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Ford Bronco: uma lenda americana renovada


O SUV com motor 2.0 EcoBoost e tração 4x4 passa por nossa avaliação revelando curiosidades e dados técnicos sobre esse ícone Off-Road

Por: Da redação - 10 de julho de 2024


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Desde seu lançamento, em 1965, o Ford Bronco tem sido uma parte icônica do cenário automobilístico americano. Agora, após uma espera ansiosa de anos, a lendária SUV off-road está de volta e pronta para dominar trilhas e estradas com sua presença imponente e desempenho robusto.  


Cinco gerações 

O Bronco nasceu como um off-road compacto, com 3,85 m de comprimento. Inicialmente equipado com motor 2.8 de seis cilindros e transmissão manual de três velocidades, ganhou depois as opções de motor V8 e transmissão automática.


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Na segunda geração, o Bronco entrou para o segmento de SUVs grandes, crescendo 71 cm no comprimento, 28 cm na largura e 10 cm na altura. Ele tinha como base a F-100 4x4, em versão encurtada. O teto rígido removível, agora produzido em fibra e cobrindo apenas a área dos bancos traseiros, em vez da peça inteiriça de aço, continuou a ser uma característica do utilitário, assim como as três portas, o eixo rígido dianteiro e a tração 4x4 e equipado com motor V8 de 5,8 ou 6,6 litros.


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O Bronco de terceira geração foi baseado na F-150, conservando a distância entre eixos de 2,64 m. Além de ganhar suspensão dianteira independente, ele voltou a oferecer um motor seis cilindros de 4,9 litros, além da opção com motor V8. Em 1982, o oval azul na grade dianteira substituiu as letras Ford no capô.


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A quarta geração do Bronco acompanhou as mudanças da oitava geração da Série F, com vários aprimoramentos. 

Já a quinta geração renovou o design, alinhado coma nona geração da F-150, e introduziu vários itens de segurança, como cintos traseiros de três pontos, vigas de portas reforçadas e airbag do motorista de série. Também por questão de segurança, sua capota deixou de ser removível. Em 1996, a Ford anunciou o encerramento da produção do Bronco, que agora está perto de ser retomada e é aguardada com expectativa pelo mercado.


Design imponente e versatilidade 

O Bronco oferece uma presença imponente na estrada e uma aparência de um veículo pronto para enfrentar qualquer terreno. 


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O Bronco Sport tem um design de muita personalidade. O perfil quadrado e os faróis redondos são uma releitura moderna e tecnológica do clássico dos anos 60. A frente alta exibe um elemento gráfico escurecido que contorna todo o conjunto de faróis e grade. 

Dentro dele, a assinatura de luz redonda se conecta com uma barra iluminada e o nome Bronco em destaque, em lugar do oval azul – uma característica dos carrosícones da marca. 

As lanternas traseiras são verticais e posicionadas fora da tampa do porta-malas. Nos faróis, lanternas e outras partes do carro, como o vidro traseiro e o bocal de abastecimento, encontram-se grafismos com referências históricas e funcionais do veículo. 

A carroceria em dois tons – com teto, colunas, para-choques e molduras laterais em preto – realça a elegante funcionalidade do SUV.


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O interior do Bronco Sport impressiona pelo requinte, silêncio e conforto, com acabamento em dois tons, preto e marrom, e materiais de textura diferenciada. As áreas funcionais são destacadas por formas geométricas e verticais pronunciadas em relação ao painel.


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O porta-malas com 580 litros, ou 1.472 litros com o banco traseiro rebatido (padrão VDA), oferece grande versatilidade.  

O acesso ao porta-malas pelo vidro traseiro, com abertura independente, facilita o manuseio de bagagens. A tampa do porta-malas traz um inédito sistema de iluminação externa, muito útil para atividades à noite ao ar livre, e alças que servem para segurar uma mochila ou tenda. Nas tomadas de 110 V e 12 V, é possível conectar diversos equipamentos.


Tecnologia conectada 

O novo Ford Bronco também é equipado com tecnologia de ponta para garantir uma experiência de condução moderna e conectada. Com um sistema de infotainment de última geração compatível com Android Auto e Apple CarPlay e uma variedade de recursos de segurança avançados, como assistência de frenagem de emergência e controle decruzeiro adaptativo.


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Além de nove airbags, ele vem equipado com tecnologias semiautônomas avançadas, como piloto automático adaptativo com Stop & Go, assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestre e faróis de LED com luz alta automática. Sua central multimídia SYNC 3, com tela de 8”, completa, inclui som B&O de altíssima qualidade e carregador sem fio para celular. Conta também com os recursos de conectividade do aplicativo FordPass, como partida remota e localização do veículo pelo celular.


Motor e tração 

O motor turbo EcoBoost 2.0, com 253 cv e torque de38,7 kgfm, aliado à transmissão automática de oito velocidades e à tração 4x4 com diferencial traseiro blocante, garante força de sobra nas rodas de 17” com pneus 225/65 R17 AllTerrain para superar obstáculos. A tração traseira conta com embreagem dupla, que controla independentemente as rodas traseiras, quefaz de 0 a 100 km/h em 8 segundos.


