Boa Noite!!
Gostariamos da ajuda de vocês em um problema que estamos encontrando, estamos arrumando uma ranger limited 2013 que estava batida do lado esquerdo e disparou os airbags, Apos arrumar lataria ela estava pegando normalmente , quando fomos sair para um teste , ela andou uns 800 metros e perdeu a força , agora ela liga pega mas não segura , é como se tivesse algo cortando e a mesma apaga.
Perguntas :
O sistema de Airbag da ford com as bolsas motorista e passageiro estourado , impede que o carro funcione ?
O que é necessário se trocar no sistema do Airbag neste caso ?
Existe alguma forma de resetar o modulo do airbag ?
Anexo imagem do scanner VCM rotunda ford com IDS v 86 com os DTCs encontrados
Obrigado!
Respostas:
Obrigado pela atenção Felipe!
Fiz isso agora, segue as telas com os TDCs.
Segue a orientação do Felipe, pois acredito que o mesmo estar no caminho correto.
Bom dia!
Prezado Felipe, fiz o teste solicitado a borboleta esta aberta e quando ligo ela continua aberta sem fechar, fiz um vídeo com funcionamento e abaixo o link no youtube:
http://youtu.be/XavhHSTfYJo
Em relação ao que foi feito no carro apenas foi feito uma lanternagem trocando o suporte esquerdo do para-lama, o para-lama esquerdo, capo e suporte frontal do radiador. Quando o carro chegou na oficina ele estava funcionando corretamente mas após saída para teste 800 metros depois ele perdeu a força em uma subida e o funcionamento fica como demonstrado no vídeo acima.
Obrigado pela ajuda!!
joao_peddro
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Bom dia!
Prezado Felipe, fiz o teste solicitado a borboleta esta aberta e quando ligo ela continua aberta sem fechar, fiz um vídeo com funcionamento e abaixo o link no youtube:
youtu.be/XavhHSTfYJo
Em relação ao que foi feito no carro apenas foi feito uma lanternagem trocando o suporte esquerdo do para-lama, o para-lama esquerdo, capo e suporte frontal do radiador. Quando o carro chegou na oficina ele estava funcionando corretamente mas após saída para teste 800 metros depois ele perdeu a força em uma subida e o funcionamento fica como demonstrado no vídeo acima.
Obrigado pela ajuda!!
Olá amigo no lado esquerdo tem a caixa de fusíveis e bateria.. não tem nada em curto ali não? estado do filtro de combustível ( integridade das mangueiras e o copo do filtro derepente tem algo dobrado ou quebrado ...
Prezado Marcelo
Obrigado pela ajuda, a caixa de fusível e a ECU que fica embaixo da mesma estão instaladas aparentemente corretamente, já retiramos o filtro, verificamos as mangueiras e aparentemente esta tudo ok nestes itens , os testes do scanner não acusaram erro nestes pontos
Derepente vc alimentando ela com wd na admissão vc consegue ir monitorando com multimetro os sinais vitais do motor quais ponto onde a tensão é cortada ., ex.: sensor do rail, sinais dos injetores, regulador de pressão da bomba. Uma vez troquei o filtro de uma dessas ranger e deu esse sintoma pega e apaga...era entrada de ar....
Prezado Felipe!
Retiramos o Filtro e verificamos as mangueiras , estão todas corretas , quanto ao combustível verificamos e o tanque está quase cheio, tentamos sangrar nos bicos para ver se era ar no sistema e os bicos estão saindo combustível . Concordo com você quanto ao problema de alimentação mas não conseguimos identificar onde esta o problema e como resolve-lo.
Quanto ao Airbag, isso impede que o carro funcione ?
Obrigado pela ajuda!
Derepente vc alimentando ela com wd na admissão vc consegue ir monitorando com multimetro os sinais vitais do motor quais ponto onde a tensão é cortada ., ex.: sensor do rail, sinais dos injetores, regulador de pressão da bomba. Uma vez troquei o filtro de uma dessas ranger e deu esse sintoma pega e apaga...era entrada de ar....
Prezado Marcelo.
Fizemos o teste recomendado, ela até parece que vai firmar e apaga novamente, sem isso não temos como testar o restante como voce recomendou .
Obrigado Pela ajuda
meus amigos para remover qualquer tipo de ar e teste tenho esse procedimento de desligar a valvula reguladora da pressao da bomba de alta limitando assim o funcionamento do carro e deixando a linha de combustivel com uma presao fixa e relativamente baixa com isso abro um pouco os bicos e dou na partida,der retorno e estamos ai para troca ideias,obrigado
meus amigos para remover qualquer tipo de ar e teste tenho esse procedimento de desligar a valvula reguladora da pressao da bomba de alta limitando assim o funcionamento do carro e deixando a linha de combustivel com uma presao fixa e relativamente baixa com isso abro um pouco os bicos e dou na partida,der retorno e estamos ai para troca ideias,obrigado
Prezado Daniel.
Obrigado pela atenção, se for possível você poderia explicar em mais detalhes como se faz este procedimento ?
O sangramento do sistema de combustível
sangramento
Gire a chave de ignição para a posição ON. Aguarde 45 segundos.
Ligue o motor e mantenha a 1500 rpm.
Espere por 20 segundos.
Se o motor estiver em funcionamento, reduzir a rpm de marcha lenta.
Verifique fugas de combustível.
Desligue o motor desligado.[/quot
Prezado Felipe!
Como não conseguimos fazer o motor segurar no funcionamento, não é possível seguir na integra sua orientação de sangria, existe alguma outra forma de sangria de ar do sistema em nossa atual condição ?
Obrigado!
O sangramento do sistema de combustível
sangramento
Gire a chave de ignição para a posição ON. Aguarde 45 segundos.
Ligue o motor e mantenha a 1500 rpm.
Espere por 20 segundos.
Se o motor estiver em funcionamento, reduzir a rpm de marcha lenta.
Verifique fugas de combustível.
Desligue o motor desligado.
Prezado Felipe!
Como não conseguimos fazer o motor segurar no funcionamento, não é possível seguir na integra sua orientação de sangria, existe alguma outra forma de sangria de ar do sistema em nossa atual condição ?
