Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Avaliação do Reparador
  4. /
  5. É química, e funciona

É química, e funciona

Quando a Iso Tech nos convidou para um teste prático dos produtos de limpeza de motor, a dúvida pairou no ar... será que funciona?

Alexandre Akashi
19 de outubro de 2009

Quando a Iso Tech nos convidou para um teste prático dos produtos de limpeza de motor, a dúvida pairou no ar... será que funciona? A resposta veio logo, nas dependências da Cobeio Car, oficina do conselheiro Cláudio Cobeio, localizada no bairro de Santo Amaro, em São Paulo. “Tem aqui um Chevrolet Celta 1.0 VHC 2003 de um cliente que vai passar na inspeção ambiental da prefeitura e está com índice de emissões muito alto”, comentou.

Bem, fizemos o desafio, e começava agora a hora da verdade. Primeiramente avaliamos o carro e, realmente, a ‘coisa estava feia’. Adaptado para rodar com gasolina e GNV, o Celta apresentou elevado índice de emissões de CO em ambos combustíveis. Na primeira medição, a 2.500 rpm, na gasolina, o analisador de gases apontou CO de 0,45%, CO2 de 14% e HC de 90PPM. Até ai tudo bem, mas, na marcha lenta, não, pois os índices foram para 4,3% de CO, 13,5% de CO2 e 260PPM de HC.
Com GNV, inverteu. Reprovou na medição a 2.500 rpm (CO=2,29%, CO2=11.3% e HC=60PPM), mas passou na marcha lenta (CO=0,05%, CO2=12,5% e HC=70PPM). Segundo Cobeio, dias antes haviam sido trocados filtro de ar, velas e cabos de ignição.

Para tirar a prova dos nove, foi efetuado teste de assentamento de válvulas, que indicou uma ligeira fuga de compressão, provavelmente ocasionada pelo acúmulo de sujeira nas bordas das válvulas, prejudicando a vedação, o que reflete diretamente na qualidade da queima do combustível e, consequentemente, no aumento de emissões de gases poluentes.

Procedimento
Após a comprovação do diagnóstico, os técnicos da Iso Tech iniciaram o procedimento de descarbonização do sistema. Com o motor em funcionamento, o primeiro passo é aplicar o Air Intake Cleaner Spray dentro do coletor de admissão e corpo de borboleta. “Recomendamos ao reparador limpar a TBI por fora para que o cliente veja a diferença”, afirma o diretor da Iso Tech, Fabio Isola.

O spray tem ação detergente e remove com facilidade a camada de poeira que se acumula na TBI e no coletor de admissão. Na sequência, ainda com o motor em funcionamento, o injeta-se o descarbonizador, batizado de Air Intake Cleaner, a partir de um ponto de vácuo. “O ideal é encontrar um ponto de vácuo entre a TBI e o coletor de admissão”, afirma o técnico da Iso Tech, Helber Pasinatto. “Pois assim o produto age também sobre todo o coletor”.

Cada frasco do Air Intake Cleaner contém 200 ml, o suficiente para uma aplicação, e pode ser injetado diretamente da embalagem, com auxílio de uma tampa com uma mangueira transparente. O fabricante recomenda controlar a dosagem do produto para evitar que o motor morra.

Após a aplicação do conteúdo do frasco, a recomendação é de o reparador rodar por cerca de 10 minutos com o veículo, com rotação elevada (acima de 4.000 rpm), “para limpar o catalisador”, afirma Pasinatto.

Segundo o técnico, após a queima na câmara de combustão, o produto é totalmente expelido pelo sistema de exaustão e, quando passa pelo catalisador ainda apresenta ação detergente, o que proporciona uma sobrevida ao componente.

Resultado
De fato, o Air Intake Cleaner mostrou-se eficaz e reduziu os níveis de emissões de gases do Celta-cobaia. Ao final do procedimento, o analisador de gases indicava CO=0,17%, CO2=17% e HC=50PPM a 2.500 rpm, na gasolina, e, em marcha lenta, CO=0,14%, CO2=17,3% e HC=90PPM.
Já no GNV, os índices a 2.500 rpm foram CO=0,80%, CO2=12,7% e HC=80PPM, e, em marcha lenta, CO=0,04%, CO2=12,1% e HC=60.

Precauções
Produtos químicos como o Air Intake Cleaner devem ser utilizados com critérios, pois não são milagrosos, apenas removem os resíduos que surgem a partir da queima de combustíveis de baixa qualidade. Assim, é importante conhecer os hábitos de consumo do motorista em relação ao veículo e de que forma ele trata a manutenção do carro: corretivamente ou preventivamente.

Preventivamente, o conselheiro Cláudio Cobeio recomenda a aplicação do descarbonizador a cada 30.000 Km, ou a cada seis meses, “principalmente se o combustível utilizado for álcool, que tende a juntar sujeira com mais facilidade do que a gasolina”, afirma.

Oportunidade
Uma curiosidade apresentada pela Iso Tech durante o teste é a preocupação da fabricante na rentabilidade da oficina. De forma bastante simples, a empresa mostra ao reparador as oportunidades de negócios que a descarbonização pode gerar, com os respectivos ganhos.

O preço de venda do serviço sugerido pelo fabricante é de R$ 60 por aplicação, que demanda 30 minutos de mão-de-obra, de um profissional. “Fazendo três aplicações por dia, a R$ 60 cada, são R$ 3.600 por mês a mais no orçamento, com o mínimo de gasto”, diz o técnico da Iso Tech, Helber Pasinatto.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Avaliação do Reparador
Avaliação do Reparador
Renault Megane E-Tech: Arquitetura eletrificada, desafios e oportunidades para as oficinas independentes
Avaliação do Reparador
Avaliação do Reparador
T-Cross 1.4 TSI: Nossos reparadores avaliam motor, câmbio, plataforma e conforto
Avaliação do Reparador
Avaliação do Reparador
VW Taos chega no Brasil e também nas oficinas dos nossos reparadores que viram as novidades