BEM PESSOAL,O QUE ACHAM DISSO? UMA PARATI 1.0 MOTOR AT 16V TURBO COMPLETA,ESTOU COM UMA EM MINHA OFICINA QUE APÓS REPAROS NO CABEÇOTE (EM OUTRA OFICINA)RODOU +OU- 200KM E DERRETEU O PISTÃO DO 1º CILINDRO QUEIMOU AS VÁLVULAS DE ESCAPAMENTO DO 3º CILINDRO EMFIM FEZ UM ESTRAGO RAZOAVEL,O CLIENTE COMO SEMPRE TENTAM FAZER, JÁ COM O VELHO PAPO DE QUE A CULPA SERIA DO MECANICO QUE REPAROU O CABEÇOTE,NÃO (ACEITO)QUE JÁ VEM FALANDO DE OUTRA OFICINA,É PRECISO ANALIZAR TODO O CONTEXTO DO SERVIÇO E USO POR PARTE DO CLIENTE,POR ISSO QUE PERGUNTO AOS COLEGAS SE UM MOTOR DESTE AGUENTARIA TURBINA (ORIGINAL) SENDO QUE POR VEZES O USUARIO DO VEÍCULO ESTRAPOLA E EXIGE MAIS DO QUE DEVIA DO MOTOR? SERIA ESTA A CAUSA DESTE ESTRAGO OU HAVERIA OUTRAS POSSIBILIDADES DE FALHA NO SERVIÇO EXECUTADO?
Respostas:
Teixeira,
gostaríamos que vc se identificasse no quadro da assinatura para que conheçamos com quem estamos trocando informações.
Qualquer dúvida é só me contatar ou ver o tópico de identificação.
Á propósito, dê uma olhada nas velas deste motor turbo se são a aplicação correta, PFR7N-E da NGK.
nada externamente queimaria uma valvula de escape a nao ser que ela fosse enforcada ou mal assentada mas nem o turbo desse carro que ao meu ver tem carga baixa faria isso
o que imagino sem olhar o carro
e que em primeiro a valvula falhou por mal assentamento em seguida andou se com o carro ate as coisas ficarem pior o que acontece muito né...? $$$$ borso e fod...!
e por consequencia vir um aquecimento dos cilindros que ficaram carregando peso e ainda por cima com pre igniçao fazendo derreter pistao ...!
Teixeira, nunca mexi nesses carros, mas acho que as válvulas para turbo devem ser específicas (caras), digo isto porque vc falou que foi feito o cabeçote. Quanto ao fato de ter derretido, é necessário saber o motivo da alta temperatura, se foi por falta de combustível, arrefecimento, combustível adulterado ou mesmo ponto. Agora, acredito que tenha sido o que for houve por parte do condutor (pé de chumbo) falta de cuidado, pois com certeza a temperatura teria que ser alta no painel e o motor estaria fazendo um barulho anormal. Certa vez um cliente pegou uma avenida no Rio, a avenida Brasil, com um palio, só parou quando o motor fundiu, derreteu todos os pistões, rodou com o carro sem água até fundir o motor literalmente. Aí não tem motor que aguente.
Teixeira, o mais provavel é que o 1 mecanico bobeou, o pistão ja podia estar fodido e depois de dar muito pau queimou aquelas mardinhas de valvulas.
conselho- Faaça o dono desse carro gastar dinheiro desmonte tudo e coloque peças originais, pra largar mão de ser besta de ter 1.0 turbo. E as valvulas não mudam nesse carro não, tanto faz.
estou com o candango, aquecimento e descuido do cliente. um cliente meu fez isso com uma palio, a luz da temperatura acendeu e ele só parou quando o carro não andava mais e um outro com um golf deu tanto coro no carro sem água que derreteu todos os plasticos do motor.