Obrigado!
carro parado a muito tempo?
deve ter entrado agua no tanque, troque o combustivel todo.
1 - Filtro de combustível
2 - Linha de retorno do motor para o filtro de combustível
3 - Linha de Fornecimento de filtro para motor
4 - Linha de retorno do filtro ao tanque de combustível
Linha de alimentação do tanque para o filtro de combustível - 5
6 - sensor de combustível de água -in
O filtro de combustível diesel separa o ar , água e outros contaminantes provenientes do combustível , para além de manter a contrapressão do sistema.
A secção superior do filtro incorpora a válvula de recirculação e a válvula de retorno .
A válvula controla o fluxo de recirculação de combustível de retorno quente do motor . Quando a temperatura do combustível cai abaixo de 20 º C , a válvula se abre para combustível de retorno direto para o filtro , aquecendo o combustível para evitar depilação. Quando a temperatura do reservatório atingir 33 C , a válvula fecha-se e retornar o combustível é dirigida de volta para o tanque de combustível , através do arrefecedor de combustível . A válvula de recirculação também tem um pequeno desvio que permite a qualquer acumulação de ar a partir da recirculação de combustível a sangrar para fora através da linha de retorno para o tanque .
A válvula de retorno está posicionado no circuito de retorno do filtro . Ele controla a taxa de fluxo do combustível de retorno a partir do motor , e mantém a contrapressão exigida no trilho de combustível .
A secção inferior do filtro aloja o elemento do filtro , separador de água e o sensor de nível de água no combustível .
O separador de água é constituído por duas camadas de espuma que encorajam a formação de gotículas de água para separar a partir do combustível . A água se acumula na parte inferior do filtro , o qual , em seguida, eleva o sensor de nível de flutuação de água no combustível . O indicador de água no combustível é desencadeada quando 80 ml ??de água acumulada no interior do filtro .
E139711_EUR_400.jpg
E139711_EUR_400.jpg
Prezado Felipe!
Obrigado por compartilhar este material de imenso valor técnico, Verificamos os 6 itens, e não identificamos nem uma mangueira amassada, trocada ou avaria no chicote do sensor. Você sugere algum procedimento de teste deste conjunto ?
>O AirBag nao impede ela de funcionar,atraves do aparelho ids,entre em dataloger,escolhe modulo pcm,monitore pid FRT,pressao no trilho de combustivel(commonrail)verifica na hora que ela pega,quantos Bar de pressao tem no common rail,aguardo resposta,ire ipostar abaixo alguns outros procedimentos,para enriquecimento dos nossos conhecimentos.
Esse procedimento.
Ok, vou fazer isso e postar o resultado
Obrigado!
>O AirBag nao impede ela de funcionar,atraves do aparelho ids,entre em dataloger,escolhe modulo pcm,monitore pid FRT,pressao no trilho de combustivel(commonrail)verifica na hora que ela pega,quantos Bar de pressao tem no common rail,aguardo resposta,ire ipostar abaixo alguns outros procedimentos,para enriquecimento dos nossos conhecimentos.
Esse procedimento.
.
Boa tarde!
Fiz o solicitado e anexo a leitura do IDS função dataloger, modulo PCM .
joao_peddro ONLINEFresh Boarder Postagens: 12Karma: 0 MARCECAVEL escreveu:
Derepente vc alimentando ela com wd na admissão vc consegue ir monitorando com multimetro os sinais vitais do motor quais ponto onde a tensão é cortada ., ex.: sensor do rail, sinais dos injetores, regulador de pressão da bomba. Uma vez troquei o filtro de uma dessas ranger e deu esse sintoma pega e apaga...era entrada de ar....
Prezado Marcelo.
Fizemos o teste recomendado, ela até parece que vai firmar e apaga novamente, sem isso não temos como testar o restante como voce recomendou .
Obrigado Pela ajuda
Estranho ela não pegar no wd (use dw novo senão não pega mesmo)..é um combustível mesmo cortando os pulsos dos injetores por uma possível estratégia da central era pra continuar funcionando. A não ser que ela esteja fora de ponto, com restrição da admissão ou restrição no escape, falta de compressão, tensão de bateria abaixo do recomendado na partida.
35,.5 Mpa na partida de acordo com o seu vcm.. a ranger 3.0 com pressão menor que essa já pega...com 19,5 Mpa a 25 Mpa max. . Eu ainda não tenho material dessa pick-up então não sei se essa pressão que está é normal pra esses motores novos ( que é a tendência) ou se ela está mesmo com pressão acima do normal e por isso a central corta o funcionamento do motor , já peguei Ducato com o sensor do common rail contaminado por diesel velho e dava esse mesmo sintoma forma tipo um verniz dentro do tanque contamina tudo no caso o sensor do rail marcava uns 3 volts na lenta funcionava um pouquinho e cortava.
35,.5 Mpa na partida de acordo com o seu vcm.. a ranger 3.0 com pressão menor que essa já pega...com 19,5 Mpa a 25 Mpa max. . Eu ainda não tenho material dessa pick-up então não sei se essa pressão que está é normal pra esses motores novos ( que é a tendência) ou se ela está mesmo com pressão acima do normal e por isso a central corta o funcionamento do motor , já peguei Ducato com o sensor do common rail contaminado por diesel velho e dava esse mesmo sintoma forma tipo um verniz dentro do tanque contamina tudo no caso o sensor do rail marcava uns 3 volts na lenta funcionava um pouquinho e cortava.
Amigo Marcelo.
Eu também não sei se o Mpa apresentado esta acima do normal e por isso o modulo corta , quanto ao combustível tiramos uma amostra e parece tudo normal sem contaminação de água .
Obrigado pela ajuda
Amigo,me ligue amanha em horario comercial,que te darei algumas dicas para resolvermos isso,pelo forum fica dificil
44-97076133
Aguardo contato.
Ok amigo, amanha ligo sim !
cara so uma coisa vc ja verificou se a bomba do tanque esta diesel pra frente, e e outra coisa
ela bateu vc ja verificou se o interruptor de inercia nao foi ativado da uma checada nisso .
cara so uma coisa vc ja verificou se a bomba do tanque esta diesel pra frente, e e outra coisa
ela bateu vc ja verificou se o interruptor de inercia nao foi ativado da uma checada nisso .
