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RAM CLASSIC – A clássica picape com motor V8 5.7 HEMI com 400 cv de potência


A enorme picape, que rouba olhares por onde passa, dessa vez foi para a oficina conhecer a opinião técnica dos reparadores

Por: Kaic Sales - 07 de março de 2024

A picape Ram - ou como era denominada antigamente Dodge Ram – é uma lenda americana, uma marca ou símbolo para alguns amantes das caminhonetes. Ela disputa o segmento de mercado norte-americano de picapes grandes, mas aqui podemos enquadrá-la no grupo das Super Picapes, por ser bem maior que as picapes comuns, como a Ranger, a Hilux e a S10; ou melhor, podemos posicionar essas caminhonetes como médias e, assim, a Ram passa a ocupar o cargo de picape grande no mercado nacional, por conta do valor equiparado partindo de: R$ 365.150,00.

A versão Classic abordada aqui é da quarta geração da 1500, que foi lançada em 2008 nos Estados Unidos, e convive com a quinta geração, que é vendida como 1500, com mais itens de luxo e um design mais atual, porém quase R$ 100 mil mais cara. O fato dessa versão pertencer a uma geração mais antiga se percebe diretamente no design: os faróis ficam em posição abaixo da linha superior da grade e surgem como uma continuação dos para-lamas, visual que remete muito à versão antiga e que pode ser considerado, por olhares mais críticos, como um pouco ultrapassado. Mas ainda é de tirar o fôlego ver uma Ram Classic rodando por aí – melhor ainda na cor vermelha. Os faróis têm projetores de dupla função, mas são halógenos, e o led só pode ser encontrado nas DRLs, outro ponto que pode levar críticas, pois um carro nesse valor ter um conjunto de iluminação mais antigo é algo que não irá agradar a todos.

Caminhonete símbolo

A história da linha de caminhonetes Ram remonta à década de 1980, quando a Chrysler Corporation começou a usar a marca “Ram” para suas picapes e veículos comerciais. Vamos dar uma olhada nas principais fases dessa história:

 - Primeira Geração (1981 - 1993): A linha de picapes Dodge Ram foi introduzida em 1981 como parte da linha de veículos comerciais da Dodge. Essas picapes apresentavam um design mais aerodinâmico e distintivo em comparação com as gerações anteriores. A linha incluía uma variedade de opções de motores e tamanhos de carroceria.


- Segunda Geração (1994 - 2001): Em 1994, a Dodge Ram passou por uma reformulação significativa. Foi nessa época que o design externo inconfundível da grade dianteira com a forma de big rig (caminhão grande) foi introduzido. A Ram 1500, a 2500 e a 3500 foram as principais configurações disponíveis, cada uma projetada para atender a diferentes necessidades de carga e reboque.

- Terceira Geração (2002 - 2008): A Ram continuou a evoluir em termos de design, desempenho e recursos. Durante esse período, foram introduzidas várias inovações, incluindo a disponibilidade do motor HEMI e melhorias na capacidade de reboque.

- Quarta Geração (2009 - 2018): Em 2009, a Ram tornou-se uma marca independente sob a empresa-mãe Chrysler Group LLC (mais tarde, tornou-se parte da FCA – Fiat Chrysler Automobiles). Essa geração da Ram 1500 introduziu um chassi mais leve, melhor eficiência de combustível e uma cabine mais espaçosa. Durante esse período, a Ram também expandiu sua presença no mercado de caminhonetes de serviço médio com o lançamento da Ram 2500 e da 3500 Heavy Duty.

 - Quinta Geração (2019 - atual): A Ram 1500 de quinta geração foi lançada em 2018 como modelo de 2019. Essa geração continuou a inovação, apresentando um chassi híbrido de aço e alumínio, bem como uma suspensão traseira independente para melhorar o conforto de condução.

É importante notar que, durante a evolução da linha, a Ram expandiu seu alcance para incluir uma variedade de modelos, desde picapes de meia tonelada até caminhonetes pesadas para serviço médio e pesado. Além disso, a marca Ram tornou-se conhecida por oferecer uma experiência mais luxuosa e recursos inovadores em suas picapes, competindo não apenas em desempenho, mas também em conforto e tecnologia.