Obrigado a todos,
Sr.Walter Schultt já a muito tempo participo deste forum embora com indíce de participação pequeno,por vezes tive muita ajuda dos colegas em alguns problemas, acho que ajudei alguém por ai com certeza muitos colegas teem nivel técnico bastante elevado o que torna a minha participação um pouco limitada,quando vou dar uma opinião alguém mais rapido já postou afora o pouco tempo que disponho,respondi todas as perguntas no cadastro do forum e penso salvo engano que estou bem indentificado na dúvida veja [email protected] ,sobre as velas as que estavam em uso no veículo são originais com descrição BKUR6ETC-10.Concordo com o colega Cúruru quando ele diz de problemas anteriores,realmente nos cilindros não atingidos verifiquei desgastes ascentuados, e aneis com folga o que causaria baixa compressão, somando mais o pé pesado do cliente...óleo não especificado e ...agoa é retíficar tudo.Detalhe...cliente não quer gastar muito vai correr atrás de peças baixo custo,problema dele desde que me pague os serviços e assine termo de responsabilidade me exaurindo de qualquer ônus referente a isto. Ah,não é facíl lidar com tudo isto desgasta muito os nossos casquilhos.Postarei depois de montado o resultado
Teixeira, quando Walter falou em identificação é para que todos possam colaborar de alguma forma para criar aqui um ambiente onde todos se conheçam, mas se sua opção for de não se identificar iremos respeitar. Caso mude de idéia e queira fazer como outros como eu, isto porque você pode ver no roda pé de meu post minha identificação. Não querendo fazer a sua não precisa. Boa sorte.
Ps. se quiser fazer o caminho é "ATUALIZAR MEU PERFIL" depois "CONFIGURAÇÔES DO FÓRUM" vai aparecer local para vc digitar um texto, é só colocar os dados igual aos nosso.
Ok,candango. Claro que farei isto é justo,foi ótimo vc dar uma dica do caminho,no meu pc não sei porque não aparece alguns indicativos nestas paginas foi dificíl acertar para enviar descobri depois de muitas tentativas.Confira se esta com a indentificação.Obrigado
Obrigado Antonio pela compreensão, só fortalece a amizade entre o grupo. Fórum só tem a ganhar, com isso nós também.
Teixeira,
obrigado por haver entendido, seja bem vindo ao nosso convívio, a identificação é importante pra que a gente possa saber com quem estamos trocando conhecimentos.
Com relação ao motor do turbo, ele usa realmente velas PFR7N-E da NGK que custam R$ 300,00 o jogo, as velas BUR6ETC-10 concentram calor e podem ocasionar a fusão e ruptura do topo dos pistões, use somente as recomendadas.
Com relação ao cliente comprar as peças, não dê a garantia devida se as peças não estiverem dentro da especificação, por exemplo: válvulas do turbo custam em média R$ 130,00/cada porque são confeccionadas em molibdênio e tungstênio para suportar altas temperaturas, assim como os pistões e os anéis.
Pra te falar a real, acho que se gasta pelo menos R$6.000,00 pra fazer este motor e não adianta economizar que vai ficar caro depois.
Mais uma vez obrigado pela sua compreenção e felicidades neste trampo.
Abraços WS.
Olha tive um gol 1.o at turbo e em uma das vezes retirando as vleas para regular, no caso a ngk. uma das mesmas quebrou, como nem eu nem ninguem aqui na cidade tinha essas velas pois o custo das mesmas em 2002 era em torno de R$70,00 cada, liguiei para ngk para pedir informaçoes se puderia usar velas do gol 1.0 16v at. a mesma me informou que de maneira nenhuma, pois se usa-se fundia o mtr. Ainda chequei a colocar uma e rodar em baixa rotaçao, ate a original chegar. Pois na concessionaria na epoca tinha e custa cerca de R$480,00, preferir mandar buscar fora, enquanto isso rodava no veiculo em baixa rotaçao em torno de no maximo 40km. Quando tirei a mesma estava altamente carbonizada. Sera que apos o concerto por engano ou com autorizaçao do cliente nao foi colocado a vela do mtr at 16v. isto e so uma sugestao.