Prezado amigo.
Não encontrei este interruptor de inercia, não esta localizado no lado direito interno como nas rangers antigas e nao encontrei ele também do lado esquerdo interno, você sabe onde fica ?
O que você quis dizer sobre "verificou se a bomba do tanque esta diesel pra frente" ?
Obrigado!
ela tem bomba eletrica no tanque entao na partida ela tem que debitar diesel pro filtro
ela tem bomba eletrica no tanque entao na partida ela tem que debitar diesel pro filtro
Isso ela faz , mas corta por algum motivo veja o vídeo :
http://www.youtube.com/watch?v=XavhHSTfYJo&feature=youtu.be
ah entao e o seguinte se mudo, uma coisa e 1 vai ter que resolver essa questao do airbag e retirar os dados de colisao pq a partir dai o modulo ja entende que foi feita reparaçao e libera o funcionamento. axo que 1 vai ter que verifica essa questao sim..
A Ford nao esta usando mais o tradicional interruptor inercial,tudo via Can.Corte é feito pelo Modulo.
Prezado Amigo.
Não sabia que não existia mais este interruptor , o problema é que agora via protocolo CAN, todos os módulos se comunicam e decidem com base nos sensores e a programação da ECU qual ação tomar, com isso não existe mais a condição física de retornar o corte de combustível, mas, vamos que vamos, com a ajuda de todos aqui do Forum tenho certeza que vou sair deste pepino e terminar o serviço.
Obrigado pela Ajuda!!
ah entao e o seguinte se mudo, uma coisa e 1 vai ter que resolver essa questao do airbag e retirar os dados de colisao pq a partir dai o modulo ja entende que foi feita reparaçao e libera o funcionamento. axo que 1 vai ter que verifica essa questao sim..
Prezado Amigo.
Esta foi minha pergunta inicial, se este problema era um impeditivo imperativo para o funcionamento do carro, pois o carro chegou aqui com o motor funcionando corretamente, e apos um teste de 800 metros é que cortou . Tenho um amigo com uma oficina em SP que tem o kit deste airbag , mas precisava levar o carro para fazer a instalação e os testes dos sistema que é usado retirado de um carro batido.
Obrigado pela ajuda!!
boa noite joão
não trabalho linha diesel
de uma atenção a esta dtc do interruptor freio
no seu video a borboleta permanece aberta na partida,
outro detalhe é com relação a dtc do painel de instrumentos, existe ai a possibilidade de pane no sistema pats
não custa tentar analizar esta possibilidade
Um breve histórico das tentativas de conserto de hoje.
Seguindo as recomendações do nosso amigo Felipe, fizemos os seguintes testes :
• Esgotar o tanque para ver se o problema não era combustível contaminado ou tanque vazio ;
• Esgotar e limpar o filtro de combustível;
• Usar um teste do IDS que faz um reset de vários parâmetros na ECU;
• Usar WD na admissão para tentar fazer o motor segurar com alimentação direta;
Abaixo os parâmetros que foram redefinidos :
Abaixo os parâmetros que mostram que o Interruptor inercial esta Fechado e não aberto :
Abaixo, releitura com teste e todos os TDCs ainda presentes :
Conlusão :
Nos testes de hoje ainda não conseguimos resolver o problema e continuamos com o mesmo problema inicial. Foi sugerido pelo nosso amigo Felipe que trocássemos o Modulo do Airbag que esta sem comunicação no IDS para ver se pode ser isso o ponto incial do problema, vamos seguir esta orientação e comprar um novo modulo para novos testes.
Felipe, muito obrigado pela sua atenção e paciência hoje pelo telefone, é muito bom saber que existem pessoas apaixonadas pelo que fazem e sempre dispostas a ajudar pelo simples prazer de fazer o bem .
Obrigado a todos e até a chegada do novo modulo de Airbag para os próximos testes!
>Um breve histórico das tentativas de conserto de hoje.
Seguindo as recomendações do nosso amigo Felipe, fizemos os seguintes testes :
• Esgotar o tanque para ver se o problema não era combustível contaminado ou tanque vazio ;
• Esgotar e limpar o filtro de combustível;
• Usar um teste do IDS que faz um reset de vários parâmetros na ECU;
• Usar WD na admissão para tentar fazer o motor segurar com alimentação direta;
Abaixo os parâmetros que foram redefinidos :
Abaixo os parâmetros que mostram que o Interruptor inercial esta Fechado e não aberto :
Abaixo, releitura com teste e todos os TDCs ainda presentes :
Conlusão :
Nos testes de hoje ainda não conseguimos resolver o problema e continuamos com o mesmo problema inicial. Foi sugerido pelo nosso amigo Felipe que trocássemos o Modulo do Airbag que esta sem comunicação no IDS para ver se pode ser isso o ponto incial do problema, vamos seguir esta orientação e comprar um novo modulo para novos testes.
Felipe, muito obrigado pela sua atenção e paciência hoje pelo telefone, é muito bom saber que existem pessoas apaixonadas pelo que fazem e sempre dispostas a ajudar pelo simples prazer de fazer o bem .
Obrigado a todos e até a chegada do novo modulo de Airbag para os próximos testes!
Obrigado amigo,espero resolvermos essa jaca,abraços.
Ola!
Finalmente ha 3 semanas chegou o modulo de airbag da ranger, aproveitei e comprei também logo os sensores, bolsas motorista e passageiro do airbag.
Fiz a instalação do modulo e acessei o IDS para ver se existia algum lugar onde pudesse instalar um novo modulo, mas não encontrei nenhuma função para esta , achei que poderia ser algo do tipo instalar reconhecer e funcionar, mas , os erros continuam os mesmos .
Chamei um eletricista da Ford aqui da região e ele veio ate a minha casa, também não conseguiu instalar via IDS o novo modulo , testou toda a parte elétrica de comunicação e não achou erro físico, foi embora e no outro dia me informou que segundo pesquisa com engenheiros da Ford a Ranger provavelmente tinha entrado em modo de segurança e que precisava copiar de uma ECU funcionando de um veiculo igual tudo para minha ECU e assim poderia funcionar , desde então estou esperando alguma caminhonete do mesmo ano e modelo entrar na concessionaria para fazer a tal copia.
