Boa tarde pessoal, muito obrigado pela atenção!
Estou com um veículo fiat uno fire gasolina 1.0 2004/2005 sistema marelli iaw 4afb.un.
O cliente me trouxe o veículo relatando alterações na marcha lenta, onde ele disparava a rotação e ficava oscilando, como também ficava apagando as vezes. A primeira coisa que efetuei nesse veículo foi efetuar a substuição do atuador da marcha lenta, onde utilizei um da marca magneti marelli. Procedida a troca. o mesmo referido dtc de antes, o P0505 ( controle da marcha lenta falha no circuito de ar) retornou, e o carro com a correção que o sistema efetuou na marcha lenta, ela foi ficando cada vez mais baixa a ponto de chegar a acender a luz de falta de carga no alternador com ele funcionando em marcha lenta, apesar que essa rotação de marcha lenta baixa não acontece em todos os momentos.
Conferi a integridade do chicote que liga o atuador a ecu, e a continuidade do mesmo esta ok. O atuador recebe pulsos, tanto é que a ecu faz em alguns momentos ele se fechar totalmente, a gente retira o corpo e o atuador sempre se encontra muito avançado. Efetuei teste no veículo funcionando ele com o corpo de outro veículo que não apresentava problema, o dtc retornou a mesma coisa. Retirei a ecu desse veículo e coloquei para funcionar em outro sem problema e vice versa com a central do outro, o retorno foi o mesmo, o codigo p0505 foi gravado no veículo com defeito do mesmo jeito, ao passo que a ecu do defeituoso funcionou bem no outro, sem retornar nenhum dtc. Testei com outro map novo bosch instalado, o dtc retorna, o parametro de funcionamento do motor de passo ta em 50 na marcha lenta aproximadamente, testei a bateria antes de tudo, esta boa na descarga com o tb200,d ando uns 10 v no mínimo, forçando muito a descarga. Fora esse inconveniente o funcionamento do veículo está bom, aceitando bem as acelerações e tendo boa potência.
Pessoal muito obrigado pela atenção e dedicação de todos vocês!
Descobri a causa do problema. A fiação que vai ligada no terminal 3 do conector do atuador da marcha lenta ao pino 57 do conector da ecu sempre apresentou continuidade plausível entre ambos, sendo a conexão elétrica nesse sentido perfeita. Eis que durante um teste, sendo esse fato não percebido em teste anteriores, que o danado do fio amarelo de listra vermelha ligado ao terminal 3 do conector do atuador, passa a dar continuidade além com o pino 57 do conector da ecu, também com os pino 27, 28, 71, 72, 29, acendendo a lampada de teste de 2w, isso com os terminais da bateria desligados e ecu desconectada, onde eu injetava corrente no pino 3 do conector do atuador, e estava encontrando ela em nesses outros pinos da ecu que citei, e inclusive a lampada acendia fraco também nos pinos 52 e 50. Descobri o defeito na fiação, o chicote que sai da ecu e passa ao lado da tampa de válvulas, estava descoberto do flexível no ponto próximo a mangueira respiro do motor, e devido o atrito da fiação com a tampa de válvulas, acabou corroendo a capa de proteção do fio que vai ligado ao pino 3 do conector do atuador de marcha lenta, onde de forma intermitente acontecia um curto desse fio a massa da tampa de válvulas. No dia para efetuar o diagnóstico, procedi um teste onde efetuei uma ligação paralela entre o pino 3 do conector do motor de passo e o seu terminal 57 da ecu, desligando a fiação original do chicote, e para minha alegria, problema resolvido, o veículo passou a ter marcha lenta normal e não registrou nenhum dtc mais. Agora com a fiação com a isolação perfeitamente refeita, é só o cliente pegar o carro e rodar.
Respostas:
Olá amigo,
Eu acho que você esta com algum problema de entrada de ar falso ai!
