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A ECOSPORT possui um bom sistema de ar-condicionado, tanto nas versões 1.6 ou 2.0.
Com um compressor coreano Halla Climate Control HS15 (foto 1) de 5 pistões duplos (10 cilindros) e 150 cilindradas fixas. Cerca de 570 g de fluido refrigerante R134a e cerca de 150 ml de óleo.
Na versão 2.0 é utilizado um compressor Scroll TR 90 Sanden. (foto 2)
Como qualquer sistema, com o uso, apresenta desgaste e requer manutenção.
O compressor pode apresentar vazamentos no lip seal (selo). Se estiver com ruído interno, oriundo do desgaste das partes móveis, recomenda-se a troca dele.
O rolamento da polia do compressor também é outra peça comum de troca. O conjunto polia-embreagem eletromagnética para o acoplamento sofre desgaste e, com o tempo, essas superfícies vão se distanciando; a medida recomendada é de cerca de 0,5 mm entre elas.
O sistema de ar-condicionado é equipado com um tubo de orifício calibrado no final da linha de alta antes do evaporador (“orifice tube”), que não usa válvula de expansão, e filtro acumulador (foto 3) na linha de baixa (retorno), que trabalha sempre com baixas temperaturas.
Este filtro acumulador evita o retorno de fluido no estado líquido para o compressor.
O sistema desliga o compressor por baixa temperatura e baixa pressão, na linha de retorno do fluido refrigerante para o compressor. Ele é protegido por um pressostato na linha de baixa, conectado ao filtro acumulador (não tem termostato). Quando a temperatura do fluido refrigerante na linha de baixa fica próximo de 0ºC, sua pressão também abaixa e desarma o pressostato de baixa.
O eletroventilador possui duas velocidades. A 1ª velocidade liga com o compressor e passa por um resistor (foto 4). Este resistor pode apresentar problemas de queima do fusível térmico ou derretimento dos seus terminais. É um detalhe que passa despercebido por muitos reparadores. É de fácil diagnose e manutenção e afeta muito o desempenho do sistema.
A 2ª velocidade é acionada pelo pressostato, quando a pressão na linha de alta chega por volta dos 14 bar. Isso ocorre para manter o fluido refrigerante numa faixa de pressão e temperatura que facilite a condensação (mudança de estado de vapor quente para líquido “morno”).
Caso a pressão na linha de alta fique muito elevada, por volta dos 28 bar, o pressostato de alta desarma o compressor.
O relé do eletroventilador fica em um “box” na carenagem do eletroventilador (foto 5).
A tubulação de alta pode ficar atritando com o chicote do eletroventilador e furar a tubulação, causando vazamento do fluido refrigerante (fotos 6 ,7 e 8).
Para a manutenção de tubulações é importante ter as ferramentas do tipo “spring lock”, que são conexões especiais de encaixe (fotos 9 e 10).
A maioria das caixas de ventilação vinha sem o filtro de cabine. O acesso ao alojamento do filtro antipólen requer a retirada parcial do console central (foto 11), pois a tampa do alojamento do filtro antipólen (foto 12), que fica ao lado do acelerador, é alongada para trás do console.
No caso de o veículo estar sem o filtro antipólen, é possível colocar esta peça e montar novamente o conjunto. A troca deste filtro é recomendada a cada 15.000 km ou a cada 6 meses, dependendo do uso.