Ram Classic

A Ram Classic geralmente se refere a uma versão mais acessível ou a uma geração anterior da Ram 1500. A Ram 1500 é uma picape de porte médio/grande conhecida por seu design robusto, desempenho potente e recursos inovadores. A Ram Classic, muitas vezes, é oferecida como uma opção mais econômica para aqueles que desejam a confiabilidade e capacidade da Ram 1500, mas com um preço mais acessível.

Essa versão mantém o design e as características de uma geração anterior da Ram 1500, proporcionando aos consumidores uma opção de compra mais acessível em comparação com os modelos mais recentes e totalmente redesenhados.

A estratégia de oferecer versões Classic permite que a Ram se faça presente em uma variedade de segmentos de mercado, atendendo tanto à demanda por inovação e atualizações quanto à necessidade de opções mais acessíveis para consumidores que buscam um veículo de trabalho robusto.

A Ram Classic tem 581 cm de comprimento, 201,7 cm de largura, 197 cm de altura e um entre-eixos de 357 cm. Mas todo esse tamanho vai atrapalhar o cotidiano e o uso de quem mora nas grandes cidades. Ela ocupa facilmente duas vagas na garagem devido ao seu comprimento e largura, e em alguns casos a altura e a largura impedem que ela sequer passe pelo portão. Quem vive em prédios residenciais terá problemas com isso.

A Ram Classic está equipada com um motor V8 HEMI de 5,7 litros, gerando até 400 cv de potência e 56,7 kgfm de torque, sendo possível, assim, uma capacidade de reboque de mais de 3,5 toneladas.

Para auxílio a essa capacidade, a Ram tem três modos de tração: 4×2, 4×4 High e 4×4 Low (reduzida). Do tipo part-time, a caixa de transferência BorgWarner 48-12 tem os modos 4x4 High e 4x4 Low (reduzida). O motorista comanda tudo eletronicamente por meio dos botões ao lado do seletor rotativo do câmbio, no painel de instrumentos.

Quanto ao espaço interno, a Ram Classic dispensa comentários. Por conta do entre-eixos de 357 cm, meio metro maior que caminhonetes médias, os ocupantes podem desfrutar de um espaço bem amplo em qualquer um dos cinco lugares disponíveis. Para o motorista, o espaço é bom e a posição de pilotagem melhor ainda. A Ram possui, inclusive, não só ajuste eletrônico nos bancos, mas também nos pedais de freio e acelerador, garantindo conforto para motoristas de diferentes alturas. Nos bancos de trás não há briga por centímetros, já que o assento é largo e possui espaço para que os ocupantes possam esticar as pernas.

Motor 5.7 HEMI

O motor HEMI, que significa “Hemispherical Combustion Chamber” (Câmara de Combustão Hemisférica, em português), é um tipo de projeto de motor que ganhou destaque principalmente pela sua eficiência e desempenho excepcionais. Desenvolvido pela Chrysler Corporation nos anos 1950, o motor HEMI é conhecido por sua distintiva forma de câmara de combustão, que é hemisférica.

A característica hemisférica da câmara de combustão do motor HEMI permite uma melhor eficiência na queima do combustível. Nesse design, os pistões se movem em direção a uma cúpula na parte superior da câmara de combustão, uma maneira mais eficaz de se realizar a combustão do ar e do combustível. Isso resulta em uma queima mais completa e eficiente, proporcionando maior potência e torque em comparação com outros designs de motores.

Uma das vantagens distintas do motor HEMI é sua capacidade de gerar altos níveis de potência a baixas rotações. Isso é especialmente benéfico para veículos que precisam de força e torque instantâneos, como em aplicações de veículos off-road ou de alto desempenho. Além disso, a capacidade de respiração aprimorada do motor HEMI contribui para um som de escape característico que é amplamente reconhecido pelos entusiastas automotivos.

Os motores HEMI têm sido amplamente utilizados em uma variedade de veículos, desde carros de passeio até caminhões e SUVs. Sua presença nas pistas de corrida também ajudou a solidificar a reputação do motor HEMI como uma força a ser reconhecida em termos de desempenho e confiabilidade.

Ao longo dos anos, o design do motor HEMI passou por evoluções e aprimoramentos, incorporando tecnologias modernas para atender aos padrões de eficiência de combustível e emissões. No entanto, a essência do motor HEMI, com sua câmara de combustão hemisférica, continua a ser uma marca registrada de desempenho na indústria automotiva.

