Saudações senhores. Sou novo no fórum e peço ajuda aos amigos para um defeito intermitente bastante enjoado porque deixa o dono na rua. É o seguinte: O carro após rodar e parar normalmente varias vezes, após algum tempo de motor desligado, a bomba de combustível não liga mais e o motor logicamente não pega mais. Após varias tentativas sem sucesso o carro foi rebocado e no dia seguinte, frio, ligou falhando e pipocando mas depois de algum tempo ficou bom e rodou mais de 15 dias normalmente. Nesse meio tempo foram verificados maus contatos, relés, a bomba de combustível, etc. Novamente o carro após estar com o motor quente desligado, voltou a apresentar o mesmo defeito. Deixado esfriar, no dia seguinte ainda estava com o defeito mas após algumas tentativas a bomba ligou e o motor pegou falhando e pipocando, mas após alguns segundos ficou como se estivesse perfeito, sem defeito algum. Passado um Scanner portátil que é acompanhado por blue tooth num celular, apareceram 4 codigos de falha: P0351, P0352, P0202, P0201. O motor aparentemente está funcionando bem. Alguém já pegou algum defeito assim?
Respostas:
Mãos a obra proprietário. Tai o problema. comprou um scanerzinho p/ não ir na oficina né. ta serto.
É necessário testes proprietário. se eu for atrás de scaner eu troco tantas peças que fica inviável o conserto.
Tem gente que acha que só com o sçaner ja se acha o defeito e conserta o carro. 90 p centro experiencia 10 p cento scaner
Colega:
Verifique um parafuso acima da tampa de válvulas onde se encontra um aterramento remova e faça uma limpeza e monte novamente.
Funcione o veículo, tente mexer, sacudir a fiação na bobina o chicote.e ao todo do chicote.
Substitua o relé duplo para teste, ou teste o a alimentação do relé como segue abaixo.
Pinos:
1.................................+30 ( tensão mesmo com a chave desligada )
3.................................+30 ( tensão mesmo com a chave desligada )
12..............................Alimentação pós chave ( Assim que vira a chave tem alimentação ) Atenção Neste
8........................................+30 ( tensão mesmo com a chave desligada )
15........................................+30 ( tensão mesmo com a chave desligada )
Agradeço aos amigos as dicas. Já testei praticamente tudo que eu podia...Penso até que o módulo pode estar abrindo o bico. Porém quando o defeito não aparece, o carro anda que é uma beleza. Abração!
Prezado. Qual é o relé duplo? Eu mexi em vários mas não sei qual é esse.
Colega:
Este relé fica no vão motor, vou passar um site você verifica a aparencia dele e de cor verde nesta foto, proximo a central de injeção>
http://www.dicasmecanicas.com/2010/06/fiat-palio-1-0-mpi-falhas-na-aceleracao-e-motor-morrendo/
att Diaz
Prezado Diaz. O Palio em questão não tem esse relé, porque é tudo diferente. É Fire 1.0/ 2009 mas eu vou continuar a pesquisa checando os aterramentos, chicotes, etc. Muito obrigado pela sua atenção. Depois eu posto o andamento da novela. Tenho que matar essa charada.
com multímetro no momento do defeito meça a tenção q chega para bomba caso não chegar verifica centelhamento, pois vejo duas possibilidade na primeira vc deixou passar um ponto de super aquecimento o q normalmente ocorre com instalação de alarme mal feita, chave comutadora, conexão interna e externa do flange com alimentação ok pode ser sensor de rotação com possibilidade bem menor, uma vez q a bomba não entra em funcionamento nem na primeira ligada de chave.
