Boa tarde a todo, na verdade hoje venho pedir uma ajuda para duas situaçoes:
1: chegou um voyagem ap a alcool 1.6. ano 83 guinchado, problema: o carro nao pegava, reparar freios e vazamentos.
Apos teste vi que o carro nao tinha centelha, ao verificar o chicote do distribuidor o mesmo estava rompido, ao reparar o chicote com solda o carro voltou a funcionar, fiz os restante dos reparos e com o carro ja praticamente pronto para ser entregue o carro parou de funcionar, ao fazer mais uma analize vi que estava tudo certo, percebi que quando sr avança o ponto do distribuidor um pouco o carro liga depois de ajustar o carro funciona uns 30 minutos de boa e depois morre e pra pegar e so por Deus, tem que refazer todo o processo
E depois de um tempo o carro volta a morrer. Vou trocar a bomba de combustivel pra ver
2 outro carro e um scort sapao com motor tambem ap (auto latina) esse tambem nao pegava e mdis um monte de reparo
Motivo pelo qual nao pegava: rele da bomba, e apos todos os outros reparo o qual um deles foi a troca do cabo de embreagem, ao pisar no pedal alguma coisa esta raspando no volante,retirei o cabo novo e comparei com o antigo e sao iguais, sera que aquele pino que vai ali na alavanca ondr vai o cabo tem como pgar no volante? Ou sera que o rolamento se deslocou? Confesso que peguei bem poucos desses carros, nao vi regulage desse cabo, alguem arrisca um palpite,abraços a todos
Respostas:
esse ainda é com platinado ou ja é o cdi. da uma olha nestas peças. Isto no Voyagem.
Prezado Prados. Quando o Carro parar após os 30 minutos, veja se está indo álcool para o carburador e veja se a centelha está forte. Se o álcool não estiver chegando, pode ser defeito na bomba, entupimento no tanque ou filtro, etc. Se a centelha estiver sem força, amarela ou vermelha, certamente deve ser problema na bobina, ou na ignição eletrônica, etc. Por desencargo de consciência verifique também o sincronismo da correia dentada. Carro carburado apesar de também dar coça nos mecânicos, sem duvida tem muito menos componentes que os modernos com injeção eletrônica sendo mais fácil para reparar. Boa sorte.
Colega:
No primeiro carro pode ser desgaste do distribuidor, ou mesmo comando auxiliar.
No 2° caso a sugestão só por e´mail,
att. Diaz
>esse ainda é com platinado ou ja é o cdi. da uma olha nestas peças. Isto no Voyagem.
então sr jeronimo ele é com cdi, eu até troca com uma outra que tenho aqui mais o chicote da que tenho é de 5 fios e a que esta no carro é de 4 fios, mais estou fazendo motor de um outro voyagem vou experimentar do outro, agradecido se der certo eu reposto
>Prezado Prados. Quando o Carro parar após os 30 minutos, veja se está indo álcool para o carburador e veja se a centelha está forte. Se o álcool não estiver chegando, pode ser defeito na bomba, entupimento no tanque ou filtro, etc. Se a centelha estiver sem força, amarela ou vermelha, certamente deve ser problema na bobina, ou na ignição eletrônica, etc. Por desencargo de consciência verifique também o sincronismo da correia dentada. Carro carburado apesar de também dar coça nos mecânicos, sem duvida tem muito menos componentes que os modernos com injeção eletrônica sendo mais fácil para reparar. Boa sorte.
caro amigo truck. em relação a alimentação de combustivel achei muito estranho porque o desborborizador estava ficando vazio ate mesmos antes do carro morrer, a bobina foi trocada, sincronismo conferido, troquei tambem o alternador desconfiando daquele regulador de voltagem ja que a luz da bateria não apaga e mesmo com o carro funcionando o alternador não gera mais do que 12,80 v
>Colega:
No primeiro carro pode ser desgaste do distribuidor, ou mesmo comando auxiliar.
