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Respostas:
<t><p>fera, por gentileza seja mais claro e humilde na pergunta, a resposta e muito simples, ja decifrei isso nos primeiros sistemas, se forçar os bicos a pulsar vai perceber que o carro não pega, o sistema de ignição não tera capacidade de ignitar uma mistura extremamente gorda(ou rica para alguns) pois o ponto de fulgor do alcool e bem menor. basta estudar um pouco e raciocinar, amigo so lhe responto assim, pois acretidei perceber muita arrogancia na formulação da pergunta, somos parceiros e não palhaços. qualquer crítica por favor msn [email protected]</p></t>
<t><p>Lucival, acho que você necessita de uma certa cultura escolar, especialmente em língua portuguesa, no que tange a interpretação de texto. Veja que o testo é claro, como a pergunta também. Por favor se houver na sua casa um criança de +- 05 anos de idade peça para ela lhe ajudar a compreender o que esta escrito, porque com certeza você precisa de ajuda. Outra coisa pedi resposta objetiva e fundamentada, falar em que em meu texto eu falei algo de forçar a bico a pulsar você viajou na burrice. Onde meu DEUS eu falei isso? E por favor parceiro você deve estar me confundindo com o João, tô fora. Por fim você é mexânico ou vendedor de balas no trem? Me desculpe, mas com certeza é uma coisa ou outra.</p></t>
<t><p>caro candango, não achei nada em meus manuais, porém posso afirmar que os bicos continuam a injetar o que pode ser confirmado pelas velas encharcadas. </p> <p>quanto a problemas de partida a frio, muitos colegas tem pecado no diagnóstico por ignorar a relação ar combustível, é ela que vai determinar se haverá partida a frio e o tempo de injeção de gasolina, se o "AF" estiver mais para a gasolina, a partida a frio poderá nem ocorrer, mesmo em baixas temperaturas. o que tem acontecido muito é abastecer o veículo sem andar o suficiente para o aprendizado do novo combustível, aí quando se vai ligar o carro no dia seguinte o "AF" continua do último combustível, se foi abastecido com álcool e anteriormente estava com gasolina a <b>encrenca tá formada.</b> </p> <p>por isso, quando for fazer diagnóstico deve-se levar em consideração não só a temperatura mas também o "AF". </p> <p>Boa a sua pergunta. </p> <p>abraços.</p></t>
<t><p>candango, a sua pergunta foi muito boa o que nos leva a raciocinar sobre o funcionamento dos carros flexs, essa pergunta poderá nos levar a uma discussão saudável, onde todos poderemos aprender com as experiências uns dos outros. </p> <p>sugiro que outras perguntas desse gênero sejam postadas aqui. </p> <p>abraços.</p></t>
<t><p>Clay, eu sei, eu queria saber o veiculo que só usa alcool, neste caso quando a partida a frio é habilitada os bicos pulsam também, ou só a partida a frio? Estou perguntado porque vejo as pessoas reclamando de que quando não há injeção de gasolina o carro não pega, mas carros há alcool antigos mesmo sem partida a frio pegavam, mal mas pegavam. Já os flex vejo muita gente reclamando que não pega. Por isso que eu queria saber se os bicos eram cortados para não jogar alcool e gasolina ao mesmo tempo para não afogar. Claro que assim que houvesse RPM de motor funcionando os bicos seria habilitados. Os sistemas novos da VW estão usando velas de aquecimento e não mais partida a frio com combustível em separado.</p></t>
<t><p>meus amigos ja peguei varios carros como fox,meriva,gol etc,que nao estava pegando,estavam afogado,ou seja injetava alcool,atraves dos bicos e a partida fria nao estava funcionando,acredito que no momento da partida injeta alcool e gasolina ao mesmo tempo,so que se o carro nao pegar de imediato,a central trava o pulso dos bicos vai deixar de entra alcool,so que afogar devido injetamento inicial de alcool depois para de injetar devido ao nao funcionamento do veiculo.</p></t>
<t><p>Eh assim premiro ocorrem as injeçõe da gasolina segundos depois a do álcool. Eh uma questão de segundos..depois os bicos entra em funcionamento </p> <p>BOA PERGUNTA</p></t>