Boa noite senhores. Pela manha rodei com o carro e ele estava perfeito. À tarde procurei maus contatos em diversos pontos e não achei nada. É um problema daqueles que "mata o peão" como dizia um amigo meu. Estou pensando em substituir a bomba porque como o carro tem 6 anos e sempre pega muitos engarrafamentos aqui no Rio de Janeiro, a bomba na verdade já estaria bastante rodada. Vou tentar apagar os códigos de falha e ver se eles vão voltar. Se eles voltarem, pode ser até mau contato na fiação da central conforme mostra um filminho do Dr carro. Se alguém tiver alguma dica para esta charada ela será bem vinda. Abração e que Santo Eligio, padroeiro dos mecânicos ajude a todos que trabalham e gostam de mecanica. Abração!
amigo a respeito do codigo p0351 bobina primario e segundario avaria no circuito- bobina cabos modulo
a respeito dos outros codigos e injetor ou cabo 1 e 2 bicos ok
De repente essas mensagens de erro são antigas, de testes que possivelmente eu realizei algum dia. Vou resetar (apagar as mensagens de falha) o modulo e esperar algum tempo para ver se elas voltam. Acho que o sistema de ignição e os injetores estão perfeitos porque conforme já postei, quando o carro não apresenta o tal defeito de não ligar a bomba e não pegar, roda perfeitamente. Se ele estivesse com problemas de ignição ou injetor defeituoso ele engasgaria ou apresentaria algum sintoma. Obrigado e abração.
Bom dia senhores. Ontem à noite pesquisando nesse fórum, que inclusive gostaria de elogiar pelo alto nível técnico dos participantes, vi que existe o tal do sensor de inercia que atua justamente na bomba de combustível. Hoje à tarde vou pesquisar e realizar testes com o danadinho. Quem sabe se não é ele que está meio capenga causando esse defeito maluco no carro não ligando mais a bomba de uma hora para outra e depois voltando a dar condição novamente. Se for ele, a charada pode estar no fim. Tudo que eu já testei nesse carro até agora está perfeito porque é um carro pouco rodado e também não é mexido por curiosos. Abraço para todos.
Senhores boa tarde. Hoje pela manhã retirei e testei o sensor de inercia do Palio. Acho que devia se chamar sensor de colisão porque ele atua com pancadas. Testei ele e estava bom. Poderia estar com mau contato mas testando na mão não deu nenhum problema. Ele eletricamente atua como um micro switch, mudando de estado quando acionado. Alguém poderia por favor postar o diagrama do Palio ELX 2009 com computador de bordo onde eu pudesse ver as ligações da bomba de combustível? Outra pegunta que faço ao amigos é a seguinte. A bomba poderia apresentar problema de não partir de vez em quando? Alguém já pegou esse defeito? Agradeço a atenção.
Senhores bom dia. Continuando a novela, troquei a bomba de combustível por uma Bosch e agora vou testar bastante o carro para ver se o defeito dá as caras novamente. Por favor algum dos amigos poderia postar o esquema do modulo com as ligações principais principalmente da alimentação da bomba? O carro é um Palio ELX 2009 1.0 Flex. Grande abraço para todos, Ótimo domingo e semana para todos.
>Senhores bom dia. Continuando a novela, troquei a bomba de combustível por uma Bosch e agora vou testar bastante o carro para ver se o defeito dá as caras novamente. Por favor algum dos amigos poderia postar o esquema do modulo com as ligações principais principalmente da alimentação da bomba? O carro é um Palio ELX 2009 1.0 Flex. Grande abraço para todos, Ótimo domingo e semana para todos.
Colega:
Qual a descrição do sistema de injeção?
Verifica na central e poste.
att> Diaz
Prezado Diaz. Vou anotar o modelo e, o mais rápido possível vou postar aqui. Obrigadão!
Pronto, Já peguei: Na etiqueta tem todos esses dados:
Mareli 55220200
DO32 7S+N6V9CI
344/2008
TIER2 OBDBR1
FLEX FUEL
1784 1.0 HPP 8V
IAW 4DF FL
BCOO98224 B
HW007
Obrigado. Precisando de alguma coisa aqui do Rio de Janeiro, se estiver ao meu alcance, corro atras para o amigo. Abração.