No 2° caso a sugestão só por e´mail,
att. Diaz
caro Diaz o proprietario do carro me trouxe varias peças desse carro, forma de pagamento de uma pessoa que devia um valor a ele, e uma delas foi o distribuidor o qual tambem foi trocado, ja o comando auxiliar não olhei. meu e-mail [email protected] qualquer outra dica agradeço muito
Prezado Prados. Uma sugestão para tirar a teima sobre a alimentação de álcool: coloque uma garrafa ou recipiente num lugar mais alto e alimente o motor através de uma mangueira sem passar pela bomba e sem puxar álcool do tanque, logicamente fazendo isso da maneira mais segura possível para não causar um incêndio. Aí você poderá matar a charada do desligamento por falta de álcool. Se o motor não parar mais, o defeito é na alimentação. Quanto à voltagem do alternador, ela tem que ser em torno de 14 volts. Abração e boa sorte.
>Prezado Prados. Uma sugestão para tirar a teima sobre a alimentação de álcool: coloque uma garrafa ou recipiente num lugar mais alto e alimente o motor através de uma mangueira sem passar pela bomba e sem puxar álcool do tanque, logicamente fazendo isso da maneira mais segura possível para não causar um incêndio. Aí você poderá matar a charada do desligamento por falta de álcool. Se o motor não parar mais, o defeito é na alimentação. Quanto à voltagem do alternador, ela tem que ser em torno de 14 volts. Abração e boa sorte.
Ok amigo vou fazer sim esse teste obrigado
No segundo caso
Quando montar o pedal do escort puxa ele todo para cima que retorna a regulagem pode ser isso
no caso do voyage
quando o carro morre o que falta
centelha
combustivel
pois acho difícil sair do ponto sozinho
carro mais antigo costuma entupir o respiro do tanque ai da um vácuo no tanque e a bomba não aguenta puxar combustível funcione ele com o tanque aberto para ver
mangueira furada antes da bomba tambem
>No segundo caso
Quando montar o pedal do escort puxa ele todo para cima que retorna a regulagem pode ser isso
Caro amigo quiuqui, tambem pensei isso e fiz conforme vc falou, mais nao certo, uma coisa que muito me entrigou e que apesar dos cabos serem exatamente iguais tive que forçar com um cabo de força a alavanca onde vai a ponta do cabo, aera que aquele pino tem local certo de encaxe pelo lado de dentro? Coloquei o carro em um eatacionamento aqui perto enquanto o cliente providencia outras peças no final de semana ele retorna, espero nao ter que retirar essa caixa, mais se tiver que tirar e pau no gato, agradeço sua atençao, e qualquer outra dica sera be vinda valeuuuuu
>No segundo caso
Quando montar o pedal do escort puxa ele todo para cima que retorna a regulagem pode ser isso
Amigo quiuqui, pensando no que disse a respeito do pedal do scorte resolv volta a puxa-lo mais dessa vez com pouca mais de força e a regulagem realmente voltou sua posiçao original, mais ja o voyagem ate agota nada, valeuuuuu a dica
Prezado Prados. Não conseguiu resolver o defeito do AP? Vai por partes, checando uma coisa de cada vez. Vê primeiro a alimentação de combustível. Depois parte para a ignição, conferindo o ponto, o ponto correto da correia dentada, a ordem de explosão (posição dos cabos de vela), etc, etc. Tente checar o seu método de analise dos problemas. Digo isso porque eu às vezes eu fico batendo na mesma tecla errada e repetindo o erro. Quem sabe o amigo não está fazendo que nem eu, partindo de uma premissa incorreta (Já fiz isso varias vezes) e insistido nela. Boa sorte e abraço.
