para quem gosta de motorzão, ao ligar o V8 é como ouvir uma orquestra, pois o som deste tipo de motor é único e transmite a sensação de força e poder com o som grave saindo do escapamento.
Este é o tipo de carro que dificilmente vamos encontrar alguma coisa para falar mal dele, a não ser que se incomode com a altura do carro, o consumo do motor V8 de 56,7 kgf de torque, o espaço que ele toma na garagem ou nas ruas e até pode se queixar que não tem mais privacidade, pois ao passar pelas ruas, todos ficam olhando a máquina vermelha desfilando, finalizando o Marcos disse: realmente essa é picape.
No controle da sua tranquilidade, o Raul não resistiu e deu um belo sorriso ao ver a picape RAM 1500 Rebel estacionada na calçada, em frente à sua oficina e como qualquer pessoa que aprecia um bom carro, logo foi abrindo o capô de alumínio para ver o V8 (vê oitão) esbanjando potência e um absurdo de torque.
Em momentos como este a gente não se preocupa em saber como é feita a manutenção em um carro com motor grande, boa parte dos carros estão reduzindo os motores para apenas três cilindros, o prazer de ver e ouvir um motor de oito cilindros está ficando raro nos dias atuais.
As palavras do Raul recuperam um momento no passado em que ainda havia o espírito e o prazer de dirigir um carro com motor grande, mas a tecnologia e a necessidade de respirar um ar mais limpo impuseram uma limitação a este tipo de motor, dando espaço para os pequenos dominarem o mercado, então vamos aproveitar este raro motorzão que pode desaparecer logo e dar espaço para os silenciosos ou mudos motores elétricos.
Nada contra a modernidade, apenas é o registro de um momento saudosista que teve a sua época, finaliza o Raul, que não é velho, ele apenas teve a oportunidade de conviver com várias etapas da evolução dos motores, chegando aos híbridos, elétricos e autônomos.
Ao volante
Este é o momento mágico que o Marco estava ansioso para colocar a chave no bolso (não mais na ignição), apertart o botão de partida e acelerar o motor HEMI V8.
O tamanho da RAM 1500 Rebel exige um pouco mais de cuidados ao dirigir pelas ruas e fazer curvas, sempre lembrando que são quase 6 metros de comprimento, mas o Marco estava atento a tudo isso e dirigiu com toda emoção que um carro como a RAM e o seu motor V8 podem proporcionar.
A vontade do Marco era dirigir o dia inteiro porque o carro provoca o motorista para acelerar e como o Marco disse, o bom mesmo seria andar em rodovias, na cidade não dá para andar mais forte porque o quarteirão acaba muito rápido e logo tem que frear.
Por ser uma picape de porte grande, ela oferece o conforto e a facilidade de dirigir como se fosse um carro de luxo, sem aquela sensação de suspensão dura e volante pesado.
Para o Raul, estar ao volante da RAM significa estar pilotando o que há de mais avançado em tecnologia e robustez disponível em uma picape. Não só o tamanho da picape, do motor, mas o conjunto tem harmonia e leveza ao dirigir.
Pelo porte da picape, a condução é muito fácil, mas sempre observando os espaços por onde passa, porque o comprimento e a largura da picape são muito diferentes dos demais carros que estão na rua. Se a picape RAM toma o espaço lá fora, dentro dela tem espaço de sobra, principalmente para os passageiros do banco traseiro.
Outro componente que o Raul comentou é a transmissão automática de 8 marchas fabricada pela ZF, que recebe toda potência do motor e distribui suavemente para as quatro rodas, mas se pisar fundo, vai aparecer toda a brutalidade dos 56,7 kg de torque que o motor HEMI V8 oferece para a alegria do Raul que estava pilotando a “nave”.
Motor e transmissão
O nome HEMI vem do formato da câmara de combustão que é hemisférica (HEMIsférica), o que explica o nome de batismo, o histórico motor HEMI V8 acumula quase meio século de tradição e uma enorme legião de fãs, o que não é difícil de entender.
Na RAM 1500 Rebel, o motor de 5,7 litros combina o poder de seus 400 cv de potência e 56,7 kgfm de torque, atuando em faixa de potência ampla, suave e linear, que evita a reação e os picos dos motores turboalimentados.
Com a desativação de cilindros (MDS), a central do motor corta a alimentação de combustível, as faíscas das velas e fecha as válvulas de admissão e escape em quatro dos oito cilindros durante acelerações leves, como em velocidade de cruzeiro na estrada, quando a potência total não é necessária o motor pode trabalhar até 40% do tempo com metade dos cilindros desativados.
Outro sistema inteligente é o da grade dianteira com aletas ativas que se mantêm fechadas sempre que possível, ajudando no aquecimento rápido na partida e reduzindo o arrasto aerodinâmico em movimento. Elas só abrem, automaticamente, quando isso se torna absolutamente necessário para otimizar o arrefecimento.
