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Respostas:
<t><p>vc removeu este tanque e fez limpeza? nao tem nenhunhum material extranho obstruindo o pre filtro do copo da bomba?ou tubulaçoes amassadas ou dobradas</p></t>
<t><p>Zecão e Marcelo: bom dia e grato pelas respostas. Fiz limpeza do tanque sugando toda a gasolina e recolocando após filtragem. Não tive tempo de retirar o tanque, mas vou fazer. </p> <p>A bomba é nova Bosch e a pressão se mantem constante tanto em funcionamento como após o desligamento. </p> <p>Tentei retirar o copo da bomba com o tanque montado, para verificação, mas não consegui. Deve haver algum sistema de fixação que eu não conheço. </p> <p>Não achei a valvula no tubo de retorno que poderia estar dificultando o fluxo, mas pergunto: se fosse esse o caso a pressão não iria passar dos 3 bar? </p> <p>Como eu citei, ao se desligar a ignição e religar a pressão fica normal e o carro anda por mais algum tempo. </p> <p>Cheguei a suspeitar de alguma coisa adicionada a gasolina que pudesse gerar bolhas apos a passagem pela reguladora de pressão, recomendei a troca de gasolina para o cliente e aguardo resultados (o carro está sendo usado provisoriamente) </p> <p>Abraço e bom dia. </p> <p>Dirceu</p></t>
<t><p>De uma olhada na mangueira do retorno dentro do tanque ,sefor de borracha pode ta obstruida,com cuidado conseguira desconectar do copo:</p></t>
<t><p>eu continuo achando que tem alguma coisa ostruindo combustivel no copo da bomba, ou alguma mangueira dobranda, ou mangueira vasando . boa sorte aí amigo</p></t>
<t><p>Dirceu,semana passada um amigo estava com um problema identico,mas foi um Celta. Ocorreu que; na montagem do refil da bomba ele deixou a borracha mau encaixada no pre-filtro e estava obstruindo a passagem de combustivel, Quando mostrei a ele não acreditou,mas resolvemos o problema. </p> <p>Me diga qual a queixa do cliente ao chegar na sua Oficina? </p> <p>Espero que tenha te ajudado </p> <p>Nabor Filho</p></t>
<t><p>Aos colegas: </p> <p>Bom dia. Antes de postar no OB eu fiz uma checagem em todas as mangueiras, passando ar comprimido e desobstruindo aquela que vai para o canister. Neste meio tempo, após mais uns testes, constatei: </p> <p>- a temperatura da gasolina no tanque estava muito alta, chegou a 58 graus em transito para-e-anda de SP e dia quente, não sei se é normal; </p> <p>-folga entre o encaixe do pré filtro da bomba (peneirinha) e o bocal da bomba.Isto permitia a gasolina entrar na bomba pela folga, exigindo nivel alto.Fiz um teste de bancada mergulhando apenas a peneirinha em agua e a bomba não sugava, tinha de mergulhar toda a parte de baixo da bomba. </p> <p>-com a tampa do bocal da bomba (conexões saida e retorno) levantada mas conectada e carro funcionando, haviam pequenas bolhas saindo da valvula de regulação de pressão, coisa que suspeitei no inicio de enviar as tais bolhas para a entrada da bomba.Não sei se devido ao calor ou a qualidade da gasolina. </p> <p>O tubo de escapamento estava furado proximo ao tanque e talvez fosse responsavel por aquecer o tanque demasiadamente. </p> <p>Retirei o prefiltro da bomba e alarguei o diametro original colocando um espagueti de pvc com vedação, ficou bom. Troquei o escapamento. Infelizmente não tem feito aquele calor quando das primeiras falhas, mas até agora (ontem foi o primeiro dia de uso apos os serviços) parece que está OK. mando noticias em caso de novidades </p> <p>Obrigado a todos </p> <p>Dirceu</p></t>
<t><p>Boa tarde. Gostaria de informar aos colegas o andamento do problema: </p> <p>-Não achei a razão do defeito (tomei um baile, já não importa o meu custo para este caso); </p> <p>-Não há problemas elétricos; </p> <p>-Não há problemas de obstrução na tubulação; </p> <p>-Não há problemas de bomba, prefiltro, filtro, valvula reguladora de pressão, etc. A pressão está OK, mesmo após o desligamento. </p> <p>-As peças do copo, refil, etc são originas, não há quebras nem trincas. </p> <p>O defeito aparece depois da algum tempo de uso, quando a gasolina do tanque aquece devido ao movimento do veiculo. A pressão/vazão da bomba cai e o motor falha até parar. Desligando a chave de ignição e esperando 2~3 segundos, só ligar e o carro anda por mais algum tempo. </p> <p>Em dias frios não dá defeito. </p> <p>Como já informado, abri a tampa da bomba do tanque e esperei por bom tempo em marcha lenta, olhando para a gasolina dentro do tanque. Normalmente o copo da bomba fica cheio e transborda, mas de repente o nivel baixa e a bomba não bombeia mais nada. Ao desligar a chave, o nivel sobe um pouco e a bomba completa o copo até o topo depois de ligada. Troquei aquela mangueira da saida da valvula reguladora de pressão por uma transparente (para ver o retorno) e observei que momentos antes de parar, passava muitas bolhas, até a parada de total do fluxo. Acontece que essas bolhas são empurradas para o centro do copo e envolvem o prefiltro, causando a parada do bombeamento, se desligar, as bolhas somem e o processo reinicia. </p> <p>No momento, o carro está andando porque eu fiz (gambiarra?) o seguinte: coloquei uma mangueira de ~10 mm na vertical entre o copo e o refil da bomba, mais ou menos 12 cm de comprimento. A idéia é a seguinte: se a gasolina vier com bolhas, elas batem na mangueira e são empurradas para cima e enchem o copo pelo outro lado, dando tempo para as bolhas subirem e não entrarem na bomba. Está funcionando a contento pelo dono, mas eu ainda queria saber a razão disso. Ficou combinado de consertar assim que se tiver uma melhor solução. </p> <p>Abraço </p> <p>Dirceu</p></t>
<t><p>Dirceu, </p> <p>Teoricamente a bomba busca alimentação de combustível fora do copo, pelo pré-filtro e recalca o combustível excedente do retorno que está dentro do copo com pressão, então nós temos alimentação e quando o copo se enche este possibilita que a bomba promova o recalque. </p> <p>Acontece que o circuito percorrido pelo combustível geralmente tende a aquecer demais no compartimento do motor e faz com que a gasolina comece a liberar gases como se estivesse fervendo, estas bolhas de gás vão diretamente ao copo e a bomba tende a captar esta mistura gaseificada e recalcar na linha, o resto vc já sabe, falta de potência e funcionamento irregular até a morte súbita. </p> <p>O que vc fez foi excelente, adequou tecnicamente o sistema as condições colocando uma mangueira direcionando o retorno do combustível gaseificado longe da área de captação da bomba e obrigando esta a captar só líquido. </p> <p>Uma outra possibilidade é verificar sempre a proteção isolante e isotérmica dos dutos de combustível para evitar este processo de fervura no compartimento do motor. </p> <p>Parabéns pela adequação técnica. Pode mandar a conta para o cliente.</p></t>