Olá amigos. Tenho dois casos aqui na oficina que gostaria de auxílio dos colegas. Um Hyundai i30 2011 automático e um Nissan Sentra 2015 automático. Ambos com consumo alto no cidade. No caso do i30 fazendo em torno de 5,5 km/l na gasolina e o Sentra fazendo em torno de 4 km/l no álcool. Ambos os carros possuem funcionamento perfeito, sem falhamento, sem códigos de falha. Em ambos os carros eu troquei velas, testei e limpei bicos, troquei os filtros de combustível e de ar, verifiquei os principais sensores, limpei corpo de borboletas, conferi o sincronismo do i30 (perfeitamente no ponto), no Sentra eu não verifiquei sincronismo pois conheço o carro desde novo e sei que ele não sofreu nenhuma intervenção nesse sentido. O i30 apresenta apenas uma coisa, na rodovia ele tem retomadas mais lentas e não passa de 160 km/h e por conta disso também retirei o catalisador para conferir se ele estava obstruído, mas não estava. Pretendo fazer o mesmo no Sentra.
No scanner, vendo os dados de injeção, ambos possuem, no meu entendimento, uma carga elevada com o motor aquecido na marcha lenta. O i30 em torno de 40% e o Sentra em torno dos 30%. No i30 fizemos uma adaptação dos parâmetros de injeção. Tudo o que foi feito até agora não alterou nada nos dois carros. O consumo urbano continua o mesmo. Os valores de carga continuam os mesmo e nenhum outro parâmetro está fora. No caso do i30 na rodovia cheguei a fazer 11 km/l na gasolina e o Sentra cheguei a fazer 9 km/l no álcool, ambos a 120 km/h, com o piloto automático ligado e ar ligado, no mesmo percurso.
Os colegas teriam alguma sugestão para melhorar o consumo urbano? Lembrando que os dois fizeram praticamente o mesmo percurso de teste, com trânsito fluido e acelerações bem suaves.
Obrigado!
Respostas:
Prezado Enricof. Pelo que sei e pesquisei, o Hyundai I30 automático é beberrão mesmo. Abraço.
P.S. Outro beberrão em transito engarrafado de cidade é o motor e-torq, 16 válvulas caretão sem torque abaixo de 1500 RPM. Na estrada tem ótima potencia e é econômico.
Prezados. Perdoem minha ignorância. O que é "carga" lida no scanner? O que seria "carga elevada"? Abraço para todos.
Posso falar do Sentra, que tenho mais conhecimento. Nas mesmas condições ele poderia estar fazendo ao redor de 6 km/l no álcool sem grandes dificuldades. O i30 eu realmente não tenho muito conhecimento do consumo, mas essa dele não passar de 160 km/h, ter retomadas um pouco lentas na rodovia me leva a crer que ele tem algum problema escondido.
Prezado Enricof. A velocidade máxima do I30 anunciada na Internet é de 205 Km/h. Realmente 160 está esquisito. Abraço.
Bom dia, peguei muitos carros com alto consumo, e na maioria dos casos era sonda lambda, isso considerando carros com as manutenções em dia.
Seria bom ver o range de trabalho da sonda, ela deve ir de abaixo de 100 à mais de 700 e de forma rápida.
Muito cuidado também com sondas adquiridas em auto peças, peguei muita coisa pirata, o ideal é sempre colocar a original da concessionária, ou tenho colocado a da NTK, desde que a NTK fabrique a sonda especifica para o ano e modelo do carro.
Espero ter ajudado.
>Bom dia, peguei muitos carros com alto consumo, e na maioria dos casos era sonda lambda, isso considerando carros com as manutenções em dia.
Seria bom ver o range de trabalho da sonda, ela deve ir de abaixo de 100 à mais de 700 e de forma rápida.
Muito cuidado também com sondas adquiridas em auto peças, peguei muita coisa pirata, o ideal é sempre colocar a original da concessionária, ou tenho colocado a da NTK, desde que a NTK fabrique a sonda especifica para o ano e modelo do carro.
Espero ter ajudado.
No Scanner eu não detectei problemas na Sonda. Até limpei as duas. Mas vou verificar com mais detalhamento.
>Prezado Enricof. A velocidade máxima do I30 anunciada na Internet é de 205 Km/h. Realmente 160 está esquisito. Abraço.
É o que eu tô achando estranho. Vou passar a medir compressão e fazer um teste de vazão de cilindros. Outra coisa que eu fiquei pensando é se o variador de fase do comando está funcionando. Mas não peguei nada no scanner referente a ele.
Segue em anexo um vídeo que fiz com os dados de injeção do Sentra. Fiz a limpeza da lambda mas não adiantou em nada.
Não estou conseguindo anexar o video MP4 de 9.4 MB. Alguma ajuda pra isso?
Prezado Enricof. Estou acompanhado o tópico. Pelo que andei pesquisando, o Sentra é beberrão também. Mas vamos ver se aparece algum problema. Abraço.
https://www.youtube.com/watch?v=5WRWgc1 ... e=youtu.be
Segue o link do vídeo que queria ter postado ontem, com os dados de injeção do Sentra.