Um abraço a tds.
Pjeronimo
Sr. Desculpe-me mais a vela citada BKURÊTC-10, a mesma é utilizada no gol mtr ap 1.6 8v totalfelx. E nao no no gol ou parati turbo 1.0 16v turbo.A vela correta para este veiculo ngk e : PFR7N-E e na linha bosch é ou 0241240597.
Um abraço a tds.
Pjeronimo
Boa tarde a todos,Pjeronimo realmente estava funcionando com velas do AT 16v,volto agora com este tema pois finalmente (um mês depois)ficou pronto o motor funcionando redondinho já testei,e sem garantia, pois o cliente não comprou as peças conforme discriminei,tive que manter algumas peças usadas a pedido dele sem nenhuma responsabilidade minha,vejam bem até onde chega o querer economizar qualidade ruim,bomba de óleo reaproveitada,retentor traseiro (roda fonica)reaproveitado,parfusos do cabeçote reaproveitados...,resta agora mão de obra,essa só meu bolso reaproveita,a proposito alguém tem sugestão do valor desta m.o,no aguardo.
fim de novela Parati Turbo.
Walter Schultt escreveu:
Teixeira,
obrigado por haver entendido, seja bem vindo ao nosso convívio, a identificação é importante pra que a gente possa saber com quem estamos trocando conhecimentos.
Com relação ao motor do turbo, ele usa realmente velas PFR7N-E da NGK que custam R$ 300,00 o jogo, as velas BUR6ETC-10 concentram calor e podem ocasionar a fusão e ruptura do topo dos pistões, use somente as recomendadas.
Com relação ao cliente comprar as peças, não dê a garantia devida se as peças não estiverem dentro da especificação, por exemplo: válvulas do turbo custam em média R$ 130,00/cada porque são confeccionadas em molibdênio e tungstênio para suportar altas temperaturas, assim como os pistões e os anéis.
Pra te falar a real, acho que se gasta pelo menos R$6.000,00 pra fazer este motor e não adianta economizar que vai ficar caro depois.
Mais uma vez obrigado pela sua compreenção e felicidades neste trampo.
Abraços WS.
Teixeira, bom que vc tenha resolvido da maneira em que o cliente se responsabilize mas quero lhe dar um conselho, se é que eu posso é lógico, faça uma declaração por escrito e peça pro cliente assinar poque se ele futuramente resolver te culpar por problemas,ele pode levá-lo á justiça, vc corre o risco de ter que dar um motor novinho e ainda indenizá-lo por danos e despesas extras decorrentes do tempo em que necessitar para o reparo.
eu acho q vc deveria ver como q esta os bicos e a sonda....peguei um astra flex q deu o maior problema....o problema era o bico e a sonda....tomara q t ajude...
Giuliano,
aproveita que vc está on line e faça a sua assinatura, queremos conhecê-lo.
Leia o tópico ASSINATURA GRÁTIS e se concordar, seja bem vindo.
Bom amigo, primeiramente uma boa tarde!
Conhecendo bem como conheço deste motor Ea-111, mais precisamente AT 16 Válvulas Turbo, e nas seguintes preparações que faço em cima do mesmo, o que proporcionou este estrago todo no motor foi a (FALTA) de alimentação suficiente. Ai você me pergunta como seria isso?! Bom, o motor AT 16V Turbo trabalha com um sensor chamado de N75 localizada abaixo do Sensor de Altitude, onde o mesmo passa para Central a Pressão da Turbina e junto da MAF (Sensor de Massa de AR) calcula a quantidade de combustível a ser injetado no motor para alimentar a turbina e o torque desejado. Porém ainda fica vago diante desta explicação, pois necessariamente dependeriamos de saber se a N75 está em perfeito estado e também o porque este veículo não entrou em GO-HOME (Volta pra casa) que é um método anti quebra da VW para dar tempo do usuário voltar pra casa. Quando o Veículo entra em GO-HOME, a pressão fica limitada a 0.4 BAR não se excedendo. Então para resumirmos aqui, o que pode ter ocorrido nesta situação foi sabotagem do usuário, colocando uma torneirinha no tubo superior da N75 para enganar a Central e posteriormente usar toda pressão que a turbina tem que pode variar de 1.6 a 1.9 KG de pressão sobre o motorzinho 1.0. Esta sabotagem é feita propositalmente para tornar o veículo mais possante, mais muitos não param pra imaginar o grande estrago que podem gerar ao estar fazendo isso, simplesmente porque, a Central acha que está limitando a pressão da turbina que varia de 0.8 até 1.2 de pressão em Picos de acordo com a marcha, que na verdade a torneirinha inibe este comando da ECU, retornando a pressão partida da WestGate da turbina direto pro motor. Espero poder ter ajudado em algo!