Alguem sabe se este procedimento esta correto ?
Alguém sabe como desativar este modo de segurança de outra forma ?
Prezado amigo Felipe,
Tentei varias vezes instalar o novo modulo do aibag usando o IDS mas na opção - Programação de Modulo a massagem que aparece é "Seleção não disponível"
Existe algum outro lugar no IDS que posso fazer o procedimento de Instalar este novo Modulo ?
Existe como resetar minha ECU e reprograma-la pelo IDS?
>Um breve histórico das tentativas de conserto de hoje.
Seguindo as recomendações do nosso amigo Felipe, fizemos os seguintes testes :
• Esgotar o tanque para ver se o problema não era combustível contaminado ou tanque vazio ;
• Esgotar e limpar o filtro de combustível;
• Usar um teste do IDS que faz um reset de vários parâmetros na ECU;
• Usar WD na admissão para tentar fazer o motor segurar com alimentação direta;
Abaixo os parâmetros que foram redefinidos :
Abaixo os parâmetros que mostram que o Interruptor inercial esta Fechado e não aberto :
Abaixo, releitura com teste e todos os TDCs ainda presentes :
Conlusão :
Nos testes de hoje ainda não conseguimos resolver o problema e continuamos com o mesmo problema inicial. Foi sugerido pelo nosso amigo Felipe que trocássemos o Modulo do Airbag que esta sem comunicação no IDS para ver se pode ser isso o ponto incial do problema, vamos seguir esta orientação e comprar um novo modulo para novos testes.
Felipe, muito obrigado pela sua atenção e paciência hoje pelo telefone, é muito bom saber que existem pessoas apaixonadas pelo que fazem e sempre dispostas a ajudar pelo simples prazer de fazer o bem .
Obrigado a todos e até a chegada do novo modulo de Airbag para os próximos testes!
Obrigado amigo,espero resolvermos essa jaca,abraços.
Ola!
Finalmente ha 3 semanas chegou o modulo de airbag da ranger, aproveitei e comprei também logo os sensores, bolsas motorista e passageiro do airbag.
Fiz a instalação do modulo e acessei o IDS para ver se existia algum lugar onde pudesse instalar um novo modulo, mas não encontrei nenhuma função para esta , achei que poderia ser algo do tipo instalar reconhecer e funcionar, mas , os erros continuam os mesmos .
Chamei um eletricista da Ford aqui da região e ele veio ate a minha casa, também não conseguiu instalar via IDS o novo modulo , testou toda a parte elétrica de comunicação e não achou erro físico, foi embora e no outro dia me informou que segundo pesquisa com engenheiros da Ford a Ranger provavelmente tinha entrado em modo de segurança e que precisava copiar de uma ECU funcionando de um veiculo igual tudo para minha ECU e assim poderia funcionar , desde então estou esperando alguma caminhonete do mesmo ano e modelo entrar na concessionaria para fazer a tal copia.
Alguem sabe se este procedimento esta correto ?
Alguém sabe como desativar este modo de segurança de outra forma ?
Amigo,esse negocio de modo de segurança ta estranho,e infelizmente essa engenharia da Ford que as concessionaria tem contato sao fracos demais,para instalar o modulo do airbag tem que ir em instalaçao de modulo programavel.Olha que nesses ultimos 3 meses,peguei muito rojao com essas Rangers,e tenho resolvido todos,inclusive coloquei Modulo do motor de uma 2.2 em uma 3.2,configurando ate imobilizador,coisa que a engenharia da Ford teima em dizer que nao da certo.Qualquer duvida me chama,to sem celular esse mes,pois ta na assistencia,mais me contate aqui,e se ficar muito complicado,vamu guinchar essa Ranger pra Maringa que tenho certo que resolvo pra voce.
João, bom dia !
Estou com um problema parecido, porem com uma TOYOTA HILLUX. Você conseguiu resolver esse caso? Se sim, aonde estava o defeito ?
Abraços,
Paulo Munhoz.
Amigo,vamos por parte.Antes de pensarmos de programar o pcm,vamos instalar o modulo do airbag.
1-Insira o modulo do Airbag,parafuse ele,conecte o seu conector,entre com o Ids,faça um autoteste,se aparecer RCM como falha,ou seja fora da rede,vamos ter que descobrir por que a rede nao encontra ele,existe duas possibilidades,uma é falha na comunicaçao,outra é falta de alimentaçao para ligar o modulo.
a-Se for falha de comunicaçao,voce tera que testar continuidade da rede Can que sai do modulo do AirBag e vai ate a tomada Dlc,para isso voce mede a continuidade dos fios,WH e WH\BU,que sae trançados do conector do modulo(fio Branco e Azul e Branco)Meça a continuidade ate a tomada de diagnostico.Se estiver tudo Ok vamos para o B.
b-meça a alimentaçao do modulo,é um fio Verde,a voltagem tem que ser a mesma da bateria,meça o aterramento(a fixaçao do modulo no chassi é quem aterra ele.)
Se tudo estiver OK,o ids tem que reconhecer ele,dae podemos programa,pois quando se inseri um Rcm em branco,ele da dtcs de falha de calibraçao,e falha de Programaçao nao Concluida.
Apos acertarmos isso vamos partir para o motor.
Lembrando que,se o ids nao consegue comunicaçao com o modulo do AirBag(devido ao que falei acima,alimentaçao e Rede Can)voce nao vai conseguir programar ele.
Aguardo retorno e a posiçao do diagnostico.
Felipe sempre tudo explicadinho.
Abraço
Amigo,vamos por parte.Antes de pensarmos de programar o pcm,vamos instalar o modulo do airbag.
1-Insira o modulo do Airbag,parafuse ele,conecte o seu conector,entre com o Ids,faça um autoteste,se aparecer RCM como falha,ou seja fora da rede,vamos ter que descobrir por que a rede nao encontra ele,existe duas possibilidades,uma é falha na comunicaçao,outra é falta de alimentaçao para ligar o modulo.
a-Se for falha de comunicaçao,voce tera que testar continuidade da rede Can que sai do modulo do AirBag e vai ate a tomada Dlc,para isso voce mede a continuidade dos fios,WH e WH\BU,que sae trançados do conector do modulo(fio Branco e Azul e Branco)Meça a continuidade ate a tomada de diagnostico.Se estiver tudo Ok vamos para o B.
b-meça a alimentaçao do modulo,é um fio Verde,a voltagem tem que ser a mesma da bateria,meça o aterramento(a fixaçao do modulo no chassi é quem aterra ele.)
