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Respostas:
<t><p>WALTER ESSE ASSUNTO TAMBÉM É NOVO PRA MIM, CONHEÇO AS ESTRATÉGIAS DE RECOVERY MAS ESSE Modo de Plausibilidade AINDA NÃO. MAS GOSTEI DO DESAFIO, VAMOS ESTUDAR. </p> <p>ABRAÇOS.</p></t>
<t><p>tenho uma ideia de que possa ser um sinal nao plausivel </p> <p>vejamos como exemplo um tempo de injeçao que deve cair em tempo igual ao decrescente tempo de aumento de aquecimento </p> <p>note que temos um tempo pra tudo ja determinao entao a central diz : </p> <p>a temperatura nao foi atingida no seu devido tempo ou seja ocorreu um erro inesperado </p> <p>o mesmo eu digo do tps versus o map </p> <p>o map nao se comportou corretamente </p> <p>em corfomidade com o sinal do tps </p> <p>ou seja a pressao nao bate com entrada de ar </p> <p>entao temos outro erro inesperado...! </p> <p>sera que estou no caminho certo pessoal...?</p></t>
<t><p>TÉM LÓGICA, REALMENTE A UCE DEVE CRUZAR INFORMAÇÕES DE OUTROS SENSORES PARA VERIFICAR O FUNCIONAMENTO PERFEITO DE TODO O SISTEMA. </p> <p>ACHO QUE É POR AÍ, </p> <p>VOU PESQUISAR.</p></t>
<t><p>ACHEI ALGO NO MANUAL DO IDEA: </p> <p>NA FALTA DE PLAUSIBILIDADE ENTRE OS POTENCIÔMETROS A UCE APLICA O CUT-OFF DE SEGURANÇA OU CORTA A CORRENTO DO MOTOR ELÉTRICO DA BORBOLETA. (LEITURA INCOERENTE ENTRE OS DOIS POTENCIÔMETROS)</p></t>
<t><p>clay isso ja e um modo emergencial grave o que fica evidente </p> <p>no entanto...! </p> <p> plausividade e algo menos grave. </p> <p>com pequenas falhas e codigos aleatorios onde voce testa um componente e ele representa estar bem ,mas suas leituras dependem de fatores quimicos atmosfericos e ou termicos.</p></t>
<t><p>ok - valeu - vou continuar pesquisando.</p></t>
<t><p>OI PESSOAL, DANDO CONTINUIDADE AO ASSUNTO. </p> <p>PRECISAMOS TER ACESSO A INFORMAÇÕES MAIS PRECISAS SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE FUNCIONAMENTO DOS SISTEMAS DE INJEÇÃO, QUAL O COMPORTAMENTO DO SISTEMA NAS DIVERSAS VARIÁVEIS DE FUNCIONAMENTO DO MOTOR, COM ESSAS INFORMAÇÕES OS DIAGNÓSTICOS FICAM MAIS FÁCEIS. </p> <p>ABRAÇOS.</p></t>
<t><p>TEMOS QUE OLHAR DE MODO TRIDIMENCIONAL E IMAGINAR O QUE O MOTOR DESEJA PARA SER MELHOR E COM ISSO OS CONCERTOS FICAM FACEIS </p> <p>AS VALVULAS THERM/ ELETRICAS CONTROLADAS INICIAM </p> <p>E AINDA ACHO QUE ELES DEVERIAM MONITORAR TEMPERATURA DE COMBUSTIVEL </p> <p>PARA TIRAR UM POUCO DE RESPONSABILIDADE DA SONDA </p> <p>TEMPERATURA ENTRARIA NOS CALCULOS DE TEMPO DE INJEÇAO</p></t>
<t><p>O Modo Plausibilidade creio ser um conceito já antigo até, de cruzar informações de diversos sensores. </p> <p>São gravados nos softwares, parâmetros ou faixas de aceitabilidade relacionando o trabalho específico de cada componente. </p> <p>Pelo que percebi nós estamos craques em dedução e lógica, o caminho é este mesmo, não sei se estou conseguindo me expressar corretamente mas estou tentando. </p> <p>Exemplifincando; hoje recebi um Siena Fire 1.0 16V 2002 que acendeu a lâmpada de anomalia e rastreado apresentou Falha no sensor de pressão absoluta (sinal fora da faixa) e Falha nos parâmetros de ajuste de qualquer coisa (sinal baixo). </p> <p>Removendo a cerenagem e os dutos de ar verifiquei a quantidade de sujeira obstruindo a borboleta, como de costume, limpo a peneira do antichama e o corpo, apago os defeitos gravados e pronto, é só aguardar mais uns 4 meses. </p> <p>Acho que faço isto umas 2 vezes por semana pelo menos. </p> <p>Aí está a relação, 2 sensores apresentaram informações divergentes criando uma instabilidade, o módulo por plausibilidade substitui alguem por um valor pré estabelecido, criando o Recovery e ascendendo a luz de anomalia.</p></t>
<t><p>Tenho pego defeito assim tb... Esse eh um assunto delicado.. Por que as vezes nos confunde.. Sao apenas defeito intermitente.</p></t>