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O 2.0 EcoBoost da Ford foi introduzido no Brasil em meados dos anos 2010, quando a Ford começou a oferecer esse motor em alguns de seus modelos vendidos no país, como o Fusion e o SUV Edge. Com sua cilindrada de 2.0 litros, o EcoBoost oferece um equilíbrio perfeito entre desempenho e economia de combustível. Graças à sua configuração turboalimentada, o motor proporciona uma resposta rápida do acelerador e uma entrega de potência suave e consistente em toda a faixa de rotação. 

Além disso, o motor EcoBoost é projetado para oferecer um desempenho impressionante em uma variedade de condições de direção. Seja em altitudes elevadas, em climas extremos ou em terrenos desafiadores, esse motor é capaz de lidar com qualquer desafio com facilidade, garantindo uma experiência de condução confiável e sem complicações.


Carroceria  

A carroceria com entre eixos curtos, de 2.670 mm, e os ângulos de entrada (30,4º), de saída (33,1º) e de transposição de rampa (24,4º) facilitam a rodagem em qualquer tipo de terreno, assim como a distância livre do solo, de 223 mm. Além de posição elevada de dirigir e capô longo, o Bronco Sport tem direção precisa e ótimo diâmetro de giro, que aumentam a percepção de domínio da estrada. O veículo conta também com proteção de aço em toda a região inferior e atravessa áreas alagadas de até 600 mm com segurança.


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G.O.A.T. Modes 

O Ford Bronco possui sete modos de gerenciamento de terreno (Normal, Eco, Sport, Escorregadio, Lama/Terra, Areia, Rocha), que ajustam automaticamente quatro sistemas do veículo: direção, controle eletrônico de estabilidade e tração, transmissão e resposta do motor na aceleração. Nos modos Areia, Lama/Terra e Roch, é ativada também a câmera frontal de 180°, que proporciona uma visão ampla dos obstáculos à frente. Os modos Escorregadio, Normal e Sport são outras opções para extrair o máximo do veículo em cada condição.


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    • NORMAL – para uso cotidiano do veículo. 

    • ECO – prioriza a economia de combustível, com trocas de marcha em rotações mais baixas, tração 4x2 e pedal do acelerador menos responsivo. 

    • SPORT – voltado ao desempenho no asfalto. Além de direção e suspensão mais rígidas, aumenta a aceleração, e a transmissão mantém as marchas mais baixas por mais tempo. 

    • ESCORREGADIO – facilita o controle do veículo em superfícies molhadas ou gelo. O controle de tração é mais responsivo, mantendo os pneus em contato com o piso. 

    • LAMA/TERRA– oferece uma experiência otimizada em terrenos irregulares e lama. Os controles de estabilidade e tração são menos restritivos, para permitir que os pneus girem mais e removam a lama dos sulcos. 

    • AREIA– exclusivo para fora de estrada, em superfícies soltas, profundas e sulcadas. O motor e a transmissão aumentam a tração e permitem o patinamento das rodas para que o veículo não fique preso. 

    • ROCHA– desenvolvido para navegar em terreno irregular, como grandes rochas, em velocidade muito baixa e controlada.


Piloto automático off-road 

Dirigir em trilhas off-road exige certa habilidade, e o Bronco Sport conta com alguns recursos inovadores que facilitam essa tarefa, mesmo para quem não está acostumado a se aventurar fora do asfalto. Um deles é o piloto automático off-road, que mantém a velocidade programada para o motorista poder se concentrar somente na direção ao enfrentar terrenos mais radicais, como subidas ou descidas íngremes. 

Esse recurso traz mais confiança e segurança quando se dirige em trilhas desafiadoras, como subidas, descidas, erosões e terrenos escorregadios.


Bronco Sport, um Off-Road “Raiz” 

Para o novo modelo, a Ford desenvolveu exclusivamente o Sistema de Suspensão de Estabilidade Off-Road de Alto Desempenho (HOSS High-Performance Off-Road StabilitySuspension). Esse sistema exclusivo, no qual o peso da parte não suspensa é 40% menor do que o do eixo rígido, aumenta o contato dos pneus com o solo e favorece a estabilidade em curvas e alta velocidade, tanto na estrada como fora dela. 

A Ford desenvolveu a nova suspensão depois de ouvir o que os fãs de off-road queriam e o que não gostavam no comportamento dinâmico dos SUVs 4x4 existentes no mercado. O sistema HOSS foi a resposta para tornar o conjunto mais leve e ágil, combinando um desempenho off-road mais confiante com um melhor padrão de dirigibilidade e conforto. 

As suas molas e os seus amortecedores são especialmente calibrados para condições extremas, como rodagem em trilhas em alta velocidade, e dão maior estabilidade ao veículo em estrada.


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A suspensão dianteira é do tipo McPherson, independente, com molas helicoidais mais altas para ampliar o espaço de articulação das rodas, epossui também amortecedores duplos exclusivos para serviço pesado, além de barra estabilizadora. A suspensão traseira é formada por braços duplos independentes, molas helicoidais com calibração especial, barra estabilizadora e amortecedores monotubo de 46 mm de diâmetro.  

A direção elétrica com níveis variáveis de assistência também aumenta a sensação de controle e segurança do motorista, com uma resposta mais firme em trilhas e menor esforço em baixas velocidades, como no modo de escalada de pedra.