Carregando os tópicos... por favor aguarde

Respostas:
Infelizmente as montadoras deixam muito a desejar aqui no Brasil abraços e fique com Deus 🙏🙏🙏
A Lei Ferrari, que é um sobrenome de um deputado, não tem nada a ver com a montadora italiana, é uma lei de proteção ao concessionário, que somente ele pode ter acesso a informações e peças da montadora que é ligado. Infelizmente, é uma lei muito antiga, desatualizada e que atrapalha o mercado e o direito à reparação.
Existe um movimento, via Sindirepa, do direito a reparação, chamado de Rigth to Repair.
O "Direito ao Reparo" é um movimento e legislação que visa dar aos consumidores e oficinas independentes o acesso a ferramentas, peças, software e informações necessárias para consertar produtos, em vez de serem forçados a usar apenas os serviços do fabricante. Os defensores argumentam que isso promove maior competição, preços mais baixos, reduz o desperdício eletrônico e prolonga a vida útil dos produtos, enquanto os opositores temem a perda de propriedade intelectual e a qualidade do reparo. O movimento ganhou força nos EUA e na Europa e está se expandindo globalmente, com legislações aprovadas em alguns locais e propostas em outros, incluindo o Brasil. segundo IA.
Caro Reparador, sua participação é fundamental! Estamos avançando em uma importante ação jurídica que busca garantir o direito das oficinas de acessarem informações técnicas, peças e ferramentas diretamente das montadoras — um movimento essencial para fortalecer a reparação independente no Brasil. Para isso, precisamos da sua colaboração! Responda à nossa pesquisa e compartilhe sua experiência sobre as dificuldades que enfrenta no dia a dia para acessar esses recursos. Suas respostas serão fundamentais para fortalecer nossa atuação como parceiros na defesa dos interesses das oficinas. 📝 Acesse a pesquisa e contribua com o setor: 👉 Clique aqui: https://forms.gle/fTADuC6g2wz4K8dz7 Contamos com você para seguir lutando por um mercado mais justo, competitivo e transparente!
A Lei Ferrari (Lei 6.729/79) regula a relação entre montadoras e concessionárias no Brasil. Define direitos, deveres, exclusividade de território, padrões de assistência técnica e condições para rescisão de contratos, protegendo a rede de distribuição.
Muito importante: Se você que abriu a dúvida ou já passou por essa situação conseguiu resolver, poderia retornar aqui compartilhando a solução? =>Isso ajuda muito os colegas a aprenderem com experiências práticas e evita que outros percam tempo em tentativas desnecessárias.