<t><p>informações tiradas do manual original do sistema iaw 4af flex magnetti marelli </p> <p>acho q a sua duvida sera respondida na parte descrita *antiafogamento </p> <p>2.IX.5) Partida a Frio </p> <p>Esta estratégia tem como objetivo, garantir uma partida satisfatória mesmo com </p> <p>diferentes porcentagens de álcool à mistura, durante a fase fria de </p> <p>funcionamento do sistema. Para aplicação desta estratégia, será necessário </p> <p>um sistema suplementar no momento da partida. </p> <p>Composição do sistema suplementar: </p> <p>Tubo de aeração no corpo de borboleta </p> <p>Bomba de gasolina </p> <p>Reservatório </p> <p>O tubo de aeração adicional e a bomba de gasolina para partida a frio, serão </p> <p>pilotados em portings diferenciados da ecu. </p> <p>Para o sistema, em condição de partida ou repartida (fases 1,2 e 3), foram </p> <p>previstas correções multiplicativas de 0 a 2, para adequar a quantidade de </p> <p>combustível às diferentes misturas previstas no SFS - FLEXFUEL, correções </p> <p>estas em função do AF_FLEX. </p> <p>Descrição do funcionamento da estratégia: </p> <p>A estratégia é habilitada em função da temperatura da água e do A/F atual. </p> <p>Partida: </p> <p>A partida será gestida em modo assíncrono, com tempo de injeção e intervalo </p> <p>entre as injeções calibráveis. </p> <p>A partida será dividida em duas fases: </p> <p>Fase 1 </p> <p>Consiste em aplicar um número fixo de injeções com frequência constante, </p> <p>levando em consideração: </p> <p>Temperatura da água </p> <p>A/F atual </p> <p>Tensão de bateria </p> <p>Ângulo de borboleta </p> <p>Fase 2 </p> <p>Consiste em aplicar, com frequência constante, injetadas que decrescem ao </p> <p>longo do tempo. Nesta fase, o tempo de injeção a ser aplicado inicialmente, </p> <p>será o mesmo tempo da fase 1, só que recalculado através de um coeficiente </p> <p>de decremento, até que não haja mais a necessidade de adicional de </p> <p>combustível. </p> <p>Além das duas fases descritas acima, são previstos:* Estratégia Anti-Afogamento </p> <p>* Fase pós partida </p> <p>Estratégia Anti-Afogamento </p> <p>Durante a partida (Fase1 ou Fase2) se for observado: </p> <p>Um ângulo de pedal superior a uma determinada faixa, passa-se </p> <p>direto para a Fase Pós-Partida pela qual será descrita abaixo: </p> <p>Fase Pós-Partida </p> <p>Nesta fase existem dois tipos de atuação, dependentes do modo motor: </p> <p>Estabilizado </p> <p>Este modo será gestido sincronamente, ou seja, uma injeção a cada </p> <p>PMS em função (Rpm,Pressão) com um coeficiente de correção em função </p> <p>(Temperatura de água,A/F), adicionado um offset para o injetor adicional e a </p> <p>bomba de gasolina, em função (Tensão de Bateria). </p> <p>Acelerado </p> <p>Este modo será gestido de forma assíncrona a cada entrada em modo </p> <p>motor acelerado em função (Temperatura da água, A/F).</p></t>
<t><p>há injeção de alcool simultâneamente com a de gasolina, porém o tempo de injeção é diminuido de acordo com o AF, no mode motor afogado, a estratégia é a mesma dos sistemas antigos, ao dar a partida com o acelerador acionado o módulo inibe o funcionamento dos bicos. </p> <p>muito boa essa matéria. </p> <p>valeu</p></t>
<t><p>Infoprog, certa vez fui procurado por um colega mecânico que estava com problemas numa uno, o carro ao atingir uns 80km/h o motor apagava e só voltava a uns 40km/h. O que ocorria era o CUT OFF, isto porque este mecânico colocou um TPS que funcionava ao contrário, digo borboleta aberta o TPS informava borboleta fechada. Ai tinha-mos rotação alta e borboleta fechada e conseqüentemente CUT OFF. Veja que o MAP sequer faz parte já que este dava a pressão alta de borboleta aberta, você pode verificar que muitos manuais diziam que para haver CUT OFF seriam as informações dos 03 sensores (MAP, TPS, ROTAÇÃO). A pergunta que fiz sobre a partida a frio é por conta que um gol 2009 não quis pegar pela manhã, pois o reservatório de partida a frio esta vazio, coloquei gasolina e o carro pegou. Por conta disso é que eu queria ver se alguém já tinha feito esse teste. Eu estou com vontade de soltar uma flauta tapar os furos da admissão, desligar a partida a frio, simular temperatura de uns 15º, dar a partida e verificar se vai haver pulverização. Isto porque visualizei que os bicos só seriam acionados em rotação superior a 600rpm, tipo ignição dos multec 700 que só são controladas pela ECU nessa situação, abaixo disso é o módulo HEI que controla a centelha. </p> <p>Ps. Vamos tomar como parâmetro que o carro rode só com 100% de alcool</p></t>
<t><p>esta estrategia e usada tambem nos veiculos com acelerador eletronico ,tais como </p> <p>gol 1.0 iaw 4bv,palio 1.0 iaw 4sf,fista ,ka 1.0 iaw 4afr </p> <p>pois o processador da unidade e o mesmo </p> <p>ja tive problemas deste tipo ,ate na semana passada fiquei de verificar um gol mas o cliente não esperou ,vou procurar informações sobre o sistema e o que achar posto para discutimos </p> <p>sistema me 7.5.30 bosch</p></t>
<t><p>VAI SER UM BOM TESTE. </p> <p>BOA SORTE.</p></t>
<t><p>Ta bom d+</p></t>