A sincronização do eixo de comando variável ajuda a maximizar a economia de combustível, reduzindo o trabalho de bombeamento do motor por meio de um fechamento retardado da válvula de admissão, o que aumenta o processo de expansão da combustão.
O HEMI ainda se beneficia de um novo ventilador de arrefecimento elétrico de 850 watts usando a modulação por largura de pulso para adaptar o consumo de energia do ventilador à demanda de resfriamento.
A eliminação do ventilador tradicional à frente do motor ajuda a melhorar a economia de combustível ao reduzir perdas parasitas e o ruído do ventilador. Falando em questões sonoras, desta vez positivas, impossível não destacar o prazer de ouvir o rugido desse V8 de 5,7 litros em qualquer situação.
A RAM 1500 está equipada com o câmbio automático de oito marchas TorqueFlite totalmente eletrônico, com ampla variedade de relações de transmissão, mantém a rotação do motor na faixa certa, seja em um dia inteiro de condução off-road ou em uma rodovia. As mudanças são feitas pelo exclusivo seletor rotativo no painel, que libera espaço na parte frontal da cabine.
Conhecida pelo código 8HP75, a transmissão usa uma nova geração de controladores que processam dados mais rapidamente. São mais de 40 mapas individuais para otimizar as trocas de marchas e proporcionar mais economia de combustível, desempenho e dirigibilidade.
A Nova RAM 1500 utiliza um sistema de gerenciamento térmico que se conecta ao líquido refrigerante do motor aquecido para acelerar o aquecimento do fluido da transmissão e do óleo do motor, para maximizar os benefícios de economia de combustível, mantendo a melhor densidade e temperatura desses líquidos.
O sistema ainda tem função de resfriamento sob condições de alta carga ou alta temperatura ambiente para garantir que a temperatura do fluido da transmissão fique sempre controlada. O diferencial também tem um gerenciamento que garante a melhor temperatura de operação.
Do tipo part-time, a caixa de transferência BorgWarner 48-12 tem os modos 4x4 High e 4x4 Low (reduzida). O motorista comanda tudo eletronicamente, por meio dos botões ao lado do seletor rotativo do câmbio, no painel de instrumentos.
Todo o sistema de tração se caracteriza pela robustez, se traduzindo na capacidade off-road da RAM 1500 Rebel e no poder de rebocar 5.062 kg, a segunda maior capacidade do Brasil, atrás só da RAM 2500 (7.861 kg).
Desenvolvido para aumentar o desempenho, durabilidade e eficiência, o eixo traseiro da Rebel tem relação de transmissão final de 3,920, a mais curta disponível na linha da 1500. E o diferencial dispõe de bloqueio eletrônico, dando ao motorista a possibilidade de travá-lo quando necessário. Tudo para proporcionar o máximo de tração ao veículo.
Depois de todas essas informações do motor e do câmbio, o Marco e o Raul lembraram que a picape RAM também precisa de manutenção e troca de óleo e filtros, mas para isso tem que reservar duas vagas na oficina, usar valeta ou elevador de 4 toneladas, concluindo com a aplicação de peças e lubrificantes recomendados pelo fabricante do veículo.
Suspensão, direção e freios
Outro novo item para o Rebel 1500 2019 é um conjunto de amortecedores de reservatório remoto Bilstein, que resolvem o problema de falta de ação. É quando o óleo dentro dos amortecedores esquenta a ponto de os amortecedores não funcionarem como normalmente.
Os amortecedores ficam suaves e não respondem tão rápido quanto antes. Isso significa que aquela pequena protuberância que a picape atingiu há pouco, parece que agora é uma cratera.
Com reservatórios remotos, esse óleo é circulado pelos amortecedores e por um cilindro externo para manter o óleo resfriado por mais tempo. Dessa forma, as pequenas protuberâncias permanecem pequenas como deveriam, e bater nelas o dia todo não prejudica a suspenção.
Os amortecedores com reservatório remoto são uma atualização em relação aos amortecedores mono tubo Bilstein da geração anterior, que se adaptam constantemente à velocidade, aceleração, frenagem e direção, fornecendo controle total do carro em qualquer estrada e a suspensão é elevada, equipada com pneus de uso misto de 32 polegadas da Falken, montados em rodas de aro 18”, acerto off-road da geometria traseira e os amortecedores especiais com reservatórios remotos de óleo da Bilstein, que é a grife em suspensões de alta performance.
O sistema de freio foi melhorado e está com 18% a mais de área de pastilhas, a picape apresenta os maiores discos de freios dianteiros do segmento, com 38 centímetros.
Um novo freio de estacionamento elétrico elimina 20 quilos do sistema anterior. Possui sistema de assistência à travagem, em situação de frenagem de emergência o sistema aplica a potência máxima de travagem, minimizando a distância de parada
Freio de estacionamento elétrico (EPB): utiliza o interruptor do freio de estacionamento montado no painel de instrumentos, um motor na pinça (MOC) em cada roda traseira e um módulo de controle eletrônico.
Possui quatro modos de operação: aplicação e liberação estática, aplicação dinâmica, liberação de afastamento e retenção segura.