>Pronto, Já peguei: Na etiqueta tem todos esses dados:
Mareli 55220200
DO32 7S+N6V9CI
344/2008
TIER2 OBDBR1
FLEX FUEL
1784 1.0 HPP 8V
IAW 4DF FL
BCOO98224 B
HW007
Obrigado. Precisando de alguma coisa aqui do Rio de Janeiro, se estiver ao meu alcance, corro atras para o amigo. Abração.
Tuck
Passe o seu e mail, que estarei enviando .
Diaz
esse carro nao usa os reles emcima da bateria?o bo pode estar ai....
Prezado miros. Esse carro tem os dois relezinhos perto da bateria sim e eu testei os dois exaustivamente. Troquei o que aciona a bombinha. Custou apenas 9 reais, só que o defeito apareceu de novo. Aí eu troquei a bombinha na sexta feira e testei o carro que está ótimo. O X da questão é que eu não tenho certeza absoluta que seja a bomba. Aí o defeito pode aparecer de novo e eu ficar parado na rua de novo, o que aqui no Rio de Janeiro pode não ser muito bom para a saúde. Defeito intermitente é um caso sério porque o cara perde a confiança no carro. A minha sorte é que esse defeito só aparece quando eu estaciono ele quente e depois de um determinado tempo que pode ser de 20 minutos a varias horas, eu vou dar a partida e aí a bombinha não funciona (pelo menos é o que parece). Tem horas que eu tenho a maior saudade do meu fuscão 75, 1600 e dupla carburação.Eta carrinho bom! Praticamente nunca me deixou na mão. Sou técnico em eletrônica e vejo que a sofisticação dos equipamentos modernos por um lado é boa e por outro lado é terrivel. Abração.
>Prezado miros. Esse carro tem os dois relezinhos perto da bateria sim e eu testei os dois exaustivamente. Troquei o que aciona a bombinha. Custou apenas 9 reais, só que o defeito apareceu de novo. Aí eu troquei a bombinha na sexta feira e testei o carro que está ótimo. O X da questão é que eu não tenho certeza absoluta que seja a bomba. Aí o defeito pode aparecer de novo e eu ficar parado na rua de novo, o que aqui no Rio de Janeiro pode não ser muito bom para a saúde. Defeito intermitente é um caso sério porque o cara perde a confiança no carro. A minha sorte é que esse defeito só aparece quando eu estaciono ele quente e depois de um determinado tempo que pode ser de 20 minutos a varias horas, eu vou dar a partida e aí a bombinha não funciona (pelo menos é o que parece). Tem horas que eu tenho a maior saudade do meu fuscão 75, 1600 e dupla carburação.Eta carrinho bom! Praticamente nunca me deixou na mão. Sou técnico em eletrônica e vejo que a sofisticação dos equipamentos modernos por um lado é boa e por outro lado é terrivel. Abração.
Passe o seu e´mail para enviar o diagrama elétrico que você pediu;
Prezado Diaz. Aí vai: [email protected]
Abração!
>Prezado Diaz. Aí vai: [email protected]
Abração!
Ricardo,
Foi enviado em seu e`mail, o diagrama elétrico acredito que vai ajudar muito.
Confirme se recebeu.
Diaz
Prezado Diaz. Recebi e vou estudar. Valeu mesmo! Boa semana!
boa tarde ;voçe ja trocou sensor de rotaçao? tenta deve ser ele pelos sintomas.
Prezado Gelson. O sensor de velocidade pifado não deixaria a bomba de comb. ligar? Acho estranho...Acho que o motor poderia até ligar e ficar capenga, variando ou morrer de vez em quando, etc, mas nem ligar a bomba? Conforme postei, quando o defeito não aparece, ele funciona perfeitamente, é um carrinho muito bom. Mas...de qualquer maneira, sua sugestão está considerada e guardada na minha cabeça. Sempre trabalhei em manutenção e já vi os defeitos mais malucos e improváveis acontecerem. Obrigado pela atenção.
