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  5. Nissan LEAF: O primeiro carro elétrico da Nissan que deixou de ser comercializado no Brasil

Nissan LEAF: O primeiro carro elétrico da Nissan que deixou de ser comercializado no Brasil


Lançado em 2010, ele ajudou a popularizar a tecnologia de propulsão elétrica, destacando-se por sua acessibilidade e inovação

Leonardo David
26 de setembro de 2024




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O LEAF tem um design que reflete a identidade de um veículo inovador. Com dimensões de 4.490 mm de comprimento, 1.790 mm de largura, 1.540 mm de altura com uma distância entre eixos de 2.700 mm, capaz de oferecer um espaço interno adequado para um hatch médio, além de um porta-malas de 435 litros.  

Seu design aerodinâmico não é apenas estético, mas contribui para melhorar a eficiência energética, ajudando a reduzir a resistência do ar e prolongar a autonomia do veículo. O formato frontal, onde o plug de recarga está localizado, facilita o acesso ao carregamento. 


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Equipado com um motor elétrico que gera 150 cavalos de potência e 32,6 kgfm de torque instantâneo, o Nissan LEAF é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos, um desempenho notável para um veículo de aproximadamente 1.580 kg. A velocidade máxima seria de 150 km/h, suficiente para o uso urbano e viagens curtas em rodovias.  

O torque instantâneo, característica típica de veículos elétricos, oferece uma condução ágil, especialmente em arrancadas e retomadas. Este comportamento é ainda aprimorado pelo baixo centro de gravidade, proporcionado pela disposição da bateria no assoalho do carro, o que melhora a estabilidade.  

A bateria de íon-lítio de 40 kWh do LEAF oferece uma autonomia de aproximadamente 190 km, o que pode ser uma limitação para quem busca longas distâncias, tornando-o ideal para uso urbano ou trajetos curtos. A regeneração de energia nas frenagens, presente no sistema, permite recuperar parte da carga durante o uso, aumentando a eficiência do veículo.  

A recarga pode ser feita em tomadas domésticas (127V ou 220V), mas o tempo para carregar a bateria totalmente em uma tomada de 220V é consideravelmente longo, levando até 20 horas. Alternativamente, o uso de carregadores rápidos pode reduzir esse tempo significativamente. 


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O Nissan LEAF é equipado com uma série de tecnologias avançadas de assistência à condução. Um dos destaques é o e-Pedal, que permite dirigir utilizando apenas o acelerador para acelerar e desacelerar o carro, otimizando o consumo de energia. Isso facilita a condução no trânsito urbano, reduzindo a necessidade de usar o freio em pequenas paradas.  

Além disso, o LEAF conta com sistema de assistência à faixa, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de estacionamento e câmeras 360 graus, proporcionando maior segurança e conveniência ao motorista. Esses sistemas tornam o LEAF um dos carros elétricos mais acessíveis em termos de tecnologia semiautônoma.  

Embora o freio de mão do Nissan LEAF tenha um acionamento incomum para o segmento, sendo ativado por um pedal, semelhante ao de caminhonetes antigas, mas possui também tecnologias presente nos sistemas de frenagem, como o controle de frenagem regenerativa. Isso não só aumenta a eficiência energética, como também melhora o desempenho dos freios em situações cotidianas. 


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