Carregando os tópicos... por favor aguarde
Amigos reparadores. Trago um caso bem interessante que está me deixando intrigado.
Estou com um Megane RT 1.6 16v 2001 motor K4M em minha oficina. Veículo chegou de guincho e cliente disse que aqueceu e morreu em um trecho de estrada. Após feito os testes de compressão e tudo mais, detectamos que estava com a junta do cabeçote queimada.
Após feito todo o procedimento (retífica, troca de correia dentada, valvula termostática, bomba d'água) o carro voltou a funcionar normalmente, com um porém, quando o carro entra em temperatura de fucionamento (motor quente) começa a piscar a luz do óleo e STOP no painel, mas somente em marcha lenta, quando sobe acima de 1200 giros apaga a luz. Testamos a bomba de óleo e a pressão estava um pouco baixa. Substituimos a bomba de óleo e interruptor de óleo (motor completamente limpo, sem borra ou sujeira no carter) mas o problema persiste. Abrimos o motor, foi feita a retífica de virabrequim (que apresentava um desgaste muito pequeno) e trocado as bronzinas. E o problema persiste. Anda com o carro uns 20 minutos e a luz começa a piscar, somente em marcha lenta. Quando apresenta o problema não altera o funcionamento do motor, não bate tucho, não falha, nao apresenta nenhum ruido estranho, nada. Cliente sempre utilizou óleo Elf 10w40 conforme recomendado e faz as trocas religiosamente aqui mesmo na minha oficina.
Alguém já pegou algum problema semelhante a esse? E se sim, já conseguiram resolver uma bucha dessas?
Desde já agradeço a ajuda de todos.
Um grande abraço.
Respostas:
Prezado Bernardo. Depois de tudo que foi feito, como é que está a pressão do óleo com o motor quente? Meu palpite é que existe alguma trinca, ou empeno, etc por onde o óleo está escorregando na marcha lenta e aí a pressão cai a ponto de a cebolinha ficar alarmando. Acho que infelizmente esse motor vai ter que ser desmontado e verificado cuidadosamente. Boa sorte e abraço.
Com o A/C ligado e o Eletro Vent em Funcionamento Persiste o Problema ?
Caro amigo Bernardo esse motor muito exigente em relação aos desgastes de comando de valvulas e seus alojamentos no cabeçote tem que estar em mais perfeita ordem , ou seja se tiver algum resquicio de riscos nos berços e nos comandos ,quando aquecer o oleo vai acender a lampada em marcha lenta pois perde pressão na lubrificação dos comandos em baixa rotação e também deve se trocar os tuchos.
Bom dia amigos do fórum.
Fiquei um tempo sem mexer nesse carro pois o cliente foi viajar e não está com tanta pressa, já que possui outro carro. E com os serviços chegando, dei preferência por fazer o que estava entrando.
Mesmo assim continuei a pesquisa e por acaso um amigo de uma oficina aqui em minha cidade pegou um defeito igualzinho em um Clio 1.6 16v.
Segundo ele fez exatamente o que eu fiz e após muita pesquisa, inclusive entrou em contato com o 0800 da Renault e com o pessoal da concessionária daqui. E após muito esforço e 2 semanas de trabalho conseguiu resolver a bronca.
Ele substituiu a bomba de óleo (originalmente 24 dentes) por uma bomba de 22 dentes, também da linha Renault. Existe as duas opções para toda a linha, alguns saíram de fábrica com 22 e outros com 24 dentes na bomba. Além de substituir a coroa do virabrequim, que toca a bomba, por uma maior de 19 dentes (estava usando uma de 17 dentes) e também a corrente da bomba. Segundo informações, dessa forma dá mais giro na bomba de óleo auxiliando a lubrificação.
Estou a trás das peças e assim que tiver mais informações volto a postar alguma coisa aqui.
Tomara que dê certo.
Um abraço a todos os amigos! E muito obrigado pelas dicas.
Prezado Bernardo. Você postou que colocou uma bomba nova porque a pressão estava um pouco baixa. Com essa bomba nova, qual foi o valor da pressão com o motor quente? Você pretende colocar uma outra bomba que pode resolver o caso da luz piscando, aumentando um pouco a pressão do óleo, mas aí eu pergunto: esse recurso não serviria apenas para mascarar o defeito real que pode ser alguma folga conforme foi postado acima pelo Luiz Carlos? Abraço.
boa tarde.
Bernardo estou com um kangoo 1.6 16v apresentando o mesmo defeito e já estou há algum tempo e ainda não consegui resolver. Gostaria de saber se encontrou alguma solução?
Fico no aguardo.