Pelo que entendi no diagrama enviado pelo Diaz, ao ligar a chave de ignição, vão 12 volts vindos do modulo para a bobina do relé que liga a bombinha alguns segundos pressurizando o sistema de combustível. A bobina deste relé está em serie com o interruptor de inercia e aí vai para a massa. Meu raciocínio está certo? Pelo diagrama, no borne 30 do relé principal existe uma caixinha em serie com As letras EFI e essa caixinha vai ao borne 30 do carro. O que seria essa caixinha EFI? Não entendi bem. O sensor de rotação defeituoso impediria a alimentação da bomba? Abraço para todos.
Que roda? O arranque gira o motor mas ele não pega de jeito nenhum (quando o defeito se apresenta).
>Que roda? O arranque gira o motor mas ele não pega de jeito nenhum (quando o defeito se apresenta).
Tuck
Ainda tem o defeito ou está em testes?
Diaz
Olá Diaz. Não sei lhe responder. Da ultima vez o defeito demorou mais de 15 dias para aparecer. Nesse meio tempo troquei a bomba, testei o sensor de inercia e outros pontos. Eta defeitinho manhoso...
Diaz, O que é aquela caixinha no diagrama escrito EFI em serie com o borne 30?
>Diaz, O que é aquela caixinha no diagrama escrito EFI em serie com o borne 30?
Tuck
Esta linha e alimentação e a principal +30 ( Ou seja mesmo com a chave tem tensão ).
Assim que o relé e armado esta tensão e liberada para o pino *&7 do relé onde alimenta todo sistema com tensão (positivo ).
EFI – Electronic Fuel Injection, ou injeção eletrônica de combustível .
No diagrama onde mostra EFI e somente uma descrição, não tem caixa ou alguma coisa.
Pinos do relé:
+30.....................alimentação tensão , mesmo com a chave desligada.
87.......................envio da tensão para o sistema, após o relé ser atracado
86.....................massa ( NEGATIVO ) enviado pela central
85,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,tensão após virar a chave ( +15 )
Então quando temos o envio do pino 86 e o 85 do relé cria um magnetismo onde e fechado uma ponte entre o 30 e 87 do relé e enviado a tensão para os componentes.
att. Diaz
Mais uma vez obrigado Diaz pela sua atenção e paciência. O carro está uma beleza sendo usado todos os dias mas para falar a verdade não tenho plena confiança nele. Não consegui descobrir nada defeituoso realmente. Já mexi em todos os chicotes, relés, sensores, conectores e nada concreto foi descoberto. Ele gosta de pifar só nos sábados à noite. Parece até problema espiritual. Outros dias ele funciona que é uma beleza. Sábado que vem vou sair à noite com ele e confesso que estou preocupado por que acho que ele pode aprontar a gracinha novamente. Parece brincadeira mas já aconteceu de verdade. Abração.
Entao amigo. Como o amigo Gelson disse que poder o sensor de rotaçao eu tbm acredito q possar ser.Ele nao deve estar pifado e sim defeituoso como ele recebe mto calor entao ele costuma da mal contato no fios internos. Seria bom vc fazer um teste. Ja peguei um assim ano 2004.E era o danado.
Abraço espero ter ajudado
>Entao amigo. Como o amigo Gelson disse que poder o sensor de rotaçao eu tbm acredito q possar ser.Ele nao deve estar pifado e sim defeituoso como ele recebe mto calor entao ele costuma da mal contato no fios internos. Seria bom vc fazer um teste. Ja peguei um assim ano 2004.E era o danado.
Abraço espero ter ajudado
tb concordo com ips experimenta cutucar a onça na curva q faz o fio na saída do sensor costuma encharcar de óleo e dilata a capa com o veiculo funcionando morno trabalhe com o fio nessa região de preferencia, e fique atento a qualquer oscilada c acontecer d novo tb vele a pena tentar trabalhar este fio na tentativa de colocar o motor em funcionamento.
