BOA NOITE AMIGOS ESTOU COM UM PUNTO 1.4 2009 IAW 4DF EM MINHA OFICINA E O CLIENTE ESTA RECLAMANDO QUE O VEICULO ESTA CONSUMINDO MUITO ESTA DANDO CERCA DE 7 a 8 KM POR LITRO NA GASOLINA ,FOI CONFERIDO PONTO DA CORREIA DENTADA,PRESSAO DE COMBUSTIVEL OK (FOI TROCADO AS VELAS FILTRO DE COMBUSTÍVEL,FILTRO DE AR E SONDA LAMBDA,) E LIMPOU CORPO DE BORBOLETA, NO KAPTOR TODOS OS PARAMETROS ESTAO OK SÓ O TEMPO DE INJEÇAO ESTA UM POUCO BAIXO CERCA DE 2,9 ms SENDO QUE O MESMO SE NAO ME ENGANO É ENTRE 3.8 A 5.5 ms E O MAP ESTA UM POUCO BAIXO TAMBEM ,ESTOU DESCONFIADO DO MODO DE DIRIGIR DO DONO DO VEICULO OU A CENTRAL NAO ESTA RECONHECENDO O VALOR ESTEQUIOMETRICO DA GASOLINA QUE E DE 13;1, POIS QUANDO RASTRIEI O CARRO ELA ESTAVA EM 9;1 QUE E PARA O ALCOOL MAS O MESMO ESTAVA ABASTECIDO COM 100% DE GASOLINA.SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR COM ESTE PROBLEMA FICAREI AGRADECIDO
Respostas:
Colega Marcos:
Faça um teste com o seu cliente, convide ele para fazer o andar com veículo ele dirigindo, e veja a forma que dirigir, mas lembre-se, caso venha notar formar erradas seja sutil para passar a informação.Abaixo alguns pontos que contribuem para consumo:
-Deixar o veículo em em movimento ponto morto, a famosa banguela.
-Veículo com excesso de peso, pneus descalibrados, uso constante de ar condicionado.
-Trocas de marchas erradas
-Pergunte como e a forma de calcular o consumo, será que esta certo.
Peças com anomalia
-Sonda lambda
Verifique amassado, fios prensados, conector contaminado com óleo ou outros produtos.
Também veja amplitude de sinal,resistência e tempo de resposta da sonda.
Combustível questione se o seu cliente abastece somente em um posto, caso for, tiro um pouco e faça teste de amostragem.
Sensor de nível ( Bóia ) esta funcionando correto, analise
Sensor de temperatura de água
Filtro de ar saturado
Velas errada, cabo de vela resistência fora do especifico
Catalizador saturado
Bicos gotejando
Estas são as dicas , podendo ter outras causas.
Att Diaz
Amigo esse punto 1.4 gosta de quebrar a chaveta da polia do virabrequim. as vezes fica fraco, as vezes da consumo, as vezes não pega, depende onde para, faz um teste rapido, coloca o primeiro cilindro em pms e olha a polia do virabrequim, a referencia e trava da polia tem que ficar apontanto para baixo, se não estiver, a chaveta esta quebrada. ai o motor esta no ponto, mais a polia não. valeu amigo
Prezado Marcos,
Um importante parâmetro para avaliar esta questão do consumo, é fornecido pelo Inmetro dentro do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o PBEV, que é realizado pelo Inmetro desde 2009 de forma voluntária. Nela, todos os veículos são submetidos em testes de laboratório de forma padronizada, e portanto a comparação entre os diversos modelos é bastante justa e imparcial. Porém, o valor final de consumo obtido no laboratório é corrigido por um fator, que considera uma série de parâmetros do uso no dia a dia da maioria do usuários. Mesmo assim, o Inmetro deixa claro que os números podem variar de acordo com o tipo de uso de cada consumidor.
Sobre o Punto 1.4, em 2009 quando apenas 5 montadoras participaram do programa, ele recebeu a classificação "C" (sendo "A" para o mais econômico da categoria e "E" para o pior na categoria) e em 2010 praticamente com o mesmo motor, ele caiu para a classificação "D", ou seja, o Punto 1.4 2009/2010 não figurava entre os mais econômicos em sua categoria.
O consumo médio Inmetro, apurado com o fator de correção foram:
2009 ciclo urbano E/G = 6,9/10,3 km/litro ciclo estrada E/G = 8,0/12,1 km/litro
2010 ciclo urbano E/G = 6,8/9,8 km/litro ciclo estrada E/G = 7,9/11,5 km/litro
Supondo que na parte técnica esteja tudo em ordem, e o cliente utilize o carro durante a semana para ir e voltar ao trabalho, pegando congestionamento pesado de manhã e à tarde, e com o ar condicionado ligado continuamente, ele dificilmente alcançara a média obtida pelo inmetro no ciclo urbano.
Maiores informações: http://www.inmetro.gov.br/consumidor/ta ... icular.asp
Att
Prezado Marcos,
Um importante parâmetro para avaliar esta questão do consumo, é fornecido pelo Inmetro dentro do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o PBEV, que é realizado pelo Inmetro desde 2009 de forma voluntária. Nela, todos os veículos são submetidos em testes de laboratório de forma padronizada, e portanto a comparação entre os diversos modelos é bastante justa e imparcial. Porém, o valor final de consumo obtido no laboratório é corrigido por um fator, que considera uma série de parâmetros do uso no dia a dia da maioria do usuários. Mesmo assim, o Inmetro deixa claro que os números podem variar de acordo com o tipo de uso de cada consumidor.
Sobre o Punto 1.4, em 2009 quando apenas 5 montadoras participaram do programa, ele recebeu a classificação "C" (sendo "A" para o mais econômico da categoria e "E" para o pior na categoria) e em 2010 praticamente com o mesmo motor, ele caiu para a classificação "D", ou seja, o Punto 1.4 2009/2010 não figurava entre os mais econômicos em sua categoria.
O consumo médio Inmetro, apurado com o fator de correção foram:
2009 ciclo urbano E/G = 6,9/10,3 km/litro ciclo estrada E/G = 8,0/12,1 km/litro
2010 ciclo urbano E/G = 6,8/9,8 km/litro ciclo estrada E/G = 7,9/11,5 km/litro
Supondo que na parte técnica esteja tudo em ordem, e o cliente utilize o carro durante a semana para ir e voltar ao trabalho, pegando congestionamento pesado de manhã e à tarde, e com o ar condicionado ligado continuamente, ele dificilmente alcançara a média obtida pelo inmetro no ciclo urbano.
Maiores informações: http://www.inmetro.gov.br/consumidor/ta ... icular.asp
Att