Em resumo, o motor HEMI é mais do que uma peça de engenharia: é um ícone na história automotiva, representando potência, eficiência e uma abordagem inovadora para o design de motores.

Com a desativação de cilindros (MDS), a central do motor corta a alimentação de combustível e as faíscas das velas e fecha as válvulas de admissão e escape em quatro dos oito cilindros durante acelerações leves – como em velocidade de cruzeiro na estrada, quando a potência total não é necessária. O motor pode trabalhar até 40% do tempo com metade dos cilindros desativados. Outro sistema inteligente é o da grade dianteira com aletas ativas, as quais se mantêm fechadas sempre que possível, ajudando no aquecimento rápido na partida e reduzindo o arrasto aerodinâmico em movimento. Elas só abrem (automaticamente) quando isso se torna absolutamente necessário para otimizar o arrefecimento.

A função de desativação só é realizada por conta do sistema hidráulico dos tuchos de aberturas de válvulas, que são controlados eletronicamente. Por esse motivo, mais uma vez, alertamos sobre o cuidado com o óleo lubrificante, pois qualquer alteração nesse sistema irá causar divergência no funcionamento, gerando possíveis avarias no motor V8, que possui um custo de reparo bem alto.

Nas Oficinas

Nas oficinas que visitamos, a palavra que mais escutamos quando citamos a Ram foi “confiança”. Todos concordam que a caminhonete conquistou a fama de robustez e durabilidade durante sua história.


Nossa primeira passagem foi na FEMAP – Oficina Especializada, localizada na Avenida Agenor Couto de Magalhães, 413, Jardim Regina, São Paulo – SP. Fomos atendidos pela Larissa e pelo Fernando, que juntos fundaram e gerenciam a oficina dos seus sonhos!

Fernando, com seu profundo amor pelas marcas específicas de carros, tornou-se uma enciclopédia quando o assunto é Dodge, Chrysler, Jeep, Ram e Fiat. É incrível conversar com ele e observar todo o seu conhecimento e domínio sobre as marcas. Seu entusiasmo é contagiante, e ele viu na raridade dessas marcas uma oportunidade para criar algo único. Larissa, por sua vez, trouxe uma perspectiva diferente para a mesa, utilizando uma abordagem estratégica, desenvolvendo parcerias e estratégias de marketing, enquanto Fernando garantia que a qualidade técnica da FEMAP fosse inquestionável. Juntos, Larissa e Fernando começaram a FEMAP do zero, baseando-se no conhecimento técnico de Fernando e na visão empreendedora de Larissa. Sem investimento inicial, confiaram em seu próprio potencial e na capacidade de se diferenciarem em um mercado saturado.

A Dodge Ram Classic 2023, equipada com o motor 5.7 HEMI, impressionou os técnicos da oficina especializada FEMAP com sua robustez mecânica. O motor oferece um desempenho notável, combinando potência e eficiência. A integração entre os sistemas elétricos e mecânicos demonstra uma engenharia sólida, proporcionando uma experiência de condução suave. O câmbio também se destaca pela sua precisão, contribuindo para uma transmissão eficiente de potência. Em resumo, a Dodge Ram Classic 2023 recebeu elogios pela excelência em detalhes de mecânica e elétrica, destacando-se como uma opção confiável e potente.

Os técnicos da oficina FEMAP identificaram alguns pontos de atenção na Dodge Ram Classic 2023 com motor 5.7 HEMI. Notaram que, embora a potência do motor seja impressionante, o consumo de combustível pode ser considerado elevado em comparação com outros modelos. Além disso, a complexidade eletrônica do veículo pode tornar diagnósticos e reparos mais desafiadores, exigindo ferramental especializado. Alguns componentes, especialmente os relacionados à eletrônica, podem ter custos mais elevados de substituição. No entanto, é importante destacar que essas considerações não comprometem significativamente a qualidade geral do veículo, mas representam áreas que podem exigir mais atenção e cuidado durante a manutenção.

A equipe técnica da FEMAP deixou alguns recados importantes sobre a manutenção da Ram:

Para preservar o desempenho e a durabilidade da Dodge Ram Classic 2023 com motor 5.7 HEMI, é essencial manter cuidados específicos com óleos e arrefecimento. Certifique-se de seguir as recomendações do manual do proprietário para os intervalos de troca de óleo. Utilizar o tipo e a viscosidade adequados é crucial para garantir a lubrificação eficaz do motor.

