Olá pessoal.
Este veículo apresentou perda de potência do motor com a apresentação da Luz do DPF acesa direta no painel.
Só que passei 2 marcas de scanner e nenhum detectou avaria na memória de falhas.
Alguém já se deparou com este problema ?
Obrigado á todos.
Respostas:
Boa tarde João!
Cara... não sou um expert em linha diesel. Mas nesses veículos, quando ocorre esse tipo de problema, é necessário fazer a regeneração do filtro de partículas (DPF).
Uma vez peguei uma Ranger aqui e somente fazendo a regeneração não solucionou. O cliente trouxe um produto específico pra isso da Wurth.
Tem de outras marcas também, veja a que acha mais conveniente.
Ele diz que solucionou e não voltou mais a ocorrer o problema.
Abraço!
O código referente ao DPF na Frontier é o P2002.
Há casos sim onde a luz do DPF está acesa, mas não tem código de falha. Geralmente quando isso acontece a obstrução no DPF não é tão alta.
Verifique o óleo lubrificante usado no motor, se é algum com especificação ACEA C3 ou C4, qualquer outro lubrificante sem essa especificação leva a uma obstrução precoce no DPF, verifique as velas aquecedoras, se ela mostrar o código P0380, tem vela ruim, e isso também contribui com uma obstrução precoce no DPF. No mais, uma limpeza no tanque de combustível, a troca dos filtros de ar e de combustível, fazer a regeneração forçada via scanner verificando sempre se os valores mostrados no sensor de pressão do DPF após a regeneração estão abaixo de 20 mbar na lenta e 300 mbar em plena carga (retomada de 2a pra 3a marcha, pisando fundo no acelerador), se fizer tudo isso, o problema se resolve em definitivo.
>O código referente ao DPF na Frontier é o P2002.
Há casos sim onde a luz do DPF está acesa, mas não tem código de falha. Geralmente quando isso acontece a obstrução no DPF não é tão alta.
Verifique o óleo lubrificante usado no motor, se é algum com especificação ACEA C3 ou C4, qualquer outro lubrificante sem essa especificação leva a uma obstrução precoce no DPF, verifique as velas aquecedoras, se ela mostrar o código P0380, tem vela ruim, e isso também contribui com uma obstrução precoce no DPF. No mais, uma limpeza no tanque de combustível, a troca dos filtros de ar e de combustível, fazer a regeneração forçada via scanner verificando sempre se os valores mostrados no sensor de pressão do DPF após a regeneração estão abaixo de 20 mbar na lenta e 300 mbar em plena carga (retomada de 2a pra 3a marcha, pisando fundo no acelerador), se fizer tudo isso, o problema se resolve em definitivo.Ok amigo, estes são os valores de pressão padrão do sistema ?
Obrigado pela informação, estarei efetuando novas verificações.
Amigo, os valores que mencionei são um padrão em todos as Frontier que já mexi, desde novas, na concessionária que trabalhei. Com o motor quente, na lenta a pressão varia entre 5 e 15 mbar, ficando o mais próximo de 5 mbar. Em plena carga, o valor de pico quando o DPF está 100% livre não ultrapassa 250 mbar, ou ficando o mais próximo possível disso. Até 300 mbar geralmente a luz do DPF não acende, mas já considero uma obstrução leve. Acima de 300 mbar a luz já pode acender, ou o P2002 surgir, ou os dois, com o veículo perdendo potência. Acima de 450 mbar a regeneração forçada pode não ser possível, sendo necessário lavar o DPF antes de uma regeneração.