Se tudo estiver OK,o ids tem que reconhecer ele,dae podemos programa,pois quando se inseri um Rcm em branco,ele da dtcs de falha de calibraçao,e falha de Programaçao nao Concluida.
Apos acertarmos isso vamos partir para o motor.
Lembrando que,se o ids nao consegue comunicaçao com o modulo do AirBag(devido ao que falei acima,alimentaçao e Rede Can)voce nao vai conseguir programar ele.
Aguardo retorno e a posiçao do diagnostico.
Bom dia a todos!
Estive fora do pais e voltei hoje, Felipe, vou fazer o que voce orientou acima, lhe dou resposta dos resultados !
>Amigo,vamos por parte.Antes de pensarmos de programar o pcm,vamos instalar o modulo do airbag.
1-Insira o modulo do Airbag,parafuse ele,conecte o seu conector,entre com o Ids,faça um autoteste,se aparecer RCM como falha,ou seja fora da rede,vamos ter que descobrir por que a rede nao encontra ele,existe duas possibilidades,uma é falha na comunicaçao,outra é falta de alimentaçao para ligar o modulo.
a-Se for falha de comunicaçao,voce tera que testar continuidade da rede Can que sai do modulo do AirBag e vai ate a tomada Dlc,para isso voce mede a continuidade dos fios,WH e WH\BU,que sae trançados do conector do modulo(fio Branco e Azul e Branco)Meça a continuidade ate a tomada de diagnostico.Se estiver tudo Ok vamos para o B.
b-meça a alimentaçao do modulo,é um fio Verde,a voltagem tem que ser a mesma da bateria,meça o aterramento(a fixaçao do modulo no chassi é quem aterra ele.)
Se tudo estiver OK,o ids tem que reconhecer ele,dae podemos programa,pois quando se inseri um Rcm em branco,ele da dtcs de falha de calibraçao,e falha de Programaçao nao Concluida.
Apos acertarmos isso vamos partir para o motor.
Lembrando que,se o ids nao consegue comunicaçao com o modulo do AirBag(devido ao que falei acima,alimentaçao e Rede Can)voce nao vai conseguir programar ele.
Aguardo retorno e a posiçao do diagnostico.
Felipe sempre tudo explicadinho.
Abraço
Boa noite!!
Prezado amigo Felipe.
Fizemos o que você sugeriu e o problema estava no aterramento do modulo do Airbag, agora o Modulo do airbag já esta funcionando e emitindo novos TDCs de erro no sistema de segurança do passageiro e outro de configuração inicial.
Sobre o erro de segurança do passageiro, eu já testei a bolsa do airbag e quando solto o fio de comunicação é gerado um TDC de erro 'no primeiro estagio do aibag do passageiro' o que indica que com as bolsas esta tudo bem, tentei ver se era o cabo que vai no cinto de segurança que foi substituído mas quando solto o cabo da um erro de "retrator do cinto de segurança", logo não consegui identificar o "erro do sistema de segurança do passageiro"
Abaixo telas dos Dtcs:
erro1.jpg
erro2_2014-03-31.jpg
erro3.jpg
João, bom dia !
Estou com um problema parecido, porem com uma TOYOTA HILLUX. Você conseguiu resolver esse caso? Se sim, aonde estava o defeito ?
Abraços,
Paulo Munhoz.~
Boa noite Paulo, estava viajando e só agora pude responde, ainda não resolvi completamente o problema, estamos tentando, mas hoje conseguimos colocar o modulo do aibag para funcionar .
QUAL O RESULTADO DESSE TOPICO?
Ola Daniel,
Ainda não concluímos
Amigo,vamos por parte.Antes de pensarmos de programar o pcm,vamos instalar o modulo do airbag.
1-Insira o modulo do Airbag,parafuse ele,conecte o seu conector,entre com o Ids,faça um autoteste,se aparecer RCM como falha,ou seja fora da rede,vamos ter que descobrir por que a rede nao encontra ele,existe duas possibilidades,uma é falha na comunicaçao,outra é falta de alimentaçao para ligar o modulo.
a-Se for falha de comunicaçao,voce tera que testar continuidade da rede Can que sai do modulo do AirBag e vai ate a tomada Dlc,para isso voce mede a continuidade dos fios,WH e WH\BU,que sae trançados do conector do modulo(fio Branco e Azul e Branco)Meça a continuidade ate a tomada de diagnostico.Se estiver tudo Ok vamos para o B.
b-meça a alimentaçao do modulo,é um fio Verde,a voltagem tem que ser a mesma da bateria,meça o aterramento(a fixaçao do modulo no chassi é quem aterra ele.)
Se tudo estiver OK,o ids tem que reconhecer ele,dae podemos programa,pois quando se inseri um Rcm em branco,ele da dtcs de falha de calibraçao,e falha de Programaçao nao Concluida.
Apos acertarmos isso vamos partir para o motor.
Lembrando que,se o ids nao consegue comunicaçao com o modulo do AirBag(devido ao que falei acima,alimentaçao e Rede Can)voce nao vai conseguir programar ele.
Aguardo retorno e a posiçao do diagnostico.
Boa noite!!
Prezado amigo Felipe.
Fizemos o que você sugeriu e o problema estava no aterramento do modulo do Airbag, agora o Modulo do airbag já esta funcionando e emitindo novos TDCs de erro no sistema de segurança do passageiro e outro de configuração inicial.
Sobre o erro de segurança do passageiro, eu já testei a bolsa do airbag e quando solto o fio de comunicação é gerado um TDC de erro 'no primeiro estagio do aibag do passageiro' o que indica que com as bolsas esta tudo bem, tentei ver se era o cabo que vai no cinto de segurança que foi substituído mas quando solto o cabo da um erro de "retrator do cinto de segurança", logo não consegui identificar o "erro do sistema de segurança do passageiro"
Abaixo telas dos Dtcs:
Amigo,vamos por parte.Antes de pensarmos de programar o pcm,vamos instalar o modulo do airbag.