<t><p>Uma maneira simples e direta de perceber que há um comportamento de gerenciamento de informações dos sensores através da condição de Plausibilidade é a luz acesa e a substituição do sinal da sonda lâmbda por um valor pré determinado no software pois está sendo detectado um comportamento não esperado. </p> <p>Outra situação bastante conhecida e vivenciada no nosso meio e o evento da luz de anomalia acesa e quando rastreado, o sistema apresenta defeito no sensor ECT, mas na maioria das vezes a causa é a válvula termostática que se encontra aberta ou semi aberta propiciando fluxo contínuo na circulação do líquido de arrefecimento. </p> <p>Pelo Modo Plausibilidade, o software rejeita as informações enviadas pelo sensor ECT por entender que há uma variação de sinal muito alternada e não esperada. </p> <p>Isto acontece porque quando o motor está funcionando mas o veículo está parado, o líquido eleva a sua temperatura rapidamente mas assim que o veiculo se desloca em velocidade, a temperatura despenca devido ao rapido resfriamento natural, provocando a alternancia de sinais.</p></t>
<t><p>ESTA FALHA EU JÁ PEGUEI EM UMA DOBLO, APRESENTAVA FALHA DE ECT, PORÉM NA OFICINA ACOMPANHANDO A LEITURA DO SESOR, TUDO ESTAVA CORRETO, ERA SÓ COLOCAR O CARRO PRA ANDAR E A TEMPERATURA DO PAINEL IA CAIDO ATÉ QUE A LUZ DA INJEÇÃO ACENDIA.</p></t>
<t><p>puxa vida, será que vamos voltar definitivamente para a área técnica? </p> <p>esto adorando isso aqui, pelo menos a gente discute coisas interessantes e aprende um poco mais, obrigado meu pai......Ziriguidum</p></t>
<t><p>É ISSO AÍ ZIRIGUIDUM, A COISA AQUI VAI FICAR BOA. </p> <p>ABRAÇOS.</p></t>
<t><p>Olá pessoal entrando neste assunto de plausibilidade eu tenho um exemplo </p> <p>do mercedes atego codigo (1125) não plausivel isto quer dizer que não está </p> <p>operenado o suficiente.</p></t>
<t><p>Gostei deste tema passado e gostaria de embutir neste debate o sistema FLEX de diversos veículos. </p> <p>Qual o comportamento do módulo mediante informações dos vários sensores tipo sonda lâmbda, ECT e sensor de nível do reservatório? </p> <p>Este modêlo de Plausibilidade pode ser entendido quando um veículo afoga na primeira partida cedo mesmo que esteja usando gasolina no tanque á vários dias. </p> <p>Quem arrisca?</p></t>
<t><p>creio que, quando a uce percebe alguma discrepancia entre dois ou mais sinais ela entra em modo plausibilidade, ou seja, assume a estrategia go home. </p> <p>estes dias peguei um defeito interessante, o cliente reclamava que o marcador de combustível não abaixava além do meio, não havia código de falhas, trocamos o sensor de nível e ao testar conectando ele ao chicote, não adiantava movimentar a boia pois o ponteiro não se alterava, então lembrei que a uce motitora o sensor de nível para identificar o abasteceimento, então desliguei a chave e coloquei a boia toda para baixo e religuei a chave e o ponteiro foi pra baixo, repeti o memo processo para boia a meio curso e depois a fim de curso e o ponteiro respondeu. </p> <p>conclusão. </p> <p>se após a partida houver uma queda brusca no sinal do sensor, a uce entende como flaha do mesmo e substirui o sinal paara o painel e dai por diante ela passa a decrescer o nível do ponteiro levando em conta o cáculo do consumo o que nos dá a impresão de que o sensor está funcionando. </p> <p>o mesmo já acontece com o sensor de temperatura da água, a uce crusa a informação do ect com o act, caso haja uma discrepância a uce ignora o sensor ect e pasa a monitorar o sinal do painel, começando com uma temperatura de 70º e acrescentando 1ºc por minuto de funcionamento, isso dificulta o diagnóstico sem scanner, porém podemos observar que o eletroventilador fica acionado direto. </p> <p>por isso a causa de o carro afogar mesmo usando gasolina pode ter diversas procedências, </p> <p>ex. sonda fora da faixa </p> <p>sensor de temperatura </p> <p>sensor maf </p> <p>aliás a uce cruza as informações do sensor integrado(ar e map), do ect e da sonda. com estas informações calcula a massa de ar admitido, se o retorno da sonda não corresponder e a uce não identificar a falha, ela irá gravar uma falha de falta de plausibilidade. </p> <p>acho que o caminho é este.</p></t>