<t><p>Quando falei em forçar os bicos, me referi a simular ou injetar um sinal nos bicos injetores, para comparar um sistema de partida a frio funcionando com os bicos ligados e com os bico desligado, justamente para compreender como funcionaria o sistema se os bicos injetassem enquanto faz a estratégia de partida a frio, quando aos comentários ainda grosseiros, eu deixo pra ti, sei que meu conhecimento e capacidade de compreender os sistemas automotivos, estão aquem do que possa chegar, mas se tivesse feito uma experiência tão simples como essa que fiz, já teria resolvido uma questão tão simples, claro me referi a parceiros mecânicos mas com um mínimo de inteligência, mas tudo bem, nessa profissão sempre encontramos pessoas assim, mau educatas, e sempre perguntando sem ter a menor noção de como as coisas funcionam. Mexanico e quem nem ao menos compreende um texto, e nem uma reles partida a frio.</p></t>
<t><p>Alvez...nao fale assim .somos o que podemos ser.... Estamos aqui para reslover os problemas ...e temos resolvido sim ou nao?.. Quer com grande conhecimento ou nao... Nunca deixei meus clientes nao mao ou sem resposta...</p></t>
<t><p>Claro tem razão, mas existem aqueles que aprendem junto, cada qual se esforçando e tem aqueles que so receber informação, sem esforço, sem troca entende, mas tens razão, vamos todos enriquecer os conhecimentos juntos.</p></t>
<t><p>hoje peguei 2 fox que não pegavam pela manhã, um o af era de 9x1 e no outro de 10x1, nesse ultimo havia um pouco de gasolina na mistura, verificamos que nos dois casos a gasolina do sistema de partida a frio estava podre e que havia uma goma branca nas mangueiras do solempide de partida a frio, testamos todo o sistema e estavam ok, fizemos então a limpeza do reservatório e a substituição da gasolina, forçamos o aprendizado para o alccol com scanner e tudo funcionou 100% a uma temperatura de 16º. ficou a dúvida se o sistema estava fazendo o aprendizado corretamente, para tirar a dúvida fizemos o sistema entrar no auto-aprendizado e reconferimos tudo, e o af retornou ao valor anterio. o objetivo de fazer esses 2 testes foi verificar se a sonda estava respondendo corretamente, pois pequenas variações nela não iria gerar código de falhas mas poderia alterar o af. </p> <p>abraços a todos.</p></t>
<t><p>Me desculpe entrar na conversa de vcs.....mas andei fazendo umas perguntas p/ meu professor de injeção eletrônica no "Senai de Taubaté-SP" e ele me disse o seguinte: </p> <p> Umas das coisas q todos ñ estão prestando atenção "tanto cliente como mecânico" é o fato de q os carros flex meus amigos ñ são 100% a álcool......os flex é recomendado abastecer pelo menos 15% de gásolina......isso é o minimo....e o cliente tbm as vzs nem sabe q existe reservatório de gásolina p/ partida a frio....a gásolina fica podre no reservatório e o mal informado vai lá e tenta fazer o carro pegar.....antigamente os mecânicos trabalhavam muito e ñ tinham muito oq racionar........hj em dia se raciocinar um poko e se nos manter informados nós iremos trabalhar menos..... </p> <p>Ouvi dizer tbm q,no momento em q o condutor abastece o carro,ele deve pelo menos rodar com o veículo uns 6KM,.....P/ q a UCE possa adotar as informações sobre o tipo de combustivel q está sendo usado p ela adotar parâmetros de tempo de injeção e avanço de ignição.....Pois a bòia do tanque e a sonda lâmbda está 100% em contato com a UCE.... </p> <p>PS Se o cliente abastecer e logo em seguida guardar o carro....como a UCE vai fazer o carro pegar facilmente sedo q o carro vai estar frio e o comb q está sendo usado ela nem sabe a porcentagem q está...Já ouvi falar q aconteceu "Calço hidráulico num fox flex por este motivo"..bom é isso......qualquer comentário é só dizerem.....se eu num souber eu irei procurar a saber......ok....afinal....estou aki p/ aprender tbm......valew rapaziada B)</p></t>
<t><p>valeu por sua participação injecampos. </p> <p>só não concordo com a alegação de que o flex não pode funcionar com 100% de alcool. o programa do sistema flex foi projetado para trabalhar com qualquer relação de af entre 100% de alcool à 100% de gasolina ou qualquer percentual de mistura dos 2 combustíveis. </p> <p>eu recomendo para os meus clientes a usar sempre um pouco de gasolina, não que isso seja indispensável, mas para evitar alguns transtornos. </p> <p>abraços.</p></t>
<t><p>Bom sua duvida vc pode comparar com a sonda lâmbda q os veículos possuem......a sonda a álcool ela é diferente....feita com outros materiais....e o motor é projetado p/ isso....e tbm o cliente tbm muitas vezes ñ quer ou tem preguiça de ler o manual do proprietário e seguir as recomendações de fábrica....meus professores são estremamente estudados e estão em contato direto com a fábrica.....agora se oq eu disse foi bobeira e se vc conseguir me convencer de verdade sovre este assunto......rasgo meu diploma :</p></t>
<t><p>tou com um corsa quando esfria ficar ruim de pegar so de manha</p></t>