amigos estou com um motor Firefly pulando dente da corrente de comando na primeira partida não sei o que faço mais, foi substituído bomba de óleo, corrente e tensor hidráulico engrenagem do comando variavel, simplesmente pula o dentes da corrente e empena válvulas. alguém teve algum problema desses pra me dá um força agradeço qualquer ajuda
Respostas:
Caramba, nunca peguei.
eu faria o seguinte, iria conferir as aplicações destas peças se está certa. Usar outras ferramentas para sincronismo do motor. Pegar literatura e ver se existem particularidades diferentes. Vi no manual q tem uma ferramenta pra usar no volante de motor,uma na polia da frente e outra no comando de válvulas !
depois poste aqui a solução !
"MEU AMIGO APESAR DE EU TER MUITO POUCO CONHECIMENTO A RESPEITO DESTES NOVOS MOTORES FIREFLY ESTE DEFEITO QUE VC ESTA RELATANDO TEM TUDO A VER COM CORRENTE DE DISTRIBUIÇÃO BAMBA ALGUMA COISA AI NA PRIMEIRA PARTIDA NÃO ESTA MANTENDO A CORRENTE BEM TENSIONADA VC ESTA COLOCANDO PEÇA ORIGINAIS???BOA SORTE NA SOLUÇÃO DO SEU PROBLEMA ABRAÇOS E FICA COM DEUS!!!
Olá,
Qual a km desse veículo?
Verificou o estado dos dentes das polias?
Motor está com o óleo motor específico?
Consegue medir o valor da pressão de óleo durante a fase fria e quente desse motor?
Conforme o colega disse, as peças trocadas são de correta aplicação pra esse motor?
Consegue verificar se os comandos giram sem muito esforço?
Boa sorte.
eu particularmente ainda não fiz intervenção nesse motor mais tive a oportunidade de assistir uma palestra sobre e lembro de ter ouvido a seguinte dica. (de uma atenção especial ao parafuso de fixação do virabrequim e a arruela que vai entre a engrenagem e o virabrequim) pois segundo o manual essa arruela está aí para ajudar travar a engrenagem no virabrequim
eu particularmente ainda não fiz intervenção nesse motor mais tive a oportunidade de assistir uma palestra sobre e lembro de ter ouvido a seguinte dica. (de uma atenção especial ao parafuso de fixação do virabrequim e a arruela que vai entre a engrenagem e o virabrequim) pois segundo o manual essa arruela está aí para ajudar travar a engrenagem no virabrequim
Amigo sei que vai ser chato fazer isto,aconselho vc usar bem esse veículo antes de desligar o motor,e no próximo dia fazer a desmontagem prestando atenção em todos os itens até chegar na corrente e ver a tensão do tensionados sobre a corrente e pode também acontecer de no momento de parar o motor ele dar um retrocesso ou seja rodar ao contrário fazendo pular dentes no sincronismo.
Estive escutando de outras oficinas que foram trocar sem as ferramentas e empenaram válvulas igual ao seu caso. Quem nao mexeu neste sistema cuidado
Verdade,
Têm muito aventureiro aí que se acha sabichão. Que pensa que só por quê consegue montar sem usar ferramenta, fala que quem usa é aprendiz.
Já vi muitos camaradas assim pagando 5 mil reais pra cliente por quê não quis investir em ferramental.
Lamentável.
amigos bom dia ..!desculpas por não ter ainda respondido sobre a soluções dos motores firefly. depois de muitas analises ,chequei a conclusão que os motores firefly apresentam folgas excessivas na corrente de comando, trabalhamos com uma frota de 40 veículos,e quase todos tiveram problema de queda da corrente de comando e empeno nas válvulas , alguns com 30mil e outros com 13mil,alguns desses veículo foram trocadas apenas valvulas, não foram substituída a corrente de comando por conta a baixa quilometragem.soluçao do problema: feita a intervenção completa dos motores assim como encamizamento de cilindro, troca das valvulas corrente de comando tensores e pistons.outro ponto a ser observado,e que atrás da mola do tensor tem uma válvula de retenção de óleo que não retia óleo dentro do tensor que também poderia ser a causa da folga na corrente.quando comparei o tamanho da corrente nova, com a corrente usada.a surpresa..!a diferença era muito grande.
Estranho.
Esses veículos sempre usaram o óleo motor específico e realizado trocas no intervalo recomendado ( inclusive as intermediárias ) ?
Ainda não tive relato de casos parecidos com o seu. pelo menos na minha região. onde, se concentra a maior parte dos modelos Fiat comercializados no país.
Mas, o importante é que foi resolvido.
Agradecemos pelo retorno.
Abraço.