1-Insira o modulo do Airbag,parafuse ele,conecte o seu conector,entre com o Ids,faça um autoteste,se aparecer RCM como falha,ou seja fora da rede,vamos ter que descobrir por que a rede nao encontra ele,existe duas possibilidades,uma é falha na comunicaçao,outra é falta de alimentaçao para ligar o modulo.
a-Se for falha de comunicaçao,voce tera que testar continuidade da rede Can que sai do modulo do AirBag e vai ate a tomada Dlc,para isso voce mede a continuidade dos fios,WH e WH\BU,que sae trançados do conector do modulo(fio Branco e Azul e Branco)Meça a continuidade ate a tomada de diagnostico.Se estiver tudo Ok vamos para o B.
b-meça a alimentaçao do modulo,é um fio Verde,a voltagem tem que ser a mesma da bateria,meça o aterramento(a fixaçao do modulo no chassi é quem aterra ele.)
Se tudo estiver OK,o ids tem que reconhecer ele,dae podemos programa,pois quando se inseri um Rcm em branco,ele da dtcs de falha de calibraçao,e falha de Programaçao nao Concluida.
Apos acertarmos isso vamos partir para o motor.
Lembrando que,se o ids nao consegue comunicaçao com o modulo do AirBag(devido ao que falei acima,alimentaçao e Rede Can)voce nao vai conseguir programar ele.
Aguardo retorno e a posiçao do diagnostico.
Boa noite!!
Prezado amigo Felipe.
Fizemos o que você sugeriu e o problema estava no aterramento do modulo do Airbag, agora o Modulo do airbag já esta funcionando e emitindo novos TDCs de erro no sistema de segurança do passageiro e outro de configuração inicial.
Sobre o erro de segurança do passageiro, eu já testei a bolsa do airbag e quando solto o fio de comunicação é gerado um TDC de erro 'no primeiro estagio do aibag do passageiro' o que indica que com as bolsas esta tudo bem, tentei ver se era o cabo que vai no cinto de segurança que foi substituído mas quando solto o cabo da um erro de "retrator do cinto de segurança", logo não consegui identificar o "erro do sistema de segurança do passageiro"
Abaixo telas dos Dtcs:
erro1_2014-03-31-2.jpg
erro2_2014-03-31-3.jpg
erro3_2014-03-31-2.jpg
Bom dia , trabalho com veiculos diesel leves, quando esgoto todos meus recursos para o funcionamento de alguns veiculos retiro o chicote para teste de continuidade , como este veiculo levou pancada é normal que tenha algum rompimento em alguma parte do chicote.
Modulo Airbag Instalado!
Boa Noite!
Depois de um longo prazo e muitas tentativas , tentando instalar o novo modulo do Airbag comprado conforme dicas aqui do forum dados pelo atencioso FELIPE, tivemos que esperar chegar a atualização do BOSCH KTS 340 , demorou quase 02 meses e quando chegou ele não tinha a função de programação de módulo o que não permitia a instalação do modulo do airbag. Conseguimos a própria ferramenta original da Ford emprestada e nela tinha a função de instalação do novo modulo que através de uma conexão com a Internet o IDS buscou os arquivos do modulo e conseguimos instalar. Achamos que conforme informado pelos técnicos da FORD da concessionaria inicial que levamos o carro que diziam que precisava reinstalar todos o sistema de AIRBAG para retirar o carro do tal de "MODO DE SEGURANÇA", estaria resolvido o problema, fizemos uma leitura e teste do sistema usando o IDS da FORD e o KTS 340 da BOSCH e os dois não acharam mais nenhum TDC , mas, para nosso desespero o carro continua da mesma forma , liga pega e morre em 3 segundos .
Agora voltamos ao ponto inicial de 6 meses atras , continuamos com o carro sem funcionar e agora sem leitura nenhuma de erro e o sistema do airbag esta funcionando corretamente sem luz indicadora de erro no painel.
Nos testes feitos no KTS 340 verificamos que no motor existe pressão correta de combustível, que os sensores de rotação indicam rotação e todos os testes básicos para o funcionamento do motor foram feitos sem sucesso .
Se alguém tiver algum ideia de como podemos resolver este problema por favor ajudem.
Abaixo a tela de leitura do KTS 340
C:\fakepath\foto (1).JPG
Modulo Airbag Instalado!
Boa Noite!
Depois de um longo prazo e muitas tentativas , tentando instalar o novo modulo do Airbag comprado conforme dicas aqui do forum dados pelo atencioso FELIPE, tivemos que esperar chegar a atualização do BOSCH KTS 340 , demorou quase 02 meses e quando chegou ele não tinha a função de programação de módulo o que não permitia a instalação do modulo do airbag. Conseguimos a própria ferramenta original da Ford emprestada e nela tinha a função de instalação do novo modulo que através de uma conexão com a Internet o IDS buscou os arquivos do modulo e conseguimos instalar. Achamos que conforme informado pelos técnicos da FORD da concessionaria inicial que levamos o carro que diziam que precisava reinstalar todos o sistema de AIRBAG para retirar o carro do tal de "MODO DE SEGURANÇA", estaria resolvido o problema, fizemos uma leitura e teste do sistema usando o IDS da FORD e o KTS 340 da BOSCH e os dois não acharam mais nenhum TDC , mas, para nosso desespero o carro continua da mesma forma , liga pega e morre em 3 segundos .
Agora voltamos ao ponto inicial de 6 meses atras , continuamos com o carro sem funcionar e agora sem leitura nenhuma de erro e o sistema do airbag esta funcionando corretamente sem luz indicadora de erro no painel.
Nos testes feitos no KTS 340 verificamos que no motor existe pressão correta de combustível, que os sensores de rotação indicam rotação e todos os testes básicos para o funcionamento do motor foram feitos sem sucesso .
Se alguém tiver algum ideia de como podemos resolver este problema por favor ajudem.
Abaixo a tela de leitura do KTS 340
Amigo joao pedro,apos a saida da turbina tem o catalizador,apos o catalizador tem uma. emenda do escape embaixo da camioneta proximo a porta dianteira direita,onde sao duas porcas cabeça 15,remova elas,e deixe o escape aberto ali,isolando o filtro parriculado,de partida e me diga o resultado.Tenho pego muitl Dpf entupido,e da esse sintoma.
