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No início desta década, as minivans cresceram no mercado brasileiro e passaram a ser visita cada vez mais comum nas reparadoras independentes. Nascidas nos Estados Unidos, na década de 70, as misturas de peruas e utilitários agradam pelo espaço e pela versatilidade. No Brasil, a principal representante da categoria é a Chevrolet Zafira, lançada aqui em 2001.
Para mostrar como uma das líderes do segmento se comporta depois de um bom período de uso, a equipe do Oficina Brasil avaliou uma Zafira 2001, com motor 2.0 16V a gasolina e 85 mil km rodados. Confira abaixo como ela se saiu.
Motor
Logo no início da checagem, os consultores substituíram o óleo e o filtro do lubrificante, por conta da elevada quilometragem e da informação, fornecida pelo proprietário, de que já havia se passado 5 mil km desde a última troca. Em seguida, foram trocados o filtro de ar e o aditivo do radiador.
Os cabos de vela estavam em boas condições e não foram substituídos, mas as velas, com os eletrodos gastos, foram trocadas. A verificação também notou irregularidade nos injetores de combustível, que foram limpos e equalizados. Já o filtro de combustível foi substituído junto com a correia dentada e o tensionador aos 80 mil km aproximadamente. O corpo de borboleta estava carbonizado e precisou de uma limpeza.
A tubulação que liga o compressor do ar-condicionado ao condensador estava em atrito com outra tubulação e também foi trocada. Por conseqüência, foi necessário efetuar a carga de gás no sistema de ar-condicionado. A bomba d’água, com ruídos, e o coxim inferior do câmbio, desgastado, foram substituídos.
De acordo com o proprietário da Zafira, o conjunto de embreagem já havia sido substituído com 70 mil km. "Uma dica que dou ao reparador é ficar atento ao atuador hidráulico deste carro, que costuma apresentar defeitos com freqüência", recomenda o consultor técnico do jornal Oficina Brasil, Vagner Leite.
Suspensão e freios
As pastilhas de freio dianteiras acionaram os sensores de desgaste e foram substituídas, assim como os discos. Já as pastilhas traseiras apresentavam mais de meia vida útil.
Foram trocados ainda o sensor de rotação da roda traseira esquerda (equipamento pertencente ao sistema de freios ABS) por não transmitir a rotação da roda ao módulo de controle, e o fluído de freio.
Os amortecedores dianteiros apresentaram vazamento de óleo e precisaram ser substituídos já os traseiros estavam em perfeito estado. Os pivôs e as bieletas não estavam com folgas, porém as porcas de fixação das peças foram reapertadas. Após esses processos, o veículo foi submetido ao alinhamento da suspensão e ao balanceamento das rodas.
No geral os conselheiros do jornal Oficina Brasil gostaram do carro, que mostrou ser robusta. Aos 85.000 km e com e anos de uso poucas intervenções foram necessárias para deixar o modelo em perfeitas condições.
Análise do editor
Média 7,6
A minivan Chevrolet Zafira mostrou ser um veículo bastante robusto, apeser de apresentar algumas fragilidades, como a embreagem, que no geral deve ser trocada a cada 60.000 km, quando a média dos carros da mesma categoria é 90.000 km. Com isso, o reparador deve ficar atento e verificar esse item com freqüência, além de recomendar ao cliente cuidados que evitam o desgaste prematuro do componente, como não apoiar o pé esquerdo no pedal.
No orçamento, dois componentes chamam atenção: bomba d’água e amortecedores dianteiros, por apresentarem custo mais atraente na peça genunína, adirida em concessionária do que a comprada nas lojas de autopeças. O primeiro sai por R$ 136, na Viamar, contra R$ 150, na autopeça. Já o amortecedor custa R$ 276, contra R$ 470.
Dicas do Conselho
1- "O reparador deve ter sempre um scanner bem atualizado na oficina para mexer com a injeção eletrônica da Zafira", explica Cláudio Cobeio, da Cobeio Car.
2- Problemas como alto consumo, perda de potência e irregularidade na marcha lenta podem ocorrer por falta de aterramento.
3- É recomendável reiniciar o módulo a qualquer troca de sensor ou filtro.
MAIS DICAS
Dica 5: "A bomba d’água deste carro costuma falhar muito", alerta o consultor Julio César Souza, da Souza Car.
Danilo Tinelli, da Auto Mecânica Danilo
(11) 5068-1486
Nota: 7
"É um veículo de fácil manutenção já o consumo de combustível é elevado e no motor 16v as peças têm um custo alto."
Paulo Aguiar, da Engin Engenharia Automotiva
(11) 5181-0559 / 5183-3073 - [email protected]
Nota: 9
"Carro robusto, dificilmente entra nas oficinas, com manutenção fácil, diferente da Meriva, que passa por manutenção com freqüência. A Zafira proporciona um bom espaço interno."