Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Desde seu lançamento, em 1965, o Ford Bronco tem sido uma parte icônica do cenário automobilístico americano. Agora, após uma espera ansiosa de anos, a lendária SUV off-road está de volta e pronta para dominar trilhas e estradas com sua presença imponente e desempenho robusto.
Cinco gerações
O Bronco nasceu como um off-road compacto, com 3,85 m de comprimento. Inicialmente equipado com motor 2.8 de seis cilindros e transmissão manual de três velocidades, ganhou depois as opções de motor V8 e transmissão automática.
Na segunda geração, o Bronco entrou para o segmento de SUVs grandes, crescendo 71 cm no comprimento, 28 cm na largura e 10 cm na altura. Ele tinha como base a F-100 4x4, em versão encurtada. O teto rígido removível, agora produzido em fibra e cobrindo apenas a área dos bancos traseiros, em vez da peça inteiriça de aço, continuou a ser uma característica do utilitário, assim como as três portas, o eixo rígido dianteiro e a tração 4x4 e equipado com motor V8 de 5,8 ou 6,6 litros.
O Bronco de terceira geração foi baseado na F-150, conservando a distância entre eixos de 2,64 m. Além de ganhar suspensão dianteira independente, ele voltou a oferecer um motor seis cilindros de 4,9 litros, além da opção com motor V8. Em 1982, o oval azul na grade dianteira substituiu as letras “Ford” no capô.
A quarta geração do Bronco acompanhou as mudanças da oitava geração da Série F, com vários aprimoramentos.
Já a quinta geração renovou o design, alinhado coma nona geração da F-150, e introduziu vários itens de segurança, como cintos traseiros de três pontos, vigas de portas reforçadas e airbag do motorista de série. Também por questão de segurança, sua capota deixou de ser removível. Em 1996, a Ford anunciou o encerramento da produção do Bronco, que agora está perto de ser retomada e é aguardada com expectativa pelo mercado.
Design imponente e versatilidade
O Bronco oferece uma presença imponente na estrada e uma aparência de um veículo pronto para enfrentar qualquer terreno.