Ola!
Amigo Felipe, obrigado pela ajuda, vou fazer o teste amanha e lhe digo o resultado .
Ela pode estar com problema no code de partida,ou no comutador da chave de ignição ,reprogramar chaves,verificar corrente chave de ignição:
Ola!
A caminhonete chegou Funcionando, e em um teste na subida em uma rua inclinada ela começou a perder a força e foi até apagar 3 kms depois, apos isso , ela liga pega mais não segura mais que 3 segundos, já fizemos todos os testes e não existe nenhum TDC neste setor (chave/code).
Obrigado pela atenção!
>Ela pode estar com problema no code de partida,ou no comutador da chave de ignição ,reprogramar chaves,verificar corrente chave de ignição:
Ola!
A caminhonete chegou Funcionando, e em um teste na subida em uma rua inclinada ela começou a perder a força e foi até apagar 3 kms depois, apos isso , ela liga pega mais não segura mais que 3 segundos, já fizemos todos os testes e não existe nenhum TDC neste setor (chave/code).
Obrigado pela atenção
olá colega comecei a pouco acompanhar se problema, não tenho muito conhecimento a respeito da sua camioneta em especial.
no entanto esta ultima postagem me chamou a atenção o fato dela sair andando e cortar.
deixa eu lhe contar dois caso parecido q ocorreu com clientes
1° uma ranger 3.0 eletrônica. para encurtar ,solução combustível de baixa qualidade danificou os 4 bicos a bomba também teve q ser subsistida.
2°um kia sorento também diesel eletrônico solução vauvula de sobre pressão danificada danificada.
c tiver como teste estes bicos bomba não sei neste sistema talvez "flauta" c já o fez ou estiver muito fora desconsidere.
uma tática q costumo utilizar é tentar isolar o problema por eliminação, com o máximo de recurso possível; reúna ferramentas como escâner multímetro osciloscópio. crie aceso prévio aos sensores e pontos para analise dos sinais vitais necessários para o funcionamento, l tente funcioná-la com injeção direta o maior tempo possível. Algo de erado pode aparecer; c não conseguir testar tudo de uma vez. elimine de um a um. Algumas vezes nos prendemos muito ao escâner e deixamos um detalhe de lado q fas toda diferença.
O diesel dela tá legal?não está podre? Hj em dia está acontecendo oxidação do diesel forma uma borra parecendo café, depois de todos esses acontecimentos pode passar desapercebido , não sei se é o caso. Digo isso pq já sofri uma vez com uma Ducato que ficou muito tempo parada e tive essa grata surpresa , tinha funcionamento ok ora cortava. Esfria a cabeça que isso pode ser só um detalhe simples, boa sorte!
>Ela pode estar com problema no code de partida,ou no comutador da chave de ignição ,reprogramar chaves,verificar corrente chave de ignição:
Ola!
A caminhonete chegou Funcionando, e em um teste na subida em uma rua inclinada ela começou a perder a força e foi até apagar 3 kms depois, apos isso , ela liga pega mais não segura mais que 3 segundos, já fizemos todos os testes e não existe nenhum TDC neste setor (chave/code).
Obrigado pela atenção
olá colega comecei a pouco acompanhar se problema, não tenho muito conhecimento a respeito da sua camioneta em especial.
no entanto esta ultima postagem me chamou a atenção o fato dela sair andando e cortar.
deixa eu lhe contar dois caso parecido q ocorreu com clientes
1° uma ranger 3.0 eletrônica. para encurtar ,solução combustível de baixa qualidade danificou os 4 bicos a bomba também teve q ser subsistida.
2°um kia sorento também diesel eletrônico solução vauvula de sobre pressão danificada danificada.
c tiver como teste estes bicos bomba não sei neste sistema talvez "flauta" c já o fez ou estiver muito fora desconsidere.
uma tática q costumo utilizar é tentar isolar o problema por eliminação, com o máximo de recurso possível; reúna ferramentas como escâner multímetro osciloscópio. crie aceso prévio aos sensores e pontos para analise dos sinais vitais necessários para o funcionamento, l tente funcioná-la com injeção direta o maior tempo possível. Algo de erado pode aparecer; c não conseguir testar tudo de uma vez. elimine de um a um. Algumas vezes nos prendemos muito ao escâner e deixamos um detalhe de lado q fas toda diferença.
Prezado amigo, em relação ao combustível esgotamos todo o tanque e o Diesel estava em otimo estado, existe pressão correta conforme leitura do escaner abaixo, em relação a funcionar direto a injeção com WD, tentamos mas o carro pega e não segura nem com injeção direta de WD.
Obrigado pelas dicas vamos continuar tentando até conseguir colocar ela para funcionar, se lembrar de mais alguma opção que possamos usar , por favor não deixe de compartilhar seus conhecimentos.
O diesel dela tá legal?não está podre? Hj em dia está acontecendo oxidação do diesel forma uma borra parecendo café, depois de todos esses acontecimentos pode passar desapercebido , não sei se é o caso. Digo isso pq já sofri uma vez com uma Ducato que ficou muito tempo parada e tive essa grata surpresa , tinha funcionamento ok ora cortava. Esfria a cabeça que isso pode ser só um detalhe simples, boa sorte
Prezado Marcelo, nos esgotamos todo o combustível do tanque e trocamos, em relação a esta borra ela estaria nos filtros isso ?, realmente não substituirmos os Filtros, mas ela só tem 20 mil km rodados e ficou parada somente 2 meses apos a colisão , Vamos dar uma olhada nos Filtros, obrigado pela Dica.
joao_peddro os parâmetros da ranger em q lhe descrevi no escâner também parecia estar dentro considerando o fato de ela não c manter funcionando eu diria q o ideal seria o teste em bancadas apropriadas pois foi só la q apareceu o meu problema os sintomas eram próximo, c estiver sem opção melhor eu lhe recomendo este teste.
a injeção direta é um pouco complicado pois vai depender do produto usado a quantidade correta c esta experiencia lhe é corriqueira vale a pena examinar a parte mecânica pois no geral um motor q esta em plenas condições mesmo com toda parte eletrônica desligada pr cer a dísel deveria funcionar.
