galera, boa tarde, fiz um cabeçote do carro, finalizei o trampo, e no teste, percebi a válvula termostática gerando um problema de fervura do mesmo, mais as mangueiras esquentavam normal, e criavam uma certa pressão, sendo isso tirei,e o carro funciona beleza com ela sem, o mesmo o sensor de fase está ruim, a luz ficou acesa (injeção) , aí nesse caso, a ventoinha quando liga, não desliga, só quando desligar o carro, mais pra ela acionar, só aciona com o motor já na temperatura normal, e no ladrão, percebi que sai um vapor na mangueira, isso e normal !? rodei uns 50km, fora andando dentro de bairro, o carro não apresenta fervura nem nada do tipo, só essa questão da ventoinha ligada, depois que ela aciona devido a temperatura,esse sensor ruim pode ter influência nesse erro ? e a questão do vapor, a tampa pode influenciar ?
Respostas:
Verifique se não está passando pressão dos cilindros para o sistema de arrefecimento. Da para verificar isso usando aquelas bombinhas de pressão para identificar vazamento no sistema de arrefecimento. Basta colocar essa bombinha no local onde vai a tampa do radiador e funcionar o motor. Se estiver passando pressão dos cilindros pro sistema de arrefecimento, o marcador de pressão da bombinha vai subir sem parar, ultrapassando 1 bar. Pode até dar uma volta com o veículo nessa condição pra ter certeza. Se passar de 1 bar, ir pra 1,5 bar, ou mais, está passando pressão dos cilindros. e aí vai ter que abrir o motor de novo.
Vale lembrar que esse motor é bloco e cabeçote de alumínio e não é raro em caso de aquecimento, empenar a face do bloco também. Além disso, pela minha experiência, esse motor não aceita bem juntas de cabeçote que não sejam metálicas, se tiver usando uma junta sem ser metálica, pode dar problema de vedação entre os cilindros e os sistema de arrefecimento.
Eu acho que deve seguir fazer a coisa certa. Colocar Valvula Nova, colocar os sensores que precisar novos. Ver se via scanner tem ajuste de Fase x Rpm. Tirar todo ar possível.
Não da pra trabalhar com várias coisas ruins e querer um resultado bom. Use ferramenta pra medir a pressão do sistema de arrefecimento e identificar o motivo porque está junta queimou
Boa sorte e post aí os resultados ..
beleza, no aparelho só deu sensor de fase, mais não acha aqui não, encomendei pelo ml
Primeiro à ser feito é regularizar os componentes defeituosos ou excluídos para assim poder avaliar o correto funcionamento do motor e iniciar um diagnóstico de algo que possa " estar fora do normal ".
Olá meus amigos do Fórum Oficina Brasil, o carro está sobre observação, já fiz a troca do sensor de fase, o mesmo apresenta-se melhor, apagou luz de injeção e o cliente já está usando o carro, mais de cá estou sempre na assistência do mesmo, qualquer mudança do carro o cliente irá me passar, agradeço a todos pelas dicas, mais informações irei passar no fórum aqui, obrigado a todos mais uma vez