Você ja conferiu pra ver se a admissão não esta furada nas roscas que prendem os parafusos da tampa do motor?
Entrada de ar acredito que nao seja,se nao a lenta ficaria alta.A sonda trabalha bem no momento da falha?Nao tem fio invertido no sistema?O modulo mantem o powerlatch quando desliga o motor?
peguei esta semana palio 4afb com mesmo codigo p0505 lenta alta 1200 rpm e rateando em baixa acima 2000rpm normal era defeito chicote motor passo ,fio de cima pug cortado dentro chicote
ó lá amigo boa noite ,vc já testou asonda lambda e o combustível ?
Muito Obrigado pela atenção Penteado!
Conferi sim se as roscas fundidas no coletor de admissão que prendem a tampa plástica do motor apesentam entrada falsa de ar e não apresentam, O carro não apresenta sinal de entrada de ar falso, a rotação da marcha lenta fica muito baixa, ao contrário do que normalmente fica um motor com entrada de ar falso, ele apresenta no vacuômetro um valor de aproximadamente 450 mmHG em marcha lenta.
>Olá amigo,
Eu acho que você esta com algum problema de entrada de ar falso ai!
Você ja conferiu pra ver se a admissão não esta furada nas roscas que prendem os parafusos da tampa do motor?
Fico muito grato pela atenção Edson!
Conferi a sonda agora, ele com o motor mais frio fica meio travada em 0.7 v aproximadamente quando ele dá a crise de manter a marcha lenta excessivamente baixa. A medida que o carro foi esquentando maiis, no teste da sonda de hoje fui percebendo uma melhoria na estabilização da rotação de marcha lenta em um valor mais alto, conjuntamente com um sinal de sonda mais variável. Vou colocar outra sonda para teste.
>ó lá amigo boa noite ,vc já testou asonda lambda e o combustível ?
Obrigado Lennon pela ajuda!
Eu isolei a conexão da mangueira do servo freio na saída do coletor de admissão e o funcionamento do veículo ficou do mesmo jeito, até mesmo porque eu acredito que um problema no diafragma do servo afetaria o desempenho do freio e causaria uma marcha lenta excessivamente alta, o que nos testes que efetuei com o carro ele não demonstrou isso.
>amigo você testou o servo do freio se não esta dando entrada de ar
Muito obrigado pela disposição Miros em me ajudar!
Verifiquei continuidade do chicote do atuador de marcha lenta ao conector da ecu tendo como contato o terminal dos respectivo conectores da ecu e do atuador, usando para isso uma chapinha de terminal macho que retirei de um sensor tps velho. A continuidade foi verificada com multímetro e com uma lâmpada de teste de 2watts. com ele funcionando, tento puxar os fios do conector do atuador, mecho no conector do atuador de marcha lenta e não muda nada o funcionamento.
>Entrada de ar acredito que nao seja,se nao a lenta ficaria alta.A sonda trabalha bem no momento da falha?Nao tem fio invertido no sistema?O modulo mantem o powerlatch quando desliga o motor?
Fico muito grato pela atenção Valdemir!
Conforme sugestão também do Miros, é um tipo de problema que logicamente tenta levar a pensar nesse problema de conexão elétrica. Vou verificar agora senão existe curto a massa.
>peguei esta semana palio 4afb com mesmo codigo p0505 lenta alta 1200 rpm e rateando em baixa acima 2000rpm normal era defeito chicote motor passo ,fio de cima pug cortado dentro chicote
de uma olhada no eijo girabrequim se não tem folga entrando e saindo fazendo com que o sensor de rotação saia da posição de trabalho pode esta ai a causa de variar marcha lenta
meu amigo der atencao especial as valvulas canister,da partida fria se o veiculo for flex componentes que podem estar sendo chaveado para abrir ou ater mesmo dando passagem sendo que deveria estar fechada,der mas testes e estamos juntos para resolver esse problema a sua disposicao valeu