Prezados ips e chicoobice. Obrigado pela atenção, Por favor me respondam: Se o sensor de rotação estiver abrindo o bico, a bombinha de combustível não liga logo na primeira tentativa? Esse sensor é o da roda fônica que fica lá em baixo? A central fica desabilitada por causa dele e não manda ela (a bombinha) ligar e pressurizar o sistema? Vocês já tiveram experiencia com esse exato problema? Mais uma vez obrigado!
>Prezados ips e chicoobice. Obrigado pela atenção, Por favor me respondam: Se o sensor de rotação estiver abrindo o bico, a bombinha de combustível não liga logo na primeira tentativa? Esse sensor é o da roda fônica que fica lá em baixo? A central fica desabilitada por causa dele e não manda ela (a bombinha) ligar e pressurizar o sistema? Vocês já tiveram experiencia com esse exato problema? Mais uma vez obrigado!
tuck os primeiros passos quando vc liga pela primeira vez a chave a bomba aciona, aqui abre-se uma divisão tem sistema q só aciona novamente a bomba quando receber sinal d rotação, já alguns aciona a bomba apenas pelo fato de desligar e religar a chave, com o veiculo funcionando vejá como é esta estratégia no seu caso, aqui é um detalhe q requer atenção quando o veiculo não funciona injetando d fôrma direta o veiculo funciona caso seja só a bomba q não esteja acionando, pois o sensor de rotação tb é a base do sinal da centelha ou seja na falha deste sinal nos veículos q não possui sensor de faze não tem centelha não tem pulso nos bicos e não mantem a bomba acionada. teve um veiculo q não teve jeito d isolar o problema juntamente com o cliente entramos no consensonde trocar o sensor, e era o ele
Chico. Esse Palio quando é ligada a chave, sempre liga a bomba alguns segundos e depois para. Se eu desligar a chave e ligar novamente ele repete a ligação da bomba. Se eu ligar 10 vezes, ele vai ligar a bomba 10 vezes. Isso quando está tudo normal. Somente quando aparece essa gracinha de defeito é que a bomba não parte de jeito nenhum. Posso rodar o motor de arranque até arriar a bateria que o bixo não pega. Numa das vezes ele teve que ser rebocado até a porta de casa. No dia seguinte ligou dando varias falhadas e depois ficou normal, como se nada tivesse acontecido e ainda por cima rodou mais de 15 dias perfeito. Eta defeitinho!
Me lembro agora da segunda vez que o defeito apareceu num sábado à noite. No dia seguinte eu e meu filho encontramos um rastreador que a seguradora havia instalado no console do carro ligado no fio vermelho grosso que acho que é um +12 direto e o outro estava ligado em um negativo. A antena dele estava colada com fita adesiva na lateral do painel, por dentro. Nós retiramos tudo e pesquisamos na internet e constatamos que aquele aparelho não estava sendo usado como imobilizador, logo o defeito não estaria sendo causado por aquele dispositivo. Um rastreador sem ser ligado como imobilizador poderia ser a causa de tal problema? Eta charada! Abração.
quando da pane no sensor de rotaçao nao aciona a bomba,nao da pulso nos bicos nem centelha na bobina enao avisa.simplesmente nao funciona
Obrigado, dewes, vou pesquisar essa dica que já é a terceira ou quarta pessoa que me manda. Esse sensor é o pick up magnético da roda fônica? Abração!