Colega:
Quando der o pane, utilizando uma caneta de polaridade faça o teste no +15 coloque a ponta terá tensão constante próxima de 12V e no outro polo terá pulsos.Então faça o teste e de retorno;
Isto poderá ajudar
1° Instale um resistor na linha +15 da bobina de ignição.
att.Diaz
>Prezado Prados. Não conseguiu resolver o defeito do AP? Vai por partes, checando uma coisa de cada vez. Vê primeiro a alimentação de combustível. Depois parte para a ignição, conferindo o ponto, o ponto correto da correia dentada, a ordem de explosão (posição dos cabos de vela), etc, etc. Tente checar o seu método de analise dos problemas. Digo isso porque eu às vezes eu fico batendo na mesma tecla errada e repetindo o erro. Quem sabe o amigo não está fazendo que nem eu, partindo de uma premissa incorreta (Já fiz isso varias vezes) e insistido nela. Boa sorte e abraço.
Caro amigo tuck, estou fazendo exatamente isso que disse, desmontei as areas relacionadas ao problema e montando novamente para uma melhor analize, estou com um outro ap aqui para fazer motor o que me da a oporgunidade de fazer teste com outras peças, ja troquei bobina de ign. Dstribuidor completo, bomba de combustivel, alternador, mais o carro nao pega, quando o carro chegou ele nao ligava pelo fato do chicote do distribuidor estar rompido apos reparo o carro voltou a funcionar normamente, depois de marca a entrega do carro, ele começou a dar pau e nao pega mais,
>Colega:
Quando der o pane, utilizando uma caneta de polaridade faça o teste no +15 coloque a ponta terá tensão constante próxima de 12V e no outro polo terá pulsos.Então faça o teste e de retorno;
Isto poderá ajudar
1° Instale um resistor na linha +15 da bobina de ignição.
att.Diaz
Vou fazer isso amigo, logo dou um retorno obrigado
Prezado Prados. Esse defeito está com cara de fio partido. O Diaz, pelo visto, também está apostando em algo desse tipo. Boa sorte.
>Prezado Prados. Esse defeito está com cara de fio partido. O Diaz, pelo visto, também está apostando em algo desse tipo. Boa sorte.
Caro amigo tuck, peço deaculpa pela demora pra responder, e que meu pc so funciona bem quando quer rsrs, enfim vamos ao que interessa, fui verificar o chicote do distribuidor o qual antes ja havia dado problema mais dessa vez esta ok
O problema e que o carro voltou a nao gerar centelhas, ja olhei fusiveis, rele, fiz teste com outros: distribuidor, rotor, cdi,bubina e devido a o fato do carro morrer fiz teste com outro: carburador, bomba de combustivel velas, mais agora o bicho morreu mesmo, ficou no molho esse fim de semana, volto a mexer nele hoje, obrigado pela dica abraçoa
>Prezado Prados. Esse defeito está com cara de fio partido. O Diaz, pelo visto, também está apostando em algo desse tipo. Boa sorte.
Caro amigo tuck, peço deaculpa pela demora pra responder, e que meu pc so funciona bem quando quer rsrs, enfim vamos ao que interessa, fui verificar o chicote do distribuidor o qual antes ja havia dado problema mais dessa vez esta ok
O problema e que o carro voltou a nao gerar centelhas, ja olhei fusiveis, rele, fiz teste com outros: distribuidor, rotor, cdi,bubina e devido a o fato do carro morrer fiz teste com outro: carburador, bomba de combustivel velas, mais agora o bicho morreu mesmo, ficou no molho esse fim de semana, volto a mexer nele hoje, obrigado pela dica abraçoa
O Aterramento deste Modulo é perto da Bateria. Reforça isso e prenda no modulo. deixe só os fios que o sistema precisa, isso esta com cheiro de corta-corrente. funcionou retire respiro filtro p/ teste. este motor cansado a álcool afoga ele mesmo.
>Prezado Prados. Esse defeito está com cara de fio partido. O Diaz, pelo visto, também está apostando em algo desse tipo. Boa sorte.