Se precisar de algo estaremos as ordens! Um forte abraço!
Verifica as velas, se o cliente por medida de economia, nao colocou as velas da parati 1.0 16v. As velas destes veiculo nao pode ser substituidas pela vela normal nao.
AMIGÃO, JA PEGUEI ALGO SEMELHANTE, MAS ERA UM GOL, O VEICULO ERA DE UMA AGENCIA, E O CLIENTE RECLAMAVA QUE O CARRO ERA FRACO POR SER TURBO, MANDOU PARA O REPARO, E O CARRO TRANSFORMOU FICOU SHOW, 1 MES DEPOIS, DERRETEU O PISTÃO, AI COMEÇOU O DRAMA, RETIRAMOS O MOTOR E FOI MANDADO PARA RETIFICA COMPLETO, FUI INFORMADO QUE O BLOCO FOI PARA 1 MM, MAS ATE AI TUDO NORMAL, MOTOR ZERO, UM MES DEPOIS, PAU DE NOVO, AI A 1º SURPRESA EM CONVERSA COM UM AMIGO MECANICO DA VOLKS, ME INFORMOU QUE NÃO EXISTE PISTÃO DO TURBO 1MM, MOTOR ENCAMISADO MOTOR STD, PISTÃO ORIGINAL, LINDO, EM PERIODO CURTO, PAU DE NOVO, JA TODOS ASSUSTADO, AI REPASSAMOS TUDO, 2º SUSPRESA, O MECANICO QUE FOI LEVADO O VEICULO QUANDO O CARRO ESTAVA CHOCHO, CORTOU A ASTE DA TURBINA, FOI TROCADO A TURBINA E MAIS UMA VEZ RETIFICADO O MOTOR, ATE HOJE NÃO TIVE MAIS DOR DE CABEÇA, BOA SORTE AI!
Teixeira, foi apenas uma dica, pois tive um veiculo deste logo no lançamento, gol 1.0 16v turbo 2000. Ainda nao pensava em trabalhar no ramo de oficina. Este veiculo possui por 07(sete) anos. Andava normal e com pe em baixo. Dos tres problemas existentes no mesmo. o Primeiro foi a cx. de marcha que roncava em cima de 80 a 100km. A concessionaria dizia que era normal. Apos a garantia acabar os mesmos disseram que tinha defeito na cx. E foi consertado como se tivesse na grantia. segundo problema, a valvula que fica proxima a turbina estou o diafragma, foi substituida e voltou ao normal.Terceiro problema, as velas deste veiculo foram feitas para o mesmo rodar 70.000km, com 20.000 tirei as velas para verificar e limpar, na retirada uma trincou. Pensei em colocar a SP06 da Bosch. Mais antes de colocar tive o cuidado de ligar para Bosch. Foi onde tive a primeir informaçao que velas que nao fossem do veiculo iria ocasionar problemas no mtr. Resolvi ligar para NGK e tive a mesma informaçao. com quarente mil km resolvi abrir o mtr do mesmo e examinar todas as peças, Montei novamente apenas trocando os retentores. Com pouquissimo desgaste. Ou desgaste normal. Esta e a experiencia que tive com o veiculo.