Bom dia amigos, é minha primeira vez aqui! gostaria que alguem pudesse a me ajudar! estou com um peugeot 1.6 16v flex em minha oficina, ele não fumaceia mas consome oleo de motor, no modelo mais antigo eu sei que entupia o respiro no coletor. Esse modelo tem algum segredo? obrigado pela atençao, obrigado
Respostas:
Marcos, como estão as velas de ignição e a compressão do motor?
Se não fumaça deve ter vazamento, se não tem nem vazamento e nem fumaça, tem que vê no manual com quantos kms rodados e normal baixar uma certa quantidade de oleo...
Tem que fazer uma analise bem minuciosa no motor, verificar se não está fumando pouco, fazer teste com o manômetro de compressão, para ai depois buscar algumas dicas, informando os testes que foram feitos.
complementando as dicas já citadas pelos companheiros
confere dultos de ventilaçao do motor possivel entopimento
provocando uma contrapressão no carter.
especificaçao do oleo,perildo de troca.
Boa noite amigos, segundo o dono sempre usou oleo especificado pelo fabricante desde zero (sintetico), esta agora com 43.000, e so anda em distancias curtas! Ja testei compressão, estanqueidade, velas normais, dultos de ventilação e respiros do motor! um colega falou que ja pegou defeito semelhante e era as camisas do bloco vidradas, sera que procede? abraço
aqui na oficina,um cliente reclamou do consumo de óleo de seu c3 2005,com 56000 km,como o cliente pediu só uma limpeza simples,limpamos só o carter e pescador e colocamos óleo sintético ypiranga f1 master 5w30,diminuiu bastante o consumo de óleo,e o cliente disse que o motor ficou "solto"e bem melhor,boa sorte. obs 1.6 16v. :)
Marcos, seria bom colocar o óleo recomendado no manual, e como o cliente diz que roda pouco (considerado uso severo), seria bom medir compressão do motor e adiantar as trocas de óleo e filtro para 5 mil km, pois caso que roda poucos km por vez não aquece o suficiente, pode ocorrer passagem de óleo pelo anéis e fica muito fácil de juntar borra no cárter.
BOA NOITE, COM CALMA VERIFIQUE TUDO NOVAMENTE, E SE POSSIVEL SE SERTIFICANDO DA TROCA DO ÓLEO SE DEVIDAMENTE CORRETO FILTRO DE ÓLEO,ETC...
Ola, vamos deixar claro que este motor tem no manual do proprietario o limite de 500ml para cada 1000km, pois bem a explicação tecnica e que quando este motor passou por uma adaptação para se tornar flex, uma das mudança foi o material e a especificação dos aneis e o tipo de brunimento da camisa, pois perceberam que com o uso do etanol aumentava o desgaste nos cilindros, pois o etanol tem menor poder de lubrificação que a gasolina, com estas especificações nova o motor passou a ter um consumo constante de oleo, pelos aneis, por isto não fumaceia e nem suja as velas, para clientes que utiliza percursos curtos o consumo costuma ser maior, o motor trabalha mais frio e a dilatação demora a preencher as folgas entre pistão, aneis e camisa.Tive um caso extremo que so resolveu quando refiz o brunimento e troquei os aneis sem alterar qualquer medida no pistão ou camisa.valeu!!!
Verifica as dicas dos reparadores acima, se permanecer e vc nao achar nenhuma anormalidade, ver a quantos km e normal baixar o oleo. ja citado e troca o oleo para que seja usado o que o fabricante orienta.