Prezado Enricof. Uma pergunta idiota...O combustível por aí é de boa qualidade? Abraço.
>Prezado Enricof. Uma pergunta idiota...O combustível por aí é de boa qualidade? Abraço.
É um problema da região a questão da qualidade do combustível, mas esse já deve ser o quarto tanque que o proprietário abastece em um posto que recomendei, onde acreditamos ter combustível de qualidade.
Esse consumo não é normal no Sentra, é até difícil fazer essa média que ele está fazendo, se pisar um pouco mais faz de 2 a 3 km/l. Nas mesmas condições outro Sentra faria no mínimo entre 5 e 6 km/l no álcool.
Prezado Enricof. É...está complicado. Não aparece nada e o carro aparentemente está normal. Vamos pensando. Alguma coisa tem que aparecer. Abraço.
>Como estão os pneus do Sentra (já que esse você acompanha desde novo)?
São os originais ainda, mas ainda não alcançaram o TWI. Direção bem alinhada, pneus calibrados, o proprietário é bem exigente.
;) Em relaçao ao consumo se estiver acompanhando pelo computador de bordo esquece ,nao bate tive recentemente um tiida com a mesma reclamaçao abastecemos por duas vezes tiramos a conclusao o cosumo estava ecelente fiz varredura antes tudo ok .
>;) Em relaçao ao consumo se estiver acompanhando pelo computador de bordo esquece ,nao bate tive recentemente um tiida com a mesma reclamaçao abastecemos por duas vezes tiramos a conclusao o cosumo estava ecelente fiz varredura antes tudo ok .
As médias do PC de bordo e das anotações da bomba estão precisas, e obviamente fiz testes na bomba para conferir o que vem marcando no PC de bordo.
>Como estão os pneus do Sentra (já que esse você acompanha desde novo)?
São os originais ainda, mas ainda não alcançaram o TWI. Direção bem alinhada, pneus calibrados, o proprietário é bem exigente.
Muito louco esse seu problema amigo.
O veículo está todo original? Não há nenhuma caixa de som nova no porta mala? Voltando aos pneus, o desgaste está regular? Não duvido de você ou do dono, mas é quase um milagre conseguir manter pneu legal no Brasil.
Os rolamentos das rodas estão 100%? Sem folgas/grunidos/resistência por menor que seja? Aquele teste no elevador girando a roda com uma mão e tocando o bichão com a outra.
Considerando que a parte de injeção esteja 100%, que pneus e itens de rodagem também, que não há nenhuma carga a mais aplicada ao veículo, eu me voltaria agora ao câmbio automático, a troca de óleo está em ordem? As trocas estão macias?
Uma falha no estator pode contribuir com um consumo elevado, e em relação ao i30 até bate com o problema em altas velocidades.
Vamos lá, por partes.
1) Pneus estão em ordem, no meu ponto de vista. São todos iguais, os originais ainda, sempre calibrados.
2) Suspensão em ordem, inclusive juntamente com o primeiro reclame de consumo, aproveitamos para uma revisão geral na suspensão, já que o proprietário reclamou também de barulho na suspensão. Trocamos amortecedores, coxins, buchas das bandejas, pivôs, bieletas, tudo pra dianteira. Na traseira estava tudo em ordem.
3) Não há qualquer folga em nenhuma roda, os rolamentos estão ok.
4) Hoje o carro está entre 70 e 80 mil km, com 60 mil km fizemos a troca do fluido da transmissão, colocamos o Valvoline CVT. O funcionamento do câmbio é normal, carro se desloca sem dificuldades, a potência é transferida para as rodas sem deslizamento, a variação da relação do CVT é normal, sem ruído.
5) Carro absolutamente original, nenhum acessório instalado.
No caso do i30 eu estou desconfiado que possa até ser alguma coisa no motor, não cheguei a medir compressão nele. O i30 se mostrou com uma força aquém do normal, principalmente na rodovia, mas no caso do Sentra não, o carro vai muito bem, com força normal.
Amigos, quem tiver alguma dica, algum ponto onde eu não tenha passado, semana que vem vou pegar o Sentra novamente. Obrigado!
Prezado Enricof. Lendo posts acima vi que em um deles você diz que o carro tem horas que faz 2 ou 3 Km/litro. Estive pensando nisso e acho que, se o carro estivesse consumindo tanto assim, algum comportamento ou sintoma anormal ele apresentaria. 3 Km/litro é consumo de motor V8, tipo Mustang dos mais antigos. Tenho a ideia que se o consumo estivesse nesse patamar, ele iria até cuspir combustível pela descarga. Não estou duvidando do amigo, acho sim que talvez a medição do veiculo esteja errada conforme já postado acima pelo Claudinei Rodrigues. Entrando uma alta quantidade de combustível para dentro de um motor, ele vai virar energia; o motor vai superaquecer, ou detonar, ou jogar ele pela descarga sob a forma de combustível mal queimado com cheiro característico de mistura rica, o que, segundo você não ocorre. O carro está normal. Essa é minha opinião. Posso estar errado. Vamos pensar...Abraço e boa sorte.