O que importa na regeneração é que sempre que efetuar o processo, você meça a pressão com o scanner, pra ver se em plena carga ela se encontra o mais próximo de 250 mbar, pois o que acontece muito é fazerem a regeneração, a luz apagar, mas a pressão ficar muito ao redor de 300 mbar, o cliente rodar pouco tempo e a luz do DPF acender novamente. Deve-se fazer regeneração forçada até que se garanta que as pressões estão em torno dos 250 mbar. Não é raro em alguns casos ser necessário mais de 3 regenerações seguidas, eu mesmo peguei Frontier que foram 5 regenerações seguidas após lavar o DPF. Nesses casos, o recomendado é que se troque o óleo do motor após uma regeneração completa, de 75 minutos. Se for necessário mais de uma regeneração, após o processo, é obrigatório trocar o óleo do motor, e o óleo SEMPRE COM ACEA C3 ou C4.
PS: A Frontier faz a regeneração com rotação em 2 mil rpm, se iniciar o processo no Scanner e ela não subir a rotação, mesmo que a barra de processo no scanner avance, ela não está regenerando.
>Amigo, os valores que mencionei são um padrão em todos as Frontier que já mexi, desde novas, na concessionária que trabalhei. Com o motor quente, na lenta a pressão varia entre 5 e 15 mbar, ficando o mais próximo de 5 mbar. Em plena carga, o valor de pico quando o DPF está 100% livre não ultrapassa 250 mbar, ou ficando o mais próximo possível disso. Até 300 mbar geralmente a luz do DPF não acende, mas já considero uma obstrução leve. Acima de 300 mbar a luz já pode acender, ou o P2002 surgir, ou os dois, com o veículo perdendo potência. Acima de 450 mbar a regeneração forçada pode não ser possível, sendo necessário lavar o DPF antes de uma regeneração.
O que importa na regeneração é que sempre que efetuar o processo, você meça a pressão com o scanner, pra ver se em plena carga ela se encontra o mais próximo de 250 mbar, pois o que acontece muito é fazerem a regeneração, a luz apagar, mas a pressão ficar muito ao redor de 300 mbar, o cliente rodar pouco tempo e a luz do DPF acender novamente. Deve-se fazer regeneração forçada até que se garanta que as pressões estão em torno dos 250 mbar. Não é raro em alguns casos ser necessário mais de 3 regenerações seguidas, eu mesmo peguei Frontier que foram 5 regenerações seguidas após lavar o DPF. Nesses casos, o recomendado é que se troque o óleo do motor após uma regeneração completa, de 75 minutos. Se for necessário mais de uma regeneração, após o processo, é obrigatório trocar o óleo do motor, e o óleo SEMPRE COM ACEA C3 ou C4.
PS: A Frontier faz a regeneração com rotação em 2 mil rpm, se iniciar o processo no Scanner e ela não subir a rotação, mesmo que a barra de processo no scanner avance, ela não está regenerando.Ok amigo, muito Boa a sua explicação, já anotei aquí os valores ideais de pressão.
Agora eu estou fazendo a Limpeza do DPF, assim que concluir o serviço postarei aqui.
Obrigado.
Olá pessoal,
serviço finalizado, após a desmontagem para a limpeza do filtro DPF e feito todo o procedimento via scanner o problema foi solucionado, e os valores de pressão DPF ficaram bem abaixo do esperado, obrigado á todos pelas dicas.
Isso aí amigo, parabéns. É um erro extremamente comum entre o amigos reparadores, fazerem a regeneração forçada nesses veículos com DPF e não checarem a pressão após o procedimento, bem como ignorar o óleo lubrificante usado no motor, o estado das velas aquecedoras, a qualidade do combustível e filtros, enfim.
Que bom que seguiu os procedimentos e deu tudo certo!
>Isso aí amigo, parabéns. É um erro extremamente comum entre o amigos reparadores, fazerem a regeneração forçada nesses veículos com DPF e não checarem a pressão após o procedimento, bem como ignorar o óleo lubrificante usado no motor, o estado das velas aquecedoras, a qualidade do combustível e filtros, enfim.
Que bom que seguiu os procedimentos e deu tudo certo!Ok amigo, só que cada marca, fabricante de veículo, possui diferentes maneiras de executar este serviço.