Caro amigo tuck, peço deaculpa pela demora pra responder, e que meu pc so funciona bem quando quer rsrs, enfim vamos ao que interessa, fui verificar o chicote do distribuidor o qual antes ja havia dado problema mais dessa vez esta ok
O problema e que o carro voltou a nao gerar centelhas, ja olhei fusiveis, rele, fiz teste com outros: distribuidor, rotor, cdi,bubina e devido a o fato do carro morrer fiz teste com outro: carburador, bomba de combustivel velas, mais agora o bicho morreu mesmo, ficou no molho esse fim de semana, volto a mexer nele hoje, obrigado pela dica abraçoa
O Aterramento deste Modulo é perto da Bateria. Reforça isso e prenda no modulo. deixe só os fios que o sistema precisa, isso esta com cheiro de corta-corrente. funcionou retire respiro filtro p/ teste. este motor cansado a álcool afoga ele mesmo.
Caro sonene realmente, possa ser que de certo vou tentar, o problema e que essa carro esta com tanto fios soltos todos alimentados, parece que era um pra milher outro pra som outro pra segredo todos indo pra caixa de fusivel, se oque mencionou nao der certo acho que vou partir do zero refazendo toda a eletrica ou ficar doido de vez, ja que ate os cabelos ja tao caindo kkk valeuuuuu
esse topico ta longo,mas vamos alongar mais um pouco,caixa de igniçao eu prefiro usar original,paralelas to fora,se a bobina e modulo de igniçao tem positivos bons(se tiver duvida puxe um direto da bateria),negativos como o mestre comentou,o motor nao vai precisar da eletrica interna do carro(ao menos pra funcionar e claro),teve uma parati a alcool aqui toda a semana o mecanico mexia no carburador,mexia no ponto e nada de ficar boa,so aceitava o ponto bem adiantado(ja tinham trocado duas tampas do distribuidor e trincou a terceira,ai pediram pra dar uma olhada na eletrica,pus no ponto certo e a lenta ja sumiu,ao mexer no distribuidor achei estranho o plug dele,fio marrom com fio verde,fio verde com fio marrom,batata,acertado os fios o carro funcionou muito bem,nao rachou tampa,lenta normalizou.....
>esse topico ta longo,mas vamos alongar mais um pouco,caixa de igniçao eu prefiro usar original,paralelas to fora,se a bobina e modulo de igniçao tem positivos bons(se tiver duvida puxe um direto da bateria),negativos como o mestre comentou,o motor nao vai precisar da eletrica interna do carro(ao menos pra funcionar e claro),teve uma parati a alcool aqui toda a semana o mecanico mexia no carburador,mexia no ponto e nada de ficar boa,so aceitava o ponto bem adiantado(ja tinham trocado duas tampas do distribuidor e trincou a terceira,ai pediram pra dar uma olhada na eletrica,pus no ponto certo e a lenta ja sumiu,ao mexer no distribuidor achei estranho o plug dele,fio marrom com fio verde,fio verde com fio marrom,batata,acertado os fios o carro funcionou muito bem,nao rachou tampa,lenta normalizou.....
Miros
Finalizou, e isto ai.
Att. Diaz
>Prezado Prados. Esse defeito está com cara de fio partido. O Diaz, pelo visto, também está apostando em algo desse tipo. Boa sorte.
Ooooooohhhhhhh gloriaaaaaa resolveuuuuu. Caro amigo tuck diante de todos os teste feitos, e de ter olhado o chicote do distribuidor, e nada,parei olhei pensei, e fui em busca de fios rompidos ja que tinha feitos acho que todos os testes, e resolvi trocar a cdi e a nova funcionou e parou tambem, (queimou) entao abri o chicote da cdi e batata o chicote estava em curto por conta de um fio queimado, apos substituiçao do chicote e uma nova cdi o carro ficou bala, esses tipos de problemas sao otimos apesar da dor de cabeça aprendo muiiitoooo com todos desse forum agradeço a todos pela pasciencia e companherismo valeuuuuuu
Prezado Prados. Que bom que o amigo conseguiu resolver o pepino. Valeu! A ultima dica foi do Diaz e eu também acreditei nela. Defeito desse tipo, é aquela frase: "mata o peão". É *&%$# para achar. O bom dessa história é que o amigo aprendeu mais e da próxima vez que aparecer outra gracinha dessas, já terá no seu "HD" mental esse defeito arquivado. Abraço.