Prezados, Continuando a novela do Palio, realizei há 1 hora atras 2 testes. O primeiro foi com o sensor de velocidade (penso que é um que fica embaixo na frente da caixa). Soltei o conector dele e liguei a chave. A bombinha ligou e pressurizou. O segundo teste foi com o sensor de RPM. Consegui soltar o conector dele que tem uma presilha amarela bem enjoada de retirar e com ele desconectado liguei a chave: A bombinha ligou normalmente e parou fazendo o que ela tem que fazer. Estou achando que esse defeito era na bomba que eu troquei e foi a primeira suspeita que tive quando começou a gracinha de o motor não ligar. Se era a bomba, o defeito não deve mais aparecer. Vamos ver.
Entao amigo Dewes nao digo sensor de rotaçao queimado.E sim defeituoso dando mal contato nos fios internos,devido a altas temperaturas . Ja peguei um assim e era o sensor de rotaçao.
Prezado. conforme o teste que realizei e postei acima, mesmo se o sensor estiver ferrado, a bombinha liga, pressuriza e para. Aí então o motor não liga por causa do sensor pifado, mas ao se ligar a chave ouve-se o ruido da bomba ligando o tempo normal que a central comanda e desligando. Depois que troquei a bomba, que era a minha suspeita inicial, o defeito não apareceu mais. Mas na verdade certeza absoluta eu não tenho. Só o tempo vai dizer. Eu já testei tudo o que eu podia e o defeito não aparece nem a pau. Abração para todos.
Prezado Denns. Acompanhe meu raciocínio: Se com o sensor de rotação desconectado a bomba roda e pressuriza ao ser ligada a chave, o defeito que me deu essa coça não deve estar relacionado com o sensor de RPM. O defeito original é não ligar a bomba ao ser ligada a chave (hora que o painel todo acende). Posso até trocar o sensor mas penso que não é ele. Obrigado pela atenção e bom fim de semana para você.
Aos amigos que tem me auxiliado nesse abacaxi que só aparece aos sábados à noite. Estava lendo um post há pouco e me deparei com a seguinte indicação:
www.oficinabrasil.com.br/forum/9-reparad...osch-me-7510-golf-16 O pepino teria sido causado pelo rastreador!
Conforme relatei eu e meu filho retiramos do console do carro um rastreador que penso que não estava ligado como bloqueador. Mas fica a pergunta aos amigos: Será que esse rastreador poderia causar a ziquizira doida que esse Palio estava apresentando? O carro está uma beleza, o defeito não apareceu mais, porém ....... Abraço para todos.
Senhores, Agradeço a ajuda de todos e após vários fins de semana testando (o defeito só dava sábado à noite), penso que o carro ficou bom porque a zebra não apareceu mais. Aí segue uma lista breve de tudo que foi feito:
-Teste em todos os fusiveis.
-Teste e troca do relézinho auxiliar.
-Teste em maus contactos e conectores.
-Teste em vários relés.
-Teste do sensor de RPM da roda fônica.
-Teste do sensor de velocidade (caixa de cambio).
- Retirada e teste do sensor de inercia.
- Retirada definitiva de rastreador RASTREAR VDO que estava ligado no fio da ignição (poderia bloquear o carro?).
-Substituição da bomba de combustível por nova Bosch.
-Outro tantos testes que não consigo lembrar agora.
Assim sendo só posso agradecer aos amigos do fórum que forneceram muitas dicas e inclusive o esquema da central e dispositivos conectados a ela. Abração e ótima semana para todos.
Prezado Beto35. Boa pergunta...sinceramente não sei. O fato de o defeito dar sempre as caras sábados à noite sugere o rastreador, Porém a minha primeira intuição sempre foi a bomba porque esse carro tem relativamente pouca kilometragem (não fez 50000), mas praticamente todo dia encara engarrafamentos aqui no Rio, e aí achei que a bomba já poderia estar gasta e partindo para abrir o bico. Fico pau da vida com esse tipo de situação, quando o defeito é resolvido mas a solução fica meio nebulosa. não foi um lance positivo onde se pode afirmar: Foi ESSA PEÇA X QUE CAUSOU O DEFEITO. Mas...o que fazer? Pelo menos serviu para eu aprender um monte de coisas. Abração!