Carregando os tópicos... por favor aguarde
Motor retificado, foi conferido a compressão achada em todos os cilindros de 160 psi (achei um pouco baixa devido ter vindo da retifica - pistôes 0,50), bobina centelha em todos os cilindros corretamente e com impedancia de 10,52 kohms, não há codigo de erros na central, parametros zerados, pressao de combustivel ok e sistema de gnv apresenta o mesmo defeito. Cabos e velas novos e testados apresentando valores de 5 k ohms. Sensor rotação novo original bosch. Roda fonica na montagem do eixo foi conferida com seus dentes intactos. Bateria e sistema de carga dentro do padrão 12,8 e 14 volts.
Em funcionamento o motor falha apenas no cilindro 2 que retirando o cabo para testes o mesmo centelha mas não modifica o funcionamento do motor seja na gasolina seja Gnv.
Vela tem aspecto de encharcada ao ser retirada apenas neste cilindro ( como a compressao esta no padrão 160 psi descartei as sedes de valvulas e aneis).
Conto com a ajuda dos amigos reparadores para encararmos este defeito, como estarei observando outros detalhes, se houver progresso posto aqui as informações....
Respostas:
Mede a compressão do cilindro, mas com o motor funcionando
e em marcha lenta, meça no cilindro que falha, e em seguida
em um cilindro que esta bom. O que pode esta acontecendo
ai, é que o tucho esta estrangulando a válvula e a mesma
fica aberta com o motor funcionando, mas quando você
esta medindo a compressão na partida, como não tem
pressão de oleo a compressão fica normal.
Inverta a vela por de outro cilindro,verifque se o encharcamento é por combustivel ou agua.
>Olá amigo,
tenta desconectar o bico injetor do cil que falha. Uma vez peguei um palio com o mesmo problema e era no simulador de bicos que na gasolina cortava o bico e no gas liberava, ou seja, fazia efeito contrario. Então na gasolina não tinha combustível e no gas injetava gasolina junto naquele cilindro, provocando falha. Foi enviado para uma oficina especializada em GNV e resolveram.
Também pode ser o bico trancado aberto injetando sempre em excesso.
Iria dizer o mesmo sobre o simulador de bicos.
Grande Jovino, como sempre com dicas precisas .
Se valer alguma coisa assino embaixo .
tira 0,5 mm da base dos tuchos que provavelmente resolverá seu problema.
Então as dicas acima foram testadas e nada de resolver infleizmente!
Observei ao deixar o carro funcionar por um periodo o problema se encerrava, o que me leva a desconfiar dos tuchos hidráulicos. Hoje pela manha tentei colocar o carro para funcionar e não pegou, desconfio que não há compressao dos cilindros pelos tuchos estarem carregados (apesar de novos estão com algum problema) vou limpá-los e montar novamente. Óleo usado no carro Lubrax API SJ 20w50.
Lembrando que no tanque ( é algo tão básico) havia gasolina de 3 anos atras periodo que o carro estava parado e assim retirei todo o combustivel.... não observei isso de início mas fica ai o lembrete, menos um fator para dificultar.... como no GNV o problema é o mesmo (falha no clindro) vou caminhar pelos tuchos!
Volto com mais informações durante o dia...
Amigo Bernardo para alem dos tuchos e apesar do motor ser retificado não custa nada testar as válvulas, ao meu ver. Porque se ao ficar quente ele piora ou é tuchos ou válvulas. O óleo que você está usando não está fora para esse carro, mas se você quiser mudar para um 15w40 é um pouco menos viscoso, não vou dizer que vá fazer alguma diferença, mas já tive muitos casos de fazer. Abraço
Vicente
Mecânica São Judas Tadeu
Nova Europa - SP
RPC - A principio o comando não possuía desgaste suficiente para ser substituido palavras da retifica, uma questão que não observei é se ele pode ser de outro modelo GM ou graduação de abertura diferente da original, vou conferir desgaste e aberturas - boa dica....(pode ter acontecido da retifica ter trocado???)
Quanto a mais testes após algumas tentativas o carro funcionou com falhas (tive que acelerar pelo meio para pegar) e apos alguns minutos um dos cilindros apresentou batida de tuchos o que me levou a desmontar o sistema todo novamente e vou testar com outro jogo de tuchos, eles são de fabricação chinesa e solicitei ao cliente que adquirisse os originais GM, assim que o jogo chegar teremos novas postagens.
Quanto ao óleo 15w40 (Vicente - São Judas) algumas retificas para onde liguei hoje orientam a usar um óleo um pouco mais fino (até o motor amaciar). Estou avaliando fazer essa troca com o cliente...
Agradeço a todos as boas dicas, estarei postando os resultados....
O encharcamento é por combustível... inclusive há um erro de parametro no scanner de empobrecimento de mistura!
Amigos reparadores minha opinião até o momento é de combustivel ruim mesmo pois ao desmontar o cabeçote do motor observei que as valvulas estavam coladas (Admissão) em suas sede e de dificil abertura, ao soltá-las a haste estava com verniz e como ele foi retificado por completo a gasolina virou verniz e colou as valvulas. Estou limpando e remontando como também esvaziando o tanque (3 anos parado, odor forte não caracteristico de gasolina mas de "creolina"). Assim que funcionar posto a voces os resultados. Tenho muita convicção que este era o problema.
A receita então deverá ser: Gasolina velha = valvulas presas = cilindro defeituoso = bicos entopidos = velas sujas carbonizadas = motor instavel e sem potencia = mais atenção a "SIMPLES" (eu diria básico e falhamos aqui nisso) detalhes como o combustível em si e seu tempo armazenado, para não perder tempo em montagem e desmontagem desnecessária e potenciais prejuizos!
Posto resultados assim que testar o motor!
Agradeço a todos que até o momento estão somando dicas!
Pessoal Problema Solucionado:
Causa: Combustível velho no tanque. Travamento das hastes das valvulas nas guias por formação de verniz do combustivel velho.
Solução:
Desmontagem do cabeçote para destravamento de valvulas, retificação de sedes e bainhas, limpeza e descarbonização do verniz.
Retirada do tanque, extração do combustivel antigo, limpeza de bomba e montagem com combustivel novo.
Carro funcionou sem problemas.
Fica ai uma observação Básica combustivel tem que ser "fresco" novo ou o seu trabalho é todo jogado no lixo e seu nome junto!!!
Há clientes que relutam em colocar combustivel novo e de procedencia mas aprendi que se ele não quer nem colocar combustivel novo que dirá reparo de qualidade!!!
Meus agradecimentos a todos os colegas profissionais do fórum e ao Grupo Oficina Brasil pelo espaço.