>Prezado Prados. Que bom que o amigo conseguiu resolver o pepino. Valeu! A ultima dica foi do Diaz e eu também acreditei nela. Defeito desse tipo, é aquela frase: "mata o peão". É *&%$# para achar. O bom dessa história é que o amigo aprendeu mais e da próxima vez que aparecer outra gracinha dessas, já terá no seu "HD" mental esse defeito arquivado. Abraço.
Amigo Tuck
Gostei de sua atitude em mencionar meu nome,
Tuck estou a procura de um DKV BELCAR caso veja por ai no Rio de comunique.
um abraço.
Diaz
>Prezado Prados. Que bom que o amigo conseguiu resolver o pepino. Valeu! A ultima dica foi do Diaz e eu também acreditei nela. Defeito desse tipo, é aquela frase: "mata o peão". É *&%$# para achar. O bom dessa história é que o amigo aprendeu mais e da próxima vez que aparecer outra gracinha dessas, já terá no seu "HD" mental esse defeito arquivado. Abraço.
Obrigado amigao
>Prezado Prados. Que bom que o amigo conseguiu resolver o pepino. Valeu! A ultima dica foi do Diaz e eu também acreditei nela. Defeito desse tipo, é aquela frase: "mata o peão". É *&%$# para achar. O bom dessa história é que o amigo aprendeu mais e da próxima vez que aparecer outra gracinha dessas, já terá no seu "HD" mental esse defeito
arquivado. Abraço.
Cara amigo diaz acertou na mosca obrigadaço pelas dicas, fico imprecionado com o nivel de conhecimento de vcs deste forum, e da humildade em perder um pouco de tempo para ajudar um meio cabaço (em vista de vcs) que nem eu, mais eu chego la valeuuuuuj
Amigo Tuck
Gostei de sua atitude em mencionar meu nome,
Tuck estou a procura de um DKV BELCAR caso veja por ai no Rio de comunique.
um abraço.
Diaz
>Prezado Prados. Que bom que o amigo conseguiu resolver o pepino. Valeu! A ultima dica foi do Diaz e eu também acreditei nela. Defeito desse tipo, é aquela frase: "mata o peão". É *&%$# para achar. O bom dessa história é que o amigo aprendeu mais e da próxima vez que aparecer outra gracinha dessas, já terá no seu "HD" mental esse defeito
arquivado. Abraço.
Cara amigo diaz acertou na mosca obrigadaço pelas dicas, fico imprecionado com o nivel de conhecimento de vcs deste forum, e da humildade em perder um pouco de tempo para ajudar um meio cabaço (em vista de vcs) que nem eu, mais eu chego la valeuuuuuj
Amigo Tuck
Gostei de sua atitude em mencionar meu nome,
Tuck estou a procura de um DKV BELCAR caso veja por ai no Rio de comunique.
um abraço.
Diaz
Colega Prados:
Você e um profissional e não pense que em oficinas de quem for sempre aparece alguma dor de cabeça.
Então quando se trabalha em equipe se torna mais fácil,
Um bom trabalho,
Até a próxima Diaz
Excelentes dicas dos profissionais do fórum. Vejo que não sou o único a levar uma surra de chicotes em reparação de veículos.
Costumo indicar aqui na oficina é a substituição da central de ignição e a bobina de ignição pela moderna (sem óleo), vários carros uso esta receita com sucesso pois a maioria vem com esse problema, troca-se a bobina que esquenta e torna a queimar novamente, centelha fraca após algum tempo de uso, carro sem marcha lenta regular após trajeto, carro perde força em dias quentes etc. Já gastei muitas horas vendo bomba, tubulação, chicote e enfim a central de ignição.
Agora bobina não passa dos 27 graus mesmo após longo trajeto e carga (carro testado é Gol 1.8 ano 1994 carburado com GNV e alcool).
Recomendo leitura do Aparecido Oliveira http://aparecidooliveira.blogspot.com.br/ onde há muita coisa prática para o dia a dia da oficina relativo a ignição e parte elétrica.
Essas são minhas contribuições.