Boa tarde a todos voçês meus amigos de profissão!
Venho trocar opniões com voçês a cerca de um veículo que está me dando muita dor de cabeça. Se trata de uma kombi 1.6 mi 2001 com Kit Gnv, que esta com o motor funcionado praticamente nos dois cilindros traseiros,no 1 e no 3. Os cilindros 2 e 4 apresentam uma carbonização seca das velas, que aliás já foram trocadas, efetuei a medição da compressão de todos os cilindros que apresentaram valores entre 90 e 95psi. Com o vacuômetro ligado ao motor, o ponteiro apresenta grande oscilação entre 13 e 3 polhg, chegando a funcionar até mesmo com 0 mmhg, quando o funcionamento piora, com o motor apagando e não aceitando aceleração, aonde se colocar a mão em cima do tbi ele não a chupa para dentro. Já foi feita retifica dos cabeçotes, pois as valvulas não estavam com uma boa vedação e as sedes estavam folgadas, feito também limpeza e teste dos bicos, verificação pressão combustível, scaneamento do sistema, troca da uce, verificação de todo o sistema de ignição com a troca de todos seus componentes com a única excessão do distribuidor, regulagem de válvulas e verificação da abertura das mesmas, que estão abrindo bem levando a crer que o comando de válvulas não está gasto, os coletores bem como o escapamento não estão obstruídos. Esse veículo vinha anteriormente rodando apenas no gnv. Ela apresenta também estouros nos coletores de escapamento e admissão, com ela falhando posso ate injetar spray no tbi com ela acelerada que não muda nada, continua falhando e pipocando a mesma coisa. Outros dois colegas aqui da minha cidade também já me ajudaram e não conseguiram compreender o caso. Aguardo o retorno de voçês.
Respostas:
Boa tarde a todos, estou com um logus ano 96 motor ap 1.8 que esta falando e com dificuldade na partida, quando passo em uma lombada pra retonada de aceleração ele cota e as vezes morre.Gostaria que me ajudassem nesse
vamos ao trabalho. inicialmente pegue uma lamina 0.30 e regule essas valvulas
novamente deixando as livres, aproveitando o calibre vamos examinar o enquadra-
mento do comando assim; deixe o primeiro cilindro em balanço coloque o calibre
na valvula de aspiraçao e va girando o motor(AMBOS OS LADOS) quando o calibre começar a prender girando o mototr sentido horario
examine onde esta a marca da polia do virabrequim( se estiver muito fora da
uniao das carcaças o comando esta fora) se nao faça uma marca na polia e ajuste
a partir dai o avanço inicial
( se nao fui claro retorne)
gustavo henrique de souza escreveu:
Boa tarde a todos voçês meus amigos de profissão!
Venho trocar opniões com voçês a cerca de um veículo que está me dando muita dor de cabeça. Se trata de uma kombi 1.6 mi 2001 com Kit Gnv, que esta com o motor funcionado praticamente nos dois cilindros traseiros,no 1 e no 3. Os cilindros 2 e 4 apresentam uma carbonização seca das velas, que aliás já foram trocadas, efetuei a medição da compressão de todos os cilindros que apresentaram valores entre 90 e 95psi. Com o vacuômetro ligado ao motor, o ponteiro apresenta grande oscilação entre 13 e 3 polhg, chegando a funcionar até mesmo com 0 mmhg, quando o funcionamento piora, com o motor apagando e não aceitando aceleração, aonde se colocar a mão em cima do tbi ele não a chupa para dentro. Já foi feita retifica dos cabeçotes, pois as valvulas não estavam com uma boa vedação e as sedes estavam folgadas, feito também limpeza e teste dos bicos, verificação pressão combustível, scaneamento do sistema, troca da uce, verificação de todo o sistema de ignição com a troca de todos seus componentes com a única excessão do distribuidor, regulagem de válvulas e verificação da abertura das mesmas, que estão abrindo bem levando a crer que o comando de válvulas não está gasto, os coletores bem como o escapamento não estão obstruídos. Esse veículo vinha anteriormente rodando apenas no gnv. Ela apresenta também estouros nos coletores de escapamento e admissão, com ela falhando posso ate injetar spray no tbi com ela acelerada que não muda nada, continua falhando e pipocando a mesma coisa. Outros dois colegas aqui da minha cidade também já me ajudaram e não conseguiram compreender o caso. Aguardo o retorno de voçês.
Estranho isso, mas será que o comando está em sincronismo com o vira brequim?
Alguém abriu este motor? De um retorno.
Bom dia!
Não consegui entender direito, gostaria muito que voçê me explicasse esse seu método para conferência do sincronismo do motor, mas achei muito bom poder fazer isso sem ter de abrir o motor, e porque regular as válvulas com 0,30 mm, sendo que a especificação para esse motor é de 0,10mm. Eu não cheguei a abrir as carcaças do motor, o rapaz dono do veículo me relatou que vinha andando bem de brasília até bem próximo da minha cidade, quando o veículo começou a apresentar o problema, ou seja ele começou com isso viajando e não após uma intervenção no motor, e nessa história fiz os cabeçotes, tudo bacana, mas ele não funciona o 2 e 4 cilindros.
Bom dia, o veículo aqui em questão se encontra com a eletroválvula do canister inativa, ela esta sem conector e ele foi isolado da fiação do mesmo, eu fiz também a checagem do esquema elétrico do veículo que deu tudo certo, onde o atuador de marcha lenta, o sensor de tempertura do ar, da agua, e os demais sensores e atuadores estavam com suas respectivas ligações certas.
0.10 meu amigo è pra motor ja amaciado,no primeiro funcionamento de folga a elas
vao durar no minimo o dobro.quanto a outra duvida acho que nao vem ao caso,mas
como ja estamos c/ a mao na massa seria de bom senso tirarmos a duvida ja que è
simples a operaçao.isso è valido para todos os comandos varetados. leia c/ calma
ai e vais entender.
amigo vc mesmo disse que quando apresenta falha se colocar a mao no TBI nao aspira pra dentro, entao o problema é mecanico, valvulas presas: pociveis causas conbustivel ruim, devido a andar somente no GNV a gasolina envelhece. A retifica pode ter deixado o guia muito justo e assim a valvula nao trabalha direito.
OBS kombi ja tem problema critico com temperatura e ainda tem gente que instala GNV é pedir pra levar choque.
e outra 0.10 e para o motor original com o combustivel recomendado..regula com 0.30 para gnv
e ai gustavo blz'? estou com o mesmo problema em uma kombi, nao para na lenta, voce conseguiu resolver esse problema'''?'''
Já tive dois problemas semelhantes,um era a central eletrônica com defeito,e o outro era o simulador de bicos,as vezes no desconectar o cabo + da bateria a chave encosta na carcaça e fecha curto danificando a central,muito atenção neste fator que é comum nas kombi .