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Respostas:
<t><p>Ninguém aqui pinta fibra?</p></t>
<t><p><b>webmecanico escreveu:</b> </p> <p>Ninguém aqui pinta fibra? </p> <p>ai Web tenho amigo (CARLAO)que é fera nesta tecnica olha o que falou </p> <p>mais ou memos isso!!!! </p> <p>A questão dos "pés de galinha" é de algum nível de dificuldade, pois pode ser problema na fibra. Normalmente, é problema na pintura e aí é fácil resolver: É lixar até a fibra e fazer os procedimentos corretos de preparação e pintura. Mas pode ser necessário aprofundar um pouco mais, se for algum problema no gel coat. O gel coat é a primeira camada que o fabricante utiliza no molde e depois fica a mais externa. Se esta camada for muito espessa ou for feita de maneira incorreta , ela vai trincar e aparecer sobre a pintura. Aí, a solução é lixar o gel coat também. </p> <p>Quando for fazer a preparação, ajuda usar produtos de qualidade. Por exemplo, se for necessário usar massa, somente poliéster de boa marca. Se for muito fundo, pense em um preenchimento com um pouco de fibra - massa grossa é chance para "dar zebra". Se esta preparação for bem feita, a pintura não terá problemas, mesmo que seja feita com tinta sintética (argh!). </p> <p>Eu tive algumas dicas fantásticas de um técnico da PPG quando iniciei a reforma do Belair. Mas - sei lá porque bobagem - apaguei o mail dele. Mas tenho impresso. Algumas das dicas sobre a massa poliéster: </p> <p>Quando for catalisar a massa, "massageia" bem o tubo para homogeneizar seu conteúdo. Essa, muitos profissionais não sabem!!! </p> <p>Não se lixa a massa com água - somente à seco; </p> <p>Lixa 80 para nivelar; 150 para tirar os riscos da 80; 350 para retirar os riscos da 150; </p> <p>Em cada uma destas etapas de lixamento, é bom usar um marcador para se saber onde tirar mais e onde precisa ser recolocada a massa. Tem em pó que é melhor, mas pode se usar até mesmo tinta spray preta ; </p> <p>Em cada uma destas etapas, usar um desengraxante de boa qualidade, com papel toalha - nada de panos! nada de água! </p> </t>
<t><p>mais material!!!! </p> <p>As Matérias Primas básicas empregadas para retoques são as </p> <p>seguintes: </p> <p>ESPECIFICAÇÃO FORNECEDOR </p> <p>Manta M-740 </p> <p>Ocfibras </p> <p>Resina Poliester (Uceflex AC-112) Ucebel </p> <p>Naftenato de Cobalto (acelerador) Poliquima </p> <p>Peróxido de M.E.K. (Catalizador) Poliquima </p> <p>Gel-primer branco Ferro Enamel </p> <p>A resina apresenta-se na forma xaroposa. Devemos </p> <p>adicionar-lhe, inicialmente, 0,3% de Naftenato de Cobalto (líquido roxo) e, na </p> <p>hora da operação, 1,0% de Peróxido de M.E.K. (líquido incolor). </p> <p>A RELAÇÃO NORMAL FIBRA/RESINA É DE 30% </p> <p>EXEMPLO: </p> <p>Para 200 gr. de </p> <p>manta, devemos consumir 666gr. de resina. Já contendo 2 gr. de Naftenato de </p> <p>Cobalto. Como acima. Na hora da aplicação adicionar aproximadamente 7 gr. de </p> <p>Peróxido de M.E.K </p> <p>ATENÇÃO: Nunca </p> <p>misturar Peróxido de M.E.K. com Naftenato de Cobalto. Há perigo de explosão. </p> <p>OPERAÇÃO: </p> <p>Lixar a superfície a ser reparada com lixa grão 80. </p> <p>Limpar a superfície com estopa umedecida em redutor. </p> <p>Cortar a manta de acordo com a superfície a ser reparada. </p> <p>Adicionar à resina o naftenato de cobalto e, posteriormente, o peróxido de M.E.K. (misturar bem cada etapa). Aplicar a resina (já acelerada e catalizada) com uma trincha sobre camadas de manta, até que se tenha uma espessura um pouco maior que a real da peça (0,5 a 1,0 mm). </p> <p>Após a cura (endurecimento), lixar com lixa grão 80, até a espessura normal da peça. </p> <p>Posteriormente, pinta-se a superfície reparada com gel primer branco. </p> <p>Após curado, caso surgam alguns pontinhos, conhecidos como cabeças de alfinetes, faz-se uma mistura de gel primer com talco, até que se obtenha uma massa não muito grossa e que seja aplicável com espátula. </p> <p>* Não esquecer de adicionar à mistura 0,3% de Naftenato de Cobalto e, na hora da operação, 1,0% de Peróxido de M.E.K. </p> <p>Dar sequência, a partir do ítem 10, conforme circular em anexo. </p> <p>EM CASO DE TRINCAS OU ROMPIMENTO DA SUPERFÍCIE. </p> <p>ÁREA FALTANDO PEDAÇOS. </p> <p>Completar a parte que está faltando, pelo lado posterior com </p> <p>papelão ou chapa maleável. Em seguida, procede-se como do ítem 2 em diante. </p> <p>NÃO FALTANDO PEDAÇOS. </p> <p>Ajustam-se as partes com a forma da área rompida, podendo-se utilizar pedaços de arame, para manter as partes na posição - preparam-se grampos, encerados (cera comum) que, após processado como do ítem 2 em diante, se consiga retirar o arame pela parte posterior, isto é, cortando com alicate e puxando a emenda do arame que deve ser feita por traz. </p> </t>