No que diz respeito ao sistema de arrefecimento, monitore regularmente o nível e a qualidade do líquido refrigerante. Mantenha-o dentro dos limites recomendados e substitua-o conforme as orientações do fabricante. Verifique se não há vazamentos no sistema de arrefecimento para evitar superaquecimentos que possam causar danos ao motor.

Além disso, realize inspeções periódicas em filtros de óleo e de ar. Substitua-os conforme necessário para garantir um fluxo adequado de ar e uma filtragem eficaz. Esses cuidados simples contribuem para manter o desempenho e a confiabilidade do veículo a longo prazo.

Para preservar a Dodge Ram Classic 2023 com motor 5.7 HEMI, considere as orientações específicas para esse modelo:

Manutenção específica: Siga o plano de manutenção recomendado pela Dodge para o modelo 2023, atentando-se aos intervalos de troca de óleo, substituição de filtros e demais verificações.

Sistema de arrefecimento: Dê atenção especial ao sistema de arrefecimento, verificando regularmente o nível e a qualidade do líquido refrigerante. Certifique-se de que não há vazamentos no sistema.

Pneus e suspensão: Monitore o estado dos pneus e realize alinhamento e balanceamento conforme necessário. Isso contribui para um desgaste uniforme e mantém a estabilidade do veículo.

Uso adequado: Respeite as orientações do manual do proprietário quanto à capacidade de carga e reboque. Utilizar o veículo dentro das especificações recomendadas prolonga a vida útil dos componentes.

Diagnóstico eletrônico: Em virtude da complexidade eletrônica, fique atento a luzes indicadoras no painel. Caso alguma anomalia seja identificada, realize diagnósticos em uma oficina especializada para evitar problemas mais sérios.

Ao investir tempo e cuidado específico no modelo Dodge Ram Classic 2023 5.7 HEMI, você contribuirá para a durabilidade e bom desempenho do veículo ao longo do tempo.

Logo após essas observações, fomos até outra oficina para buscar outras opiniões e detalhes da manutenção da Ram Classic.

Visitamos então a oficina AG III, localizada na avenida Casa verde, 3064, Casa Verde, São Paulo – SP, e lá fomos atendidos pelo Amauri e pelo Vitor, pai e filho que dividem as funções dentro da oficina.

Eles foram uma das primeiras oficinas especializadas na linha Chrysler/Dodge/Jeep, atuando no mercado há 31 anos. A AG III nasceu da necessidade de novas opções para manutenção de veículos das marcas Chrysler, Jeep e Dodge face às escassas ofertas no mercado. A missão da empresa é prestar um serviço de qualidade num ambiente limpo e agradável, com preços justos e atendimento personalizado, buscando a satisfação dos clientes e atendendo às suas necessidades e expectativas.

Durante a avaliação do modelo, Amauri e Vitor rasgaram elogios à marca Ram. Eles alegam que trabalhar com esses modelos é muito gratificante e satisfatório, ainda mais quando abordamos um V8 HEMI.

Amauri, como especialista nesse modelo, destaca alguns pontos importantes:

Na suspensão, podemos enxergar todo o cuidado da marca em criar um veículo que esteja preparado para os desafios propostos, como por exemplo o de suportar altas cargas. Para isso, a Ram Classic é equipada na traseira com uma suspensão com eixos rígidos com braços quíntuplos, isto é, cinco braços mecânicos que fazem a sustentação do eixo, fora uma barra estabilizadora.

Na dianteira, é usada uma suspensão com braço em “Y” de amortecimento duplo, amortecedor com mola no centro.

Sistema de desligamento dos cilindros: para auxiliar na redução de consumo de combustível, o motor V8 5.7 possui um sistema de desligamento de cilindros em baixa velocidade, que é comandado por meio do acionamento eletrônico dos quatro solenoides que controlam o fluxo de óleo do motor nos tuchos hidráulicos, fechando a válvula de admissão no cilindro escolhido pelo módulo do motor. Por esse controle ser muito sensível, é necessário utilizar o fluido lubrificante correto e na quantidade correta especificada pelo fabricante, sendo indispensável a manutenção preventiva do veículo.

As avaliações técnicas completas e outros conteúdos estão disponíveis no nosso canal do YouTube, com muito mais informação.