Por ultimo c não tiver pesa o esquema elétrico,
CRIE OS ACESSOS NECESSÁRIO PARA EFETUAR OS TESTES VC VAI PRECISAR SABER Q DETALHE ESTA IMPEDINDO O FUNCIONAMENTO.
c precisar pesa auxilio a algum conhecido pois duas cabeça pensando juntas é bem mais fácil para isolar o problema e pelo q vi no vídeo vc terá bem pouco tempo para isto.
esta é experiencia minha NÃO CONFIO EM ESCÂNER A MINHA PROFISSÃO SÃO FERRAMENTAS MUITO UTEIS MAS Á CERTOS PONTOS Q NÃO ABRANGEM.
Eu comparo o escâner a uma retro escavadeira pode ser pratica forte e ágil para fazer o serviço mas tem lugar q vc vai precisar de uma pá.
abraços e boa sorte
rezado Marcelo, nos esgotamos todo o combustível do tanque e trocamos, em relação a esta borra ela estaria nos filtros isso ?, realmente não substituirmos os Filtros, mas ela só tem 20 mil km rodados e ficou parada somente 2 meses após a colisão , Vamos dar uma olhada nos Filtros, obrigado pela Dica.
Olá João Pedro essa borra fica nos filtros e pré filtro de bomba de baixa. Atendo frota de ranger as 3.0 é critico isso, já tive um caso em que veio no guincho mas funcionava e de repente cortava após 2 dias rodando medi a pressão da linha de baixa ok no teste, daí tirei o tanque pra ver e a borra estava lá após a limpeza o defeito sumiu, há caso que entope tudo e não passa uma gota de diesel nesse caso é fácil vc remove a mangueira lá no filtro e vê o defeito.
da uma olhada neste link aqui do fórun pode cer q lhe ajude
http://oficinabrasil.com.br/forum/9-reparador-para-reparador/118771-ducato-pega-e-apaga-ajuda#128890
Amigo joao pedro,apos a saida da turbina tem o catalizador,apos o catalizador tem uma. emenda do escape embaixo da camioneta proximo a porta dianteira direita,onde sao duas porcas cabeça 15,remova elas,e deixe o escape aberto ali,isolando o filtro parriculado,de partida e me diga o resultado.Tenho pego muitl Dpf entupido,e da esse sintoma.
Boa noite, Desculpem a demora nas respostas estava viajando.
Prezado Felipe, fiz o que você sugeriu acima e você foi direto ao ponto, era exatamente isso, quando retirei os dois parafusos ela FUNCIONOU imediatamente, nossa!!!! que coisa boa , depois de quase 8 meses ver ela funcionando novamente, como pode uma coisa desta , tivemos que abrir o catalizador e coisa estava preta não passava nada pela ceramica, fizemos algo drástico retiramos toda sujeira, ceramica entupida e fechamos o catalizador com a MIG
O carro funcional corretamente e não obtive nenhum TDC devido ao catalizador ter sido destruído internamente .
Problema principal resolvido, carro funcionando partimos para o problema inicial que era o Freio que não funcionava, fizemos o procedimento de sangria usando o IDS, notamos que o pedal dava freio mas estava muito duro, como se o hidrovacuo não estivesse funcionando, tiramos o cilindro mestre e hidrovacuo , fizemos o procedimento de sangria novamente. Apos isso o acelerador parou de funcionar, o carro liga fica funcionado mas não acelera.
Muito Obrigado pela sua ajuda e a força de todos os amigos do Forum, sem a colaboração seria muito difícil resolver tudo isso.
PESSOAL TO COMEÇANDO A TRABALHAR COM DIESEL EM MINHA OFICINA E TIVE UMA PUTA AULA HOJE NESSE TÓPICO, GALERA VCS SÃO MUITO BONS NO QUE FAZEM, E ESPERO UM DIA TER O CONHECIMENTO E A EXPERIENCIA QUE VCS TEM...SEM PALAVRAS...
Prezado Felipe, fiz o que voce recomendou , verifiquei o conector do pedal do acelerador e ele estava ok, fiz a leitura com o IDS e verifiquei que o pedal está se conectando a ECU pois conforme gráfico da figura anexo responde cada vez que piso no acelerador , mas o carro não acelera fica numa rotação baixa o suficiente para que o carro ande para frente e para traz .
bom este sistema bloqueia a aceleracao por varios motivos c ja esta tudo montado certinho tente um recete de todos sistemas via escaner e tente funcionar novamente.
mai uma obrigado pelo retorno q e tao inportantequanto a ajuda.
Estranho ela não pegar no wd (use dw novo senão não pega mesmo)..é um combustível mesmo cortando os pulsos dos injetores por uma possível estratégia da central era pra continuar funcionando. A não ser que ela esteja fora de ponto, com restrição da admissão ou restrição no escape, falta de compressão, tensão de bateria abaixo do recomendado na partida.
Olá João Pedro O Felipe te alertou a pouco tempo mas na pagina 1 deste tópico um colega tinha lhe alertado sobre isso né. O teste do spray na admissão é "cavera" mesmo, por aqui não falha! Obrigado pelo retorno.
Ola!
Dando continuidade, hoje conseguimos fazer o sistema de ABS voltar a funcionar, trocamos o hidrovácuo que estava com avaria.
Como disse anteriormente conforme orientação do amigo Filipe o problema do funcionamento do carro estava no catalizador entupido , fizermos a retirada do miolo(provisoria até o novo catalizador ser comprado) e o carro funcionou , testamos andando com o carro a força do motor e aceleração pareciam esta ok, ao mexermos no freio a aceleração parou, acreditamos que o sistema de freio que esta ok sem nenhuma falha no Scanner não tenha nada haver com a falta de aceleração. Os amigos saberiam se o catalizador que foi avariado e apesar de não dar nenhum erro no Scanner pode ter causado esta anomalia e impedir a aceleração pela leitura errada nas sondas ? Apesar de termos andado no carro apos ter tirado o miolo do catalizador , a bateria foi desligada para mexermos no freio, isso pode ter resetado de alguma forma os parâmetros do modulo do motor impedindo a aceleração devido ao catalizador ?