Amigos boa noite. Gostaria de uma ajuda em um problema encontrado num astra 00/01 1.8 l com 130 mil Km. O motor falha quando o tanque está abaixo da metade do nivel. Testei e troquei filtro, bomba e valvula reguladora de pressão (não mantinham a pressão apos o desligamento), limpei tubo de respiro do tanque (sistema do canister),interessante que havia um tipo de oleo esverdeado com a consistencia de mel, obstruindo o respiro. O defeito continua; aparece depois de uma ou duas horas de funcionamento, em subidas (a bomba e pescador ficam no lado da frente do tanque), o motor não consegue subir de giro. Para voltar a funcionar, basta desligar o motor e religar, aí ele funciona por mais meia hora e volta o defeito. Já andei com o carro (inclusive com a tampa do tanque solta) e constatei a reclamação. Não há falhas na central.
Notei que o nivel de gasolina no tanque dentro do copo que aloja abomba fica alto quando em funcionamento normal, mas quando em defeito o nivel cai e bastante. Seria possivel que bolhas vindas do retorno da valvula reguladora de pressão entrassem pela bomba e parasse o fluxo? Parece que sim porque se desligar a bomba e religar volta tudo ao normal.
Antecipadamente agradeço algumas dicas.
Dirceu
Respostas:
vc removeu este tanque e fez limpeza? nao tem nenhunhum material extranho obstruindo o pre filtro do copo da bomba?ou tubulaçoes amassadas ou dobradas
Zecão e Marcelo: bom dia e grato pelas respostas. Fiz limpeza do tanque sugando toda a gasolina e recolocando após filtragem. Não tive tempo de retirar o tanque, mas vou fazer.
A bomba é nova Bosch e a pressão se mantem constante tanto em funcionamento como após o desligamento.
Tentei retirar o copo da bomba com o tanque montado, para verificação, mas não consegui. Deve haver algum sistema de fixação que eu não conheço.
Não achei a valvula no tubo de retorno que poderia estar dificultando o fluxo, mas pergunto: se fosse esse o caso a pressão não iria passar dos 3 bar?
Como eu citei, ao se desligar a ignição e religar a pressão fica normal e o carro anda por mais algum tempo.
Cheguei a suspeitar de alguma coisa adicionada a gasolina que pudesse gerar bolhas apos a passagem pela reguladora de pressão, recomendei a troca de gasolina para o cliente e aguardo resultados (o carro está sendo usado provisoriamente)
Abraço e bom dia.
Dirceu
De uma olhada na mangueira do retorno dentro do tanque ,sefor de borracha pode ta obstruida,com cuidado conseguira desconectar do copo:
eu continuo achando que tem alguma coisa ostruindo combustivel no copo da bomba, ou alguma mangueira dobranda, ou mangueira vasando . boa sorte aí amigo
Dirceu,semana passada um amigo estava com um problema identico,mas foi um Celta. Ocorreu que; na montagem do refil da bomba ele deixou a borracha mau encaixada no pre-filtro e estava obstruindo a passagem de combustivel, Quando mostrei a ele não acreditou,mas resolvemos o problema.
Me diga qual a queixa do cliente ao chegar na sua Oficina?
Espero que tenha te ajudado
Nabor Filho
Aos colegas:
Bom dia. Antes de postar no OB eu fiz uma checagem em todas as mangueiras, passando ar comprimido e desobstruindo aquela que vai para o canister. Neste meio tempo, após mais uns testes, constatei:
- a temperatura da gasolina no tanque estava muito alta, chegou a 58 graus em transito para-e-anda de SP e dia quente, não sei se é normal;
-folga entre o encaixe do pré filtro da bomba (peneirinha) e o bocal da bomba.Isto permitia a gasolina entrar na bomba pela folga, exigindo nivel alto.Fiz um teste de bancada mergulhando apenas a peneirinha em agua e a bomba não sugava, tinha de mergulhar toda a parte de baixo da bomba.