<t><p>vlw alemec, uma verdadeira aula de preparação! muito obrigado pelas dicas, abração!</p></t>
<t><p>é isso !!!! </p> <p>Assunto: Bolhas na pintura. </p> <p>Raspar toda a superfície afetada pelas bolhas caracterizadas </p> <p>como cabeças de alfinete. </p> <p>Lixar a referida superfície com lixa de ferro n.º 80 </p> <p>removendo todo o material até desaparecer todos os resíduos de tinta e massa </p> <p>até permanecer totalmente limpa. </p> <p>Lavar muito bem toda superfície com acetona. </p> <p>Aplicar à pistola duas camadas de GEL - COAT. Para cada caneca (da pistola De Vilbiss cheia) misturar 15 gramas de catalizador MEK Butanox M 50 da Poliquima. </p> <p>Após certa aplicação deixar secar por um período de 12 a 24 horas à temperatura </p> <p>ambiente. </p> <p>Em virtude do GEL COAT não apresentar uma secagem rápida e podendo o mesmo, ao passar-se de novo lixa, ficar agarrado a esta, deve, antes desta operação passar-se acetona por toda a superfície. </p> <p>Após esta operação pode dar-se o caso de permanecerem uns pequenos buraquinhos na camada do GEL COAT. Deve então proceder-se a uma mistura de GEL COAT puro com talco, até que, o mesmo fique com a espessura de uma massa mais engrossada aplicável com espátula. Esta massa deve ser aplicada em cima de todos os referidos buraquinhos ou superfícies mais enrugadas ou arranhadas. </p> <p>Esta superfície deverá depois de aplicado o GEL COAT ser bem lixada (lixa de ferro 100 e posteriormente lixa 220 com água). </p> <p>Esta massa deverá ser de novo misturada com o mesmo catalizador (como se procedesse a uma mistura igual à mesma massa aplicável na pintura normal de automóveis). </p> <p>Deixar secar o tempo necessário para lixamento. </p> <p>Após verificar-se esta secagem, passa-se uma lixa de água 320 a fim de retirar todas as </p> <p>impurezas que possam ter permanecido na superfície. </p> <p>Aplica-se então o isolante acrílico (fundo selador da CORAL) </p> <p>passando-se sobre este uma lixa 320. </p> <p>Aplicar 3 demãos de laca acrílica CORAL. </p> <p>Deixar secar na estufa 60 minutos a 85°C. </p> <p>Lixar de novo a superfície com lixa 400. </p> <p>Aplicar 2 demãos de laca acrílica bem fina. </p> <p>Antes de aplicar o verniz incolor acrílico misturar para uma simples coloração uma pequena quantidade de laca acrílica. </p> <p>Pistolar toda superfície com verniz incolor acrílico CORAL. </p> <p>Deixar secar cerca de 06 horas antes de dar o polimento final. </p> <p>N. B. Qualquer diluição no material de pintura só deverá ser feito com diluente acrílico da CORAL (Thinner ou redutor). </p> <p>DEPARTAMENTO DE AUTOMÓVEL. </p> <p>RECUPERAÇÃO DE CARROS USADOS </p> <p>Defeito - Bolhas na pintura provenientes de defeito de fibra </p> <p>de vidro. </p> <p>Solução - Raspagem total da carroceria e pintura geral. </p> <p>(vide circular 001/78 de 11 de outubro de 1978 </p> <p>OPERAÇÃO </p> <p>TEMPO/HORAS </p> <p>1 - Raspagem da carroceria 42,0 </p> <p>2 - Lixamento total da corroceria 8,0 </p> <p>3 - Aplicação do Gel Primer 1,0 </p> <p>4 - Lixamento do Gel 8,0 </p> <p>5 - Aplicação de massa de poliester 8,0 </p> <p>6 - Lixamento final 5,0 </p> <p>7 - Aplicação do isolante 0,5 </p> <p>8 - Lixamento do isolante 4,0 </p> <p>9 - Pistolagem (2 demãos de tinta de queimação) 1,0 </p> <p>10 - Lixamento + 1 demão 2,0 </p> <p>11 - Pistolagem (2 demãos finais de laca acrílica com </p> <p>verniz) 2,0 </p> <p>12 - Estufa 6,0 </p> <p>13 - Polimento 6,0 </p> <p>TOTAL 88,0 </p> <p>MATERIAL APLICADO </p> <p>10 x 1/4 laca acrílica </p> <p>4 Gal. </p> <p>redutor acrílico </p> <p>3 x 1/4 isolante acrílico </p> <p>40 folhas de lixa </p> <p>1,5 Kg. </p> <p>massa poliester </p> <p>1/2 x 1/4 preto fosco </p> <p>1/4 de quantil </p> <p>1/4 verniz. </p> </t>
<t><p>: : : : é verdade, meu buggy vai ficar filé depois dessa!</p></t>