Olá colegas mecânicos, esse é o meu primeiro tópico, e gostaria de uma ajuda.
Estou com um Gol G3 16V 2000, ele esta apresentando falhas e perca de potencia em rotações baixas, e também está baixando a água e o óleo (só para constar, óleo foi trocado recentemente de boa qualidade especial para carros 16V)
Bom ja fiz de tudo, limpeza de bico, foi trocado velas e cabos de vela, trocado a TBI, cabeçote foi levado para a retifica para verificar um possivel trincamento ou empenamento, e tbm foi trocado a junta, mas nada adianta ele continua falhando, não sei mais o que pode ser, alguem tem alguma sugestão???
OBS: geralmente ele falha e se eu mantenho o acelerador na mesma posição ele vai baixando a toração até atingir 1.500 RPM ai ele volta a funcionar até chegar aos 2000 RPM e entao falha novamente até os 1.500 RPM e fica neste circulo, para parar de falhar eu preciso pisar no acelerador até o fim entao ele volta ao funcionamento normal
Desde já agradeço as respostas
Respostas:
Cara por enquanto cheque se o sensor de detonação se está funcionando certo, ás vezes a central quando perde a referência dele tudo fica louco. Verifique o ponto de ingnição, distribuidor, as vezes está úmido.
Fale para conferirem o ponto da correia.
Já fez teste na bobina, sei lá, distribuição é coisa séria. Outra coisa que muito mecânico erra é a posição correta da montagem dos cabos de velas.
Se for possível fazer os testes sem o catalizador, o quel poderá estar entupido. Uma vez uma amigo meu se bateu um tempo até descobrir isso.
Verifique a sonda...
Faça um teste com o scanner,pressão de linha de combustível,sincronismo de correia,compressão do motor. Se você notar que a curva de avanço se alterar bruscamente,com o motor aquecido, e o tempo de injeção ficar muito baixo, pode ser sensor de detonação.
Cara uma vez peguei um gol desse bem doido, e era o sensor de temperatura de água; com o bicho estragado a central não conseguia achar um tempo de injeção ideal.
Enfim véio boa sorte, e se poder mais detalhes passo a passo, melhor ainda. Explique passo a passo do que foi feito de forma mais detalhada.
Agora esse lance de óleo baixar e agua baixando é outra coisa. Água geralmente baixa quando algo ocorre na junta, mas você disse que a junta foi trocada. Motor 16v consome um pouco a mais de óleo, mas vc fez só o cabeçote ou fez bloco, anéis tb ?
boa noite meu amigo confere o sensor de, detonação,temperatura dagua,map,corpo borboleta,pressao de bomba de combustivel. E passa o scaner para ver os parametros abraçoss A outra coisa como vc disse esse cabeçote foi revisado valvulas tbm ou só plainado ?
Além de tudo isso que o MECHANICO orientou, fique também atento ao corpo de aceleração, pois o defeito pode ser relacionado ao potenciômetro do mesmo. Fique também atento ao sensor conjugado ( MAP e Temperatura do ar ). Claro também a alimentação da central.
Uma outra dúvida. Dá algum código de falha no Scanner ?
Boa noite Daniel Diego, já peguei uma bronca dessa e depois de se bater muito como diz o mechanico, era a central, se vc tiver por aí uma
p/ fazer um teste, vale apena, já q vc fez varios testes e não mencionou central; O MIx deu uma orientação boa, vai fundo e seja bem vindo, abraços.
Caro colega faça algumas pergunta para o dono de carro como e que esse defeito surgiu para que voce possa fazer um diagnostico, pelo sintoma pode ate ser o sensor de rotaçao fora do sincronismo, nao esqueça a melhor dica e conversar com o cliente de como o defeito começou.
Weligton
me amigo outra dica q eu lembreii vc ja olhou os sensores de pedal de freio,pedal de embreagem, eles fazem isso tbm abraçoss
ao pega, VERIFIQUEI, TEM CORRENTE E A BOMBA DE GASOLINA OPERA NORMALMENTE, VERIFIQUEI FUSÍVEIS DA BOMBA, DO SISTEMA ELETRÔNICO E TODOS NORMAIS, meu mecânico me informa poder ser FALA DE COMPRESSÃO, pegou um instrumento MC 1000 - da PLANATC de medição porem apresentou oscilação, não fixa a compressão,o impulso sentido é quase nulo. Testamos em outro auto e os impulsos, mexem com o instrumento e sons são totalmente diferentes do meu, este carro funciona normalmente.
Pelos sintomas pode realmente ser falta de compressão, com necessidade de troca de aneis de segmento.
Qual a impressão de V.Sas.
Agradeço a todos, mas o problema era de FALÇTA DE COMPRESSÃO, trocados aneis de segmento e bronzinas de biela voltou ao normal!!
Beleza amigo ,se todos os defeitos foram resolvidos posta resolvido no inicio do topico pra facilita e todos verem a solução ,vlw.....