-com a tampa do bocal da bomba (conexões saida e retorno) levantada mas conectada e carro funcionando, haviam pequenas bolhas saindo da valvula de regulação de pressão, coisa que suspeitei no inicio de enviar as tais bolhas para a entrada da bomba.Não sei se devido ao calor ou a qualidade da gasolina.
O tubo de escapamento estava furado proximo ao tanque e talvez fosse responsavel por aquecer o tanque demasiadamente.
Retirei o prefiltro da bomba e alarguei o diametro original colocando um espagueti de pvc com vedação, ficou bom. Troquei o escapamento. Infelizmente não tem feito aquele calor quando das primeiras falhas, mas até agora (ontem foi o primeiro dia de uso apos os serviços) parece que está OK. mando noticias em caso de novidades
Obrigado a todos
Dirceu
Boa tarde. Gostaria de informar aos colegas o andamento do problema:
-Não achei a razão do defeito (tomei um baile, já não importa o meu custo para este caso);
-Não há problemas elétricos;
-Não há problemas de obstrução na tubulação;
-Não há problemas de bomba, prefiltro, filtro, valvula reguladora de pressão, etc. A pressão está OK, mesmo após o desligamento.
-As peças do copo, refil, etc são originas, não há quebras nem trincas.
O defeito aparece depois da algum tempo de uso, quando a gasolina do tanque aquece devido ao movimento do veiculo. A pressão/vazão da bomba cai e o motor falha até parar. Desligando a chave de ignição e esperando 2~3 segundos, só ligar e o carro anda por mais algum tempo.
Em dias frios não dá defeito.
Como já informado, abri a tampa da bomba do tanque e esperei por bom tempo em marcha lenta, olhando para a gasolina dentro do tanque. Normalmente o copo da bomba fica cheio e transborda, mas de repente o nivel baixa e a bomba não bombeia mais nada. Ao desligar a chave, o nivel sobe um pouco e a bomba completa o copo até o topo depois de ligada. Troquei aquela mangueira da saida da valvula reguladora de pressão por uma transparente (para ver o retorno) e observei que momentos antes de parar, passava muitas bolhas, até a parada de total do fluxo. Acontece que essas bolhas são empurradas para o centro do copo e envolvem o prefiltro, causando a parada do bombeamento, se desligar, as bolhas somem e o processo reinicia.
No momento, o carro está andando porque eu fiz (gambiarra?) o seguinte: coloquei uma mangueira de ~10 mm na vertical entre o copo e o refil da bomba, mais ou menos 12 cm de comprimento. A idéia é a seguinte: se a gasolina vier com bolhas, elas batem na mangueira e são empurradas para cima e enchem o copo pelo outro lado, dando tempo para as bolhas subirem e não entrarem na bomba. Está funcionando a contento pelo dono, mas eu ainda queria saber a razão disso. Ficou combinado de consertar assim que se tiver uma melhor solução.
Abraço
Dirceu
Dirceu,
Teoricamente a bomba busca alimentação de combustível fora do copo, pelo pré-filtro e recalca o combustível excedente do retorno que está dentro do copo com pressão, então nós temos alimentação e quando o copo se enche este possibilita que a bomba promova o recalque.
Acontece que o circuito percorrido pelo combustível geralmente tende a aquecer demais no compartimento do motor e faz com que a gasolina comece a liberar gases como se estivesse fervendo, estas bolhas de gás vão diretamente ao copo e a bomba tende a captar esta mistura gaseificada e recalcar na linha, o resto vc já sabe, falta de potência e funcionamento irregular até a morte súbita.
O que vc fez foi excelente, adequou tecnicamente o sistema as condições colocando uma mangueira direcionando o retorno do combustível gaseificado longe da área de captação da bomba e obrigando esta a captar só líquido.
Uma outra possibilidade é verificar sempre a proteção isolante e isotérmica dos dutos de combustível para evitar este processo de fervura no compartimento do motor.
Parabéns pela adequação técnica